quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sistema de pastagem aumenta produção leiteira em pequenas propriedades
Pastoreio rotacionado, incentivado pelo Programa Rio Rural, dobra produção em propriedade rural na microbacia do Brejo da Piedade, em Quissamã

08/06/2011
Ascom da Secretaria de Agricultura

Na microbacia do Brejo da Piedade, em Quissamã, o pequeno produtor de leite Carlo Davi Barbosa Santos, 36 anos, e seu pai, Valdir de Oliveira Santos, 69 anos, estão comemorando os resultados do pastoreio rotacionado, implantado na propriedade há um ano com incentivo financeiro do Programa Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura, para o desenvolvimento rural sustentável. De uso familiar, o sítio tem 30 vacas de leite, 15 do pai e o restante do filho, e produz para a Cooperativa de Macuco. Segundo o produtor, o sistema de pastejo rotacionado permitiu dobrar a produção de leite.

- A média agora é de 13 litros por vaca. Eu estou adorando esse pasto. Onde colocava um animal, agora colocamos 10. Para a época de veranico isso é uma benção - diz Valdir.

O agrônomo da Emater-Rio Francisco José Rodrigues, técnico executor do Rio Rural em Quissamã, explica que os meses de inverno são muito secos no município:

- O veranico aqui é muito rigoroso e o pasto em geral fica muito seco. Com o sistema rotacionado os agricultores conseguem remanejar bem o gado - explicou.

O pastoreio rotacionado é uma alternativa sustentável à pastagem tradicional (extensiva), que diminui a cobertura vegetal do solo. O sistema evita a compactação e degradação do solo. Como os animais mudam de local diariamente, a forrageira ganha tempo para se recuperar antes do próximo pastejo. Ao mesmo tempo, mantém o gado afastado das áreas de cultivo e de preservação (rios, nascentes e florestas).

Carlo Davi revela que foi criado com preocupação ambiental, tema presente na propriedade de sua família até hoje. Dos oito filhos de Valdir, ele é o único que não chegou à universidade, preferiu desde cedo trabalhar com a terra.


- Hoje eu tenho orgulho mesmo de dizer que tenho meus filhos saídos de universidade. Tenho filhos engenheiros ambientais, biólogo e mais um monte de coisas, só faltou um veterinário - conta.


Tanta preocupação com o meio ambiente e tantos filhos universitários resultaram em uma área de proteção ambiental próxima à casa da família.


Além de produzirem leite para a cooperativa, Carlo Davi e o pai têm animais que participam de concursos leiteiros. O próximo será na Exposição Agropecuária de Quissamã, de 8 a 12 de junho.


- Essa vaca aqui, a Rainha, já deu 38,5 litros de leite. Na época do concurso a gente complementa a alimentação com ração - revela.

Nenhum comentário: