sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bombeiros voltarão imediatamente ao trabalho, após decisão da Justiça
10/06/2011
Defesa Civil
Julia de Brito

Anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário de Defesa Civil

Em coletiva à imprensa realizada nesta sexta-feira (10/6), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio, o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, afirmou que os 439 bombeiros soltos por meio de habeas corpus expedido pelo Judiciário retornarão imediatamente aos seus postos de trabalho.

- Este é um ponto positivo. São profissionais de valor e imediatamente retornarão às atividades de rotina em suas unidades de origem - disse o coronel Sérgio Simões.

O secretário adiantou que pretende conversar com os líderes do movimento para, juntos, construírem uma proposta a ser avaliada pelo governo.

- Queremos sentar à mesa e conversar para vermos as possibilidades para o entendimento das reivindicações. Queremos ouvir as lideranças para que possamos dar uma resposta prática e, juntos, construirmos uma proposta para ser avaliada pelo governo - ressaltou Simões.

Cabral destaca melhorias para servidores

Mais cedo, o governador Sérgio Cabral, em evento realizado no Palácio Guanabara, falou sobre o Corpo de Bombeiros. Ele considerou as manifestações uma oportunidade de ensinamento e destacou seu perfil de democrata, avesso a qualquer ato que ultrapasse a fronteira do respeito e da democracia. Em seguida, Cabral lembrou o trabalho realizado em quatro anos e meio de governo para garantir aos servidores públicos melhores condições de trabalho e oportunidades.

- No caso do episódio de sexta-feira, foi uma situação completamente fora do que é o estado de direito democrático. Mas tenho certeza absoluta de que este é um episódio já superado. É hora de olhar pra frente, retomar a rotina dos serviços públicos. Nestes quatro anos e meio de governo, a população reconheceu nosso trabalho, os servidores públicos, durante a nossa gestão, passaram a receber seus salários nos dois primeiros dias úteis, os próprios bombeiros militares, durante mais de 20 anos, viram seus salários chegarem no dia 15, 16, 20 do mês subsequente. Os servidores, durante muitos anos, passaram a ter o sofrimento de ter um 13º salário que, muitas vezes, chegava no ano seguinte. Hoje tudo se recebe em dia - disse.

O governador falou ainda sobre apolítica de recomposição salarial do Governo do Estado.

- Temos uma política de recomposição salarial, que se não é a ideal, é porque foram anos de ausência. Então, não temos condições de em quatro anos e meio suprir 30 anos de uma ausência de uma política permanente de recomposição salarial, porque este é o grande segredo: ter uma política permanente, fora os equipamentos e os investimentos que fizemos.

Cabral também explicou o motivo da criação da Secretaria de Defesa Civil, antes vinculada à Secretaria de Saúde, e fez uma retrospectiva do trabalho de gestão realizado em seu mandato.

- Nós temos uma racionalização administrativa. Reduzimos para 19 nossas secretarias para gerar sinergia entre elas. O Corpo de Bombeiros tem expertise na área de saúde. Vou dar um exemplo: serviço de ambulâncias. Quando assumimos havia três serviços: o do Corpo de Bombeiros, do Samu e um específico para Zona Oeste. Nós juntamos os três em um, só que passou a ser coordenado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, além de outras ações que realizamos. Agora já podemos retomar a Secretaria de Defesa Civil e o trabalho de saúde. Acho que houve uma sinergia muito boa, que cumpriu seu papel, mas acho que é hora de retomar uma política, sobretudo porque nós temos um desafio muito grande que é a questão dos desastres ambientais – concluiu.

Mensagem solicitando antecipação do reajuste já foi enviada à Alerj

Nesta quinta -feira (9/6), o Governo do Estado anunciou a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil e enviou à Alerj uma mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários. O reajuste para as categorias será de 5,58%. Somadas as revisões de janeiro a junho deste ano, as categorias passam a acumular 11,5% de ganhos em 2011.

Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado investiu R$ 170 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros, entre viaturas e máquinas.

Nenhum comentário: