sábado, 11 de junho de 2011

Cdade de Paraíba do Sul recebe Exposição Itinerante da Alerj
Symone Munay
Alerj

Com a finalidade de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação do meio ambiente e de um patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) abriu as portas do Palácio Tiradentes para a exposição itinerante Paraíba do Sul: um rio de histórias . Entre esta segunda-feira (13/06) e o domingo (19/06), a mostra estará na cidade de Paraíba do Sul, na região Centro-Sul fluminense, na Câmara de Vereadores, localizada na Praça Garcia, 96, Centro, sempre das 10h às 21h.

“Essa exposição é essencial para a conscientização ambiental. Nós precisamos conservar o que temos, é uma obrigação, mas essa consciência deve ser rotineira. Levar a exposição para outros municípios aperfeiçoa esse processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente”, considera o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

O material foi produzido pelo editor de fotografia da Diretoria de Comunicação Social da Casa, Rafael Wallace, e pelo jornalista Romildo Guerrante. O Rio Paraíba do Sul, que passa por 37 cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento. Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão.

A mostra é um alerta sobre a importância deste rio, que, nos seus 500 quilômetros de extensão, cruza 37 municípios, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de muitos deles. Além disso, pretende ser um alerta sobre a necessidade de se cuidar deste patrimônio natural. O Rio Paraíba do Sul, que passa por 17 cidades fluminenses, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento.

A cidade de Três Rios receberá a exposição entre os dias 20 e 26 de junho.

História da cidade

Em 1681, Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, descobriu um trecho de rio em que não havia corrente apreciável. Sabendo que o local era próximo ao Rio de Janeiro, viu a possibilidade de abrir um caminho que aproximasse o tráfego entre as minas preciosas (descobertas por seu pai) ao porto do Rio de Janeiro. No ano de 1683, surge a ocupação inicial, com a Fazenda Garcia, que deu origem à cidade de Paraíba do Sul.

Paraíba do Sul está intimamente ligada à história da Inconfidência. Possui, na Vila de Sebollas, parte dos restos mortais de Tiradentes, que, por determinação da sentença de morte, foram expostos ao longo do caminho que leva do Rio de Janeiro até Vila Rica, local dos inconfidentes. O município está a 123 quilômetros de distância da cidade do Rio de Janeiro e, segundo o censo 2010 do IBGE, estima a sua população em 40.136 habitantes.

Nenhum comentário: