Projeto-piloto vai durar por mais 90 dias em 19 agências da Previdência Social
Do Extra
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou por 90 dias um projeto, em caráter de teste, de atendimentos de serviços, como pedidos de benefícios, em 19 agências da Previdência Social sem a necessidade de agendamento prévio na maior parte dos casos. A medida faz parte do programa Atendimento Humanizado, que busca reduzir filas e agilizar a concessão de benefícios.
Inicialmente, o programa seria finalizado no final de novembro. Com a nova medida, a validade do projeto-piloto se estende até fevereiro e pode ser prorrogada por mais 90 dias, conforme decisão do INSS.
Nas unidades, será possível fazer pedidos iniciais e manutenção de benefícios, como aposentadoria, e emissão de extratos e documentos sem marcação, solicitar benefício iniciais.
As agências estão divididas em três grupos. No primeiro, considerado de capacidade elevada, a maior parte dos serviços poderá ser feita sem a necessidade de agendamento prévio.
Já no segundo, de capacidade intermediária, parte dos atendimentos seguirá exigindo marcação. No terceiro, voltado para agências com estrutura reduzida, somente a emissão de documentos ficará liberada sem agendamento no aplicativo/site Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Adaptações nas agências
Para reforçar a adesão ao programa, as agências participantes devem ter cartazes informativos sobre as mudanças, os servidores precisam dar orientações sobre as novidades já no momento da triagem. Além disso, o sistema interno do órgão vem passando por atualização com detalhes específicos de cada unidade incluída no projeto.
As mudanças estão sendo aplicadas de acordo com a capacidade operacional de cada unidade.
Entre as unidades selecionadas estão as agências de Valença (RJ), que funcionará no primeiro grupo. Já Belford Roxo (RJ) e Miracema (RJ) estão no terceiro. Também participarão agências em cidades da Paraíba, Bahia, Goiás, Pará, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

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