sexta-feira, 10 de junho de 2011

Estado renova convênio utilizado pela Cedae para ressocialização de apenados
10/06/2011
Ascom da Cedae

A iniciativa está inserida na política de responsabilidade social incorporada pela empresa

O governo do estado, por meio da Cedae, assina hoje (10/06), nesta tarde, no prédio anexo ao Palácio Guabanara, na Rua Pinheiro Machado, s/nº, Laranjeiras, a renovação do convênio para utilizar e qualificar trabalhadores oriundos do sistema prisional fluminense. A iniciativa está inserida na política de responsabilidade social incorporada pela empresa, que já abriu oportunidade para cerca de 2 mil detentos dos regimes aberto e semi-aberto ingressarem no mercado e, com isso, poderem reduzir suas penas em um dia para cada três trabalhados.

- Ao inserir no mercado essa massa de trabalhadores, contribuímos para elevar a autoestima dessa população e reduzir a violência, pois a maioria não volta a reincidir no crime – observa o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O convênio tem sido instrumento para que os apenados possam atuar em diversas frentes de trabalho, com destaque para a recuperação de matas ciliares dos rios onde a Cedae capta água. Eles também atuam, entre outros, na confecção de uniformes na Oficina Zuzu Angel, instalada no Guandu, e serviços de limpeza e manutenção em diversas áreas da Cedae.

- Soma-se à questão social, de alta relevância, forte atrativo econômico do ponto de vista empresarial, ou seja, como já são tutelados pelo Estado, a remuneração dessa mão de obra proveniente da Fundação Santa Cabrini está isenta de alguns encargos – frisa Victer.

Além da Secretaria de Administração Penitenciária (Fundação Santa Cabrini), são parceiros do projeto de ressocialização o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Varas de Execuções Penais), o Ministério Público Estadual, a Secretaria do Ambiente, o Rio Solidário e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O evento contará ainda com as presenças do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e do presidente da Assembléia Legislativa, Paulo Melo.

Nenhum comentário: