Contato

E-mail do blogueiro Helcio Granato Menezes: menezes801@gmail.com


Este blog teve início assim que aposentei de minhas atividades laborais. O blog foi feito com o intuito de me ocupar com alguma coisa que pudesse vir a ajudar nossa carente região. E assim tenho tentado fazer.

Para atingir este objetivo, tenho feito estudos para tentar compreender melhor o Noroeste Fluminense, os quais são compartilhados no blog. Já foram inúmeras postagens com informações estatísticas socioeconômicas da região, entre outras abordagens. Também procuro enfatizar a necessidade de recuperação ambiental da região, que se encontra muito devastada devido ao desmatamento excessivo ocorrido ao longo da história de ocupação civilizatória do território, a ponto de ser considerada a região mais desflorestada do estado.

Minha formação é em Economia. Durante minha vida profissional me dediquei exclusivamente à área de comércio exterior. Trabalhei durante muitos anos na Receita Federal do Brasil, como funcionário do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), no Rio de Janeiro, e durante pouco tempo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em uma missão na Venezuela - modernização das alfândegas deste país. Também prestei serviço à Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Quando atuei na Receita Federal, também prestava serviço à Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília. Infelizmente, esta experiência de trabalho não ajuda muito a estudos sobre a região, pois foi focada na área de comércio exterior, conforme disse anteriormente.