terça-feira, 14 de junho de 2011

Estado oferece consultoria a investidores na Brasil Offshore
14/06/2011
Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Estande em feira aberta nesta terça em Macaé reúne Codin, Investe Rio e DRM

A subsecretária estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Renata Cavalcanti, participou nesta terça-feira (14/6) da abertura da sexta edição da Brasil Offshore, no Macaé Centro, em Macaé. Terceiro evento mais importante do setor de petróleo e gás no mundo, a feira conta com um estande da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. O espaço reúne suas empresas vinculadas – Agência de Fomento do Estado (Investe Rio), Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) e Departamento de Recursos Minerais (DRM) – para oferecer financiamento e consultoria a interessados em investir no estado.

- Para o Governo do Rio de Janeiro, é um orgulho o estado contar com um evento dessa dimensão, que cresce a cada edição. Este ano, serão 670 expositores e são aguardados 50 mil visitantes. O sucesso se deve à qualidade em sua realização e ao formato adequado, que agrega feira de grande porte, conferência internacional e rodada de negócios. O resultado é um evento disputadíssimo por representantes de empresas de todo o mundo – disse Renata Cavalcanti, que representou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e o governador Sérgio Cabral.

Desenvolvimento sustentável

A subsecretária também falou sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e do Noroeste, concluído recentemente pelo Governo do Estado, para orientar os governos municipais e estadual em seus planos de políticas públicas para estas regiões. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o estudo contou com patrocínio da Petrobras e apoio da Firjan, do Sebrae e das prefeituras locais.

- Este plano faz uma análise socioeconômica da região e identifica projetos a serem realizados para dar dinamismo às cidades. Nesse sentido, quero destacar que a Bacia de Campos continuará como forte alavanca da economia local, sendo o maior foco de investimentos em exploração e produção de óleo e gás da Petrobras e das outras operadoras nos próximos anos – destacou Renata.

Ainda segundo a subsecretária, o desenvolvimento da região receberá a contribuição de outros empreendimentos, como o Complexo de Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, e o Porto do Açu, que viabiliza a instalação de grandes empresas em São João da Barra.

Mais sobre a feira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico ocupa o estande 42 da rua I do Centro de Convenções Roberto Marinho, onde acontece o evento. No local, analistas de crédito da Investe Rio oferecem consultoria sobre programas e serviços financeiros para implantação, modernização ou expansão de empresas. Os investidores podem obter detalhes sobre condições de financiamento, como taxas de juros e prazos para pagamento.

A agência disponibiliza ainda créditos para pequenas e médias empresas. A Codin presta consultoria e assessoria aos investidores interessados no Rio, em questões como incentivos tributários, localização e mão de obra. Já o DRM oferece informações sobre as potenciais reservas de óleo e gás no litoral fluminense.

Também participaram da abertura da feira o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo de Vera; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca; o presidente da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE), Alain Labastie; e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi. A Brasil Offshore 2011 termina na sexta-feira (17/6). O evento é realizado a cada dois anos. Nesta edição, a feira é organizada pela parceria entre Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP e SPE.

Um comentário:

renata disse...

Enquanto isso o nosso estado so cresce e o nosso governador está mostrando seu trabalho.

Estamos juntos Cabral.