sábado, 18 de junho de 2011

GIRO PELA ZONA RURAL DE MIRACEMA HOJE

O primeiro pássaro clicado foi este maracanã-verdadeiro, que também é conhecido pelos nomes de arara-pequena, ararinha, maracanã, mulata-maracanã e papagaio-de-cara-branca.

Essa espécie é classificada como vulnerável a extinção (CITES I), ou seja, se medida não forem tomadas essa espécie pode entrar em processo de extinção. Em Miracema não é difícil avistar esta ave, pode-se vê-la inclusive na zona urbana do município.

Características: a espécie mede cerca de 41 cm de comprimento, fronte, parte do dorso e barriga vermelhas, face superior da cauda ferrugínea, face nua amarelo-clara, anel perioftálmico branco e bico negro.

Os pés de limão do mato, ou limão galego, limão vermelho, estão carregados e maduros. Podem ser vistos nas beiras das estradas vicinais à disposição de quem queira apanhá-los. Têm também muito jambo dando sopa junto às estradas, assim como belas árvores com flores da época enfeitando a paisagem.

Sabiá-do-campo, anu-preto e joão-de-barro aproveitando o lindo sol que fez hoje em Miracema, depois de muito frio e tempo nublado que andou fazendo por aqui nestes últimos dias.

Nenhum comentário: