sexta-feira, 10 de junho de 2011

Plano de Silvicultura é assunto de destaque no Programa Rio em Foco
Alerj
Texto de Diana Pires

O Rio de Janeiro tem uma área de um milhão e meio de hectares disponíveis para plantio nas regiões Norte e Noroeste. O interesse de grandes empresas em investir em cidades como Campos, Itaperuna e Cardoso Moreira, dentre outras, foi o que levou o Governo e a Petrobras a fazerem um levantamento e produzir o Plano Básico da Silvicultura Sustentável para o local. O programa “Rio em Foco” da próxima segunda-feira (13/06) vai abordar os investimentos e desenvolvimentos que este estudo pode gerar para essas áreas do estado.

O plano da silvicultura foi apresentado no último dia 10 de maio à Câmara Setorial de Agronegócios do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Alerj. Para discutir sobre a viabilidade da implantação do estudo, a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, recebeu o coordenador do Grupo de Agroindústria da Firjan, Antônio Salazar; o diretor-presidente da Invest Rio, Maurício Chacur; e o diretor-executivo do Instituto Bioatlântica, Beto Mesquita.

Chacur lembrou que é importante que as regiões Norte e Noroeste sejam vistas como “local para atividade complementar”. “É essencial agregar valor naquelas regiões. Estamos muito animados com a política de desenvolvimento que iremos inserir”, contou. Já Mesquita ressaltou que o estado vem se aprimorando na silvicultura. “O Governo tem feito esforços para reforçar a indústria açucareira no local. Porém, o investidor precisa de agilidade, flexibilidade e saber se planejar”, disse.

Os convidados citaram também de que maneira o Fórum Florestal Fluminense pode ajudar naquela região. O programa “Rio em Foco” vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da Net) e será reprisado neste sábado (18/06), às 17h, e no domingo (19/06), às 20h. Abaixo, veja a relação dos demais canais a cabo onde a TV Alerj é transmitida e as orientações para sintonizar pela parabólica:

Niterói - 03

Nova Friburgo - 97

Teresópolis – 41

Três Rios – 96

Volta Redonda – 13

Angra dos Reis – 14

Barra Mansa – 96

Cabo Frio – 34

Campos dos Goytacazes – 10

Itaperuna – 99

Macaé – 10

Petrópolis – 95

Resende – 96

São Gonçalo – 12

Paty do Alferes – 96

Informação para recepção via parabólica: - Satélite Brasilsat - B4 at 84° W - Taxa de Símbolos = 3,0 MSps - Frequência Banda-C = 3816,0 MHz - FEC = 3/4 - Frequência Banda-L = 1334,0 MHz - Polarização= Horizontal

Nenhum comentário: