terça-feira, 21 de junho de 2011

Sirkis mostra desânimo com Penna e também ameaça deixar PV
Fernando Gallo,
O Estado de S. Paulo - 21/06/2011

Deputado recua da disposição de intermediar acordo entre Marina e presidente do partido e, como ela, cobra mudanças

Candidato até meados da semana passada a apagar o fogo entre o grupo da ex-senadora Marina Silva e o do presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o deputado Alfredo Sirkis (RJ) agora ameaça deixar a sigla.

Em um texto intitulado Nossa condição de permanecer, o deputado expõe em seu blog dezenas de mudanças que crê necessárias para a superação do que chama de "gravíssima crise no PV". Os pontos são basicamente os mesmos que vêm sendo apresentados pela Transição Democrática - ala na qual se encontram Marina e seu grupo de apoio - como fundamentais para sua permanência na legenda.

Dizendo ter abandonado o otimismo da semana passada, quando achou que chegaria a um entendimento com o presidente do PV, Sirkis agora diz não alimentar muitas esperanças de acordo.

"Eu achava que chegaria a um entendimento com o Penna a respeito das coisas que coloquei no blog. Ele concordou genericamente, mas, na hora de avançar para uma coisa mais específica, ele pediu uma semana para fazer uma contraproposta", disse o deputado ao Estado. "Eu julgava que as propostas eram tão elementares que seriam aceitas na semana passada."

Em outro texto, intitulado À beira da tragédia política, critica duramente Penna e a secretária de assuntos jurídicos do PV, Vera Motta, que na semana passada afirmou que o partido não perderia nada com a saída de Marina.

"Não vi nenhum gesto de Penna ou de alguém de seu grupo desautorizando-a. Tornou-se, então, a porta-voz. Quem cala consente", afirma. "Na ausência de um gesto de grandeza, um lampejo de liderança, o caminhão sem freio volta a rodar ladeira abaixo e nada mais parece capaz de contê-lo."

As manifestações do deputado são entendidas no partido como uma manifestação de que ele e o ex-deputado Fernando Gabeira se cansaram e estão próximos de deixar a legenda. Sirkis afirma que uma decisão deve ser tomada até o fim do mês.

Nenhum comentário: