quinta-feira, 16 de junho de 2011

Artesanato sustentável gera renda e integra o meio rural e o urbano
16/06/2011
Ascom da Secretaria de Agricultura

Mostra reúne trabalhos de agricultoras e artesãs de microbacias incentivadas pelo Rio Rural

Agricultoras e artesãs de microbacias em Campos dos Goytacazes, atendidas pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, estão participando de uma mostra de produtos eco-sustentáveis na loja Mundo Verde, da Avenida Pelinca, um dos maiores Centros comerciais da cidade. Organizada pelo escritório local da Emater-Rio, a exposição começou no último dia 6 de junho vai até o dia 27 de junho, integrando mulheres de várias comunidades rurais de Campos dos Goytacazes.

As artesãs estão produzindo peças sem custo com matérias-primas, que vão desde bolsas, sacolas e bijuterias a artigos para decoração.

- Elas não têm custo com o material, é tudo reciclável e todas se ajudam. Uma ensina a outra uma técnica desconhecida e assim chegamos a esse produto bonito e totalmente sustentável - revela Ivani Rubião, supervisora da Emater-Rio em Campos. Além de vidro, plástico e lata, as artesãs usam também retalhos de malha doados por confecções da área urbana.

A mostra, que comemorou a Semana do Meio Ambiente (05 de junho), tem por objetivo gerar renda para as artesãs e agricultoras familiares, promover interação entre o meio rural e urbano e conscientizar a população em geral de que é possível praticar a filosofia dos 3Rs da ecologia - reduzir o consumo e o desperdício, reutilizar o que puder e reciclar o que for possível.

Nenhum comentário: