sexta-feira, 3 de junho de 2011

MIRACEMA PERDE ÓRGÃOS PÚBLICOS POR FALTA DE SUSTENTABILIDADE
A palavra sustentabilidade está na moda. Constantemente a vemos nos noticiários. Segundo o dicionário Priberam, sustentabilidade quer dizer: (forma alatinada de sustentável + -idade)
s. f. Qualidade ou condição do que é sustentável.

Lamentavelmente, tivemos, recentemente, baixa de dois órgãos importantes no município: SENAC e Sine.

Isto porque somos um município modesto de apenas 26.829 habitantes. Não temos sustentabilidade para manter no município os referidos órgãos, segundo avaliação do planejamento de tais instituições. Foram, então, motivos técnicos que determinaram desta forma, embora haja corrente de pensamento no município em afirmar que tudo que acontece em Miracema tem motivação política.

Segundo dados do IBGE, a população de Miracema encolheu 0,82%, no período 2000 a 2010.

Não encolheu mais porque a infraestrutura que nos últimos anos vem sendo constituída em Miracema e nos maiores municípios da nossa região (Noroeste) e vizinhança tem evitado que muitos dos nossos jovens deixem de morar em Miracema para saírem em busca de moradia em centros maiores que possam oferecer-lhes continuação de seus estudos.

Por exemplo, perdemos a oportunidade de ter dado atrativos, mesmo a custas de sacrifícios, para cursos de nível superior se instalar no município. Faltou planejamento de longo prazo ou imaginação do desenvolvimento e benfeitorias que tais cursos poderiam ter trazido para Miracema. Apenas foi instalado no município o curso de Contabilidade da Universidade Federal Fluminense. Ao redor de Miracema estamos repletos de cursos oferecidos por diversas instituições de ensino superior. Vejamos:

Bom Jesus do Itabapoama:
  1. Faculdade Metropolitana São Carlos
  2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  3. Instituto Superior de Educação de Bom Jesus do Itabapoama
  4. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  5. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  7. Universidade Federal Fluminense – UFF
Itaocara:
  1. Universidade Castelo Branco
  2. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  3. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  4. Universidade Federal Fluminense – UFF
Santo Antônio de Pádua:
  1. Faculdade Santo Antônio de Pádua
  2. Instituto Superior de Educação de Santo Antônio de Pádua
  3. Universidade Castelo Branco
  4. Universidade Federal Fluminense – UFF
Cambuci:
  1. Universidade Luterana do Brasil
Natividade:
  1. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Itaperuna:
  1. Centro Universitário São José de Itaperuna
  2. Faculdades Redentor
  3. Instituto Superior de Educação de Itaperuna
  4. Instituto Superior de Educação do Município de Itaperuna
  5. Universidade Ahembi Morumbi
  6. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  7. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
  8. Universidade Federal Fluminense – UFF
  9. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  10. Universidade Iguaçu – UNIG
  11. Universidade Norte do Paraná
  12. Universidade Paulista
Bom, isso são águas passadas e não adianta chorar o leite derramado.

A melhoria recente das estradas que ligam Miracema com a capital do Estado e com centros próximos que vem recebendo investimentos maciços por conta da exploração de petróleo ou grandes construções de infraestrutura também proporciona que continuem fixadas em Miracema famílias de trabalhadores, devido à qualidade de vida oferecida pelo município e a distância aos referidos centros não serem longas.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que a saúde no interior tem maior cobertura. O número de leitos públicos por habitante no interior em 2007 foi de 3,3 ante 2,18 o número da capital. A mortalidade média por doenças transmissíveis era 16% menor no interior.

No saneamento o interior também tem cobertura maior, hoje com 99,06% ante 97,52% da região metropolitana.

Investimentos

Tem-se a sensação que esperam em Miracema a chegada do messias salvador - um dia virá para o município uma grande empresa para redimir a falta de todos os empregos.

Grandes empresas começam pequenas e, se bem administradas, poderão vir a ser grandes. Exemplo: Leader Magazines.

Santo de casa é que faz milagre: tem hoje no município empresas que vem crescendo a cada dia. Elas vêm aproveitando oportunidades que estão surgindo com a alavancada que o país tem dado nestes últimos anos. Tem sim é que ter imaginação, planejamento e muita vontade de trabalhar. Uma empresa de salgadinhos bem sucedida de Miracema faz entrega diariamente em muitas cidades, inclusive no Rio de Janeiro.

Cabe a administração pública do município o óbvio: não descuidar da infraestrutura e estimular o crescimento destas empresas, assim como criar oportunidades de investimentos.

13 comentários:

AngelMira disse...

Concordo plenamente!
Aliás, semana passada almocei num restaurante em Niterói onde as sobremesas são "Made in Inhamal"... Olha que delícia!
Só gostaria de destacar que Pádua abriu 2 novos cursos na UFF. E por que não Miracema?
A impressão que se tem é de que os municípios agora só acompanham e executam os programas do governo federal,sem saber onde querem chegar.
Se soubessem, através de planejamento, talvez aproveitassem melhor até mesmo estes programas.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

São deveras lamentáveis as perdas de Miracema, mormente diante do quadro político atual no qual se insere.

Esta busca desacerbada por cursos universitários, que certamente vêem contribuido decididamente à baixa qualidade na formação de pessol de nível superior que entrefantamos no Brasil, é justificada, ainda mais com os cursos a distância que estão sendo ofertados?

Não está mais correta a oferta de curso técnicos à formação de mão-de-obra que está sendo demandada no próprio município?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

É isso aí, Angeline

Luiz Carlos,

O mercado de trabalho valoriza mais quem tem curso superior, mesmo quando o trabalhador está em área fora de sua formação. Na hora das promoções, conta mais pontos quem tem maior escolaridade.

A formação superior, em qualquer área, também possibilita buscar carreiras públicas bem remuneradas, como auditor fiscal da SRF e outras profissões.

É verdade que formação técnica cria facilidades em achar emprego, ainda mais agora com esse crescimento recente do país.

Abraços a todos,
Helcio

Postador disse...

Caro Hélcio,

Já tem turmas funcionando em Miracema da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo), considerada a melhor faculdade com cursos à distância do Brasil (segundo reportagem do Fantástico). A idéia é conseguir que a UNICID traga cursos de gradução presencial em Miracema.

No período que essas faculdades se instalaram na região, o governo municipal, do PV, entendeu que era melhor investir na ida desses alunos de Miracema para outras cidades, do que trazê-los pra cá.

Agora estamos tentando desfazer esse mal. Mas o mercado regional já está ficando saturado.

Miracema também ganhou a FAETEC, que é uma importante intituição.

abçs

José Souto Tostes

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Ensino é investimento e como tal deve trazer reais benefícios que justifiquem seu custo, mormente quando custeados por impostos, que dizem não serem suficientes para atenderem nem às necissidades básicas às quais todos têm direto constitucional.

Não faz o minimo sentido alguém se formar médico para ser fiscal fazendário, por exemplo.

Muito menos que todo cidadão tenha que ter curso superior o que não se verifica nem mesmo nos paises que melhor qualidade de vida oferece aos seus habitantes.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

José,

Não há registro da UNICID em Miracema no MEC. Talvez por ser o ensino à distância.

Luiz Carlos,

As escolas públicas têm vagas limitadas. Entram lá aqueles que estiverem melhor preparados. Portanto não há custos adicionais. Agora, erro na escolha de vocação acontece muito.

Abraços a todos,
Helcio

Hélcio Granato Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélcio Granato Menezes disse...

José,

Em nova consulta ao site do MEC, para saber de curso à distância em Miracema, teve como resposta que não há nenhuma instituição de ensino superior com curso à distância neste município.

Porém, tem esta ressalva:

Reconhecimento e renovação de reconhecimento: o reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária (e antes de completar 75% da carga horária). Então, se um curso dura, por exemplo, quatro anos e sua primeira turma foi iniciada no 1º semestre de 2009, a instituição deverá protocolar o pedido de reconhecimento a partir do 1º semestre de 2011 e até, no máximo, o 1º semestre de 2012. O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela instituição de ensino a cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Abrs,
Helcio

AngelMira disse...

Só uma consideração: Miracema tem um CVT! Ainda não dispõe de escolas técnicas da FAETEC, como tem em Pádua. Está certo que é o primeiro passo, mas é preciso tomar cuidado porque existem diferenças.
Outra coisa, a sustentabilidade informada pelo Hélcio não diz respeito apenas a escolas.
Essa insustentabilidade perdura e vem de anos e anos, décadas, não é questão político-eleitoral recente.
Conheço vários miracemenses que ainda sonham com uma grande indústria. Essa não é a ideia defendida pelo blogueiro Hélcio, pelo que entendi. E COMO ELE, JÁ DISSE ISSO VÁRIAS VEZES, CONCORDO PLENAMENTE. São as pequenas que se tornam grandes.
É preciso PLANEJAR, não com cumprimento de leis, como o PPA, LDO e LOA, para atender protocolarmente. É fazer planejamento estratégico e de ação, com METAS. É preciso saber A MIRACEMA QUE QUEREMOS DAQUI HÁ PELO MENOS 10 anos.
Até mesmo para o melhor aproveitamento dos programas do gov. federal e estadual, que é uma especialidade dos municípios pequenos.
Boa Noite!

Postador disse...

Caro Hélcio,

Vc checou todas as demais no MEC?

abçs

José

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Aveline

Muito correta. Qual a Miracema que querem?

A objetividade é que pode tornar mais significativos os resultados com o mesmo dispêndio de recursos. Como estes são finitos, são esperdiçados por falta da mesma e não deles.

Em muitas questões há que pensar em regionalização e não em mucipalização, de forma que se tenha o melhor somatório possível.

Por exemplo, imaginar que todo município tenha que oferecer curso superior é utopia. Assim muitos têm que buscar mais objetivamente cursos técnicos de acordo com a demanda do seu mercado.

Com as modalidades já materializadas de ensino a distância, muito se pode fazer para suprir a deficiências de cursos que não tenham condições de serem oferecidos no próprio município.

Em muitas áreas inevitavelmente o municipe terá que buscar sua formação fora do seu município. É assim em toda parte do mundo, desde milênios. D. Pedro II, de seus próprios recursos, patrocionou, por exemplo, a formação de ilustres engenheiros em Coimbra.

Se nos foi muito difícil formar em 1958 em Engenharia Civil, residindo no Rio de Janeiro, nem imaginamos como seria se aqui não residissemos.

Em 1971 residimos num grande centro de estudos técnicos na periferia de Paris, com condições não só ao ensino propriamente dito, mas com alojamento, restaurantes, cantinas, entretenimento, áreas esportivas, correio, etc como nem as nossas ditadas Cidades Universitárias oferecem. Além de não pagar o aluno recebia uma mesada mensal no correio.

Esta absolutamente certa. Todo município deve seguir metas bem definidas tendo em vista o futuro a atingir, sem limitações a gestões.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Concordo com vc, Luiz Carlos! A visão é regional é fundamental!

Hélcio Granato Menezes disse...

José,

Sim. Verifiquei todas no MEC.

Abs
Helcio