domingo, 14 de dezembro de 2025

Berçario do socó-dorminhoco observado no Ribeirão Santo Antônio


Colônia de filhotes de socó-dorminhoco observada no Ribeirão Santo Antõnio, em Miracema.

Do WikiAves:

"A época reprodutiva é entre setembro e janeiro. Ambos os sexos participam da construção do ninho, da incubação de até cinco ovos assincrônicos, de cor esverdeada ou verde-azulada, entre 21 a 24 dias, com os filhotes permanecendo entre 30 a 50 dias no ninho. Reproduz-se em colônias, em ninhos construídos entre 1 e 7 metros de altura. Geralmente nidifica em colônias mistas de tamanho e densidade variáveis. Os filhotes começam a nascer em novembro, culminando o abandono da colônia em meados de janeiro.

Vive em bordas de lagos, lagoas e rios. Ave de hábito noturno e crepuscular. Durante o dia repousa em galhos de grandes árvores. Tem hábito de colocar o bico sobre o peito verticalmente para dormir.

Uma das garças mais cosmopolitas, nos países mais frios é migratória e forma grupos grandes, enquanto nos países tropicais é geralmente solitária. Pode ser encontrada quase em qualquer local onde haja água e peixes ou anfíbios, desde pequenos lagos artificiais até costões rochosos no mar. Seu modo de caça principal é “senta e espera”, mas também pode usar seus longos dedos para cutucar o lodo e as pedras de rios e lagos, espantando assim pequenos peixes que são capturados com precisão. Os imaturos são mais diurnos do que os adultos, mas passam a caçar mais à noite conforme vão crescendo. Em locais onde existem muitos pescadores, alguns socós aprendem a pegar pequenos peixes descartados pelos pescadores. 

Presente em quase todo o Brasil com ampla distribuição geográfica, ocorrendo do Canadá à Terra do Fogo e no Velho Mundo."




Os jovens apresentam uma coloração marrom-clara malhada com tons mais escuros, que na transição de fase de vida a coloração empalidece e a cor da plumagem muda conforme a fase (fotos acima).


Quando adultos, geralmente são solitários e territorialistas. Mas, os jovens são destemidos e enfrentam adultos que tentam expulsa-los da área, conforme as duas fotos logo acima. Nesta briga, o jovem por ser bem robusto levou vantagem e o adulto teve que ceder o território.

Referências:
WikiAves

Nenhum comentário: