sábado, 1 de fevereiro de 2014

Miracema precisa seguir adiante


Em 2013, não foi gerado nenhum emprego formal no município, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).  Também não houve demissões. O município registrou um incrível empate nas admissões e demissões. Foram  912 admissões contra este mesmo número de demissões. Ou seja, o município não saiu do lugar em termos de geração de empregos.

O ano de 2014 inicia com perspectiva de ser melhor para Miracema. Duas empresas privadas anunciaram abertura de 150 novos postos de trabalho. Serão 60 empregos a serem gerados pela American Blend Tobaccos e 90 pela Le Phauta.

É notória a carência de empregos no nosso município. Precisamos deles para fazer a economia local girar e crescer. Sem emprego não há renda. Sem renda o município não vai adiante.

Algum destino em benefício à economia do município tinha que ser dado à estrutura que foi montada no Polo Industrial II para o desventurado Projeto do Arroz. Os agricultores do município não mostraram aptidão para em consórcio levar o projeto adiante, assim como os pecuaristas deixaram a Cooperativa de Leite falir. Deixar aquela estrutura às traças seria dispendioso para o município e um desperdício desmedido. A cessão dada a empresa de tabacos foi uma solução plausível encontrada.

Outra solução precisa ser encontrada para aproveitar, em algum benefício para o município, o novo matadouro de Miracema. Moderníssimo, mas inviável às condições financeiras de Miracema. Aquela estrutura toda também não pode ficar às traças e dando dispêndio sem que haja algum retorno para o município.

O novo cemitério de Miracema também vem a ser um grande problema que necessita solução. O cemitério foi construído em área inapropriada. Perto de lençol freático, existem ali duas nascentes e um córrego, e a construção foi em região de proteção ambiental, encosta de morro, além de ser próxima de centro urbano. A licença ambiental a ser dada pelo INEA ainda não foi emitida e não sabemos se será.

11 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rachel Bruno Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,
As suas análises se prendem exclusivamente a você. Não são análises gerais. Você costuma fazer textos longos mostrando detalhes sobre a sua pessoa, mas não conclui sobre a situação analisada.
Quem conduzia a Cooperativa eram os associados, pois, afinal, quem elegia seus diretores? Dessa forma, podemos afirmar que os associados deixaram a Cooperativa falir.

Rachel Bruno Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélcio Granato Menezes disse...

Raquel,
Quem são os responsáveis por uma cooperativa? São os cooperados.
Se houver má escolha dos dirigentes, quem são os responsáveis? Os cooperados.
Se houver desvios na gestão de diretores de uma cooperativa, quem são os responsáveis? Os cooperados.
No caso de Miracema, quem são os cooperados? Os pecuaristas.
Pelas perguntas e respostas acima expostas, que afirmei que os pecuaristas deixaram a Cooperativa de Leite falir.
Sobre a sua “correção” do termo associados que utilizei na mensagem anterior:
No dicionário, associar = cooperar.
Neste site (http://www.credivertentes.com.br/?pagina=cooperativismo) tem a seguinte definição de cooperativa:
“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.”
Abs

Rachel Bruno Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A moça aí gosta é de polêmica!!

AngelMira disse...

Rachel, me perdoe, mas o Hélcio tem toda razão. Os cooperados deixaram a Cooperativa falir. A partir do momento que não reagiram aos acontecimentos, deixaram o fato se consumar.
QUanto ao cemitério, essa é uma novela de péssimo final, ainda bem q o INEA brecou.
Espero que encontrem um caminho saudável, pra esse elefante branco q jogou dinheiro público pelo ralo, isso pra não entrar nos detalhes da operação, q todos conhecem...
Agora quanto ao matadouro, não estou a par. Apenas tomei conhecimento de q estavam construindo um matadouro com todas as exigências legais e técnicas necessárias e q iria funcionar. Qual o problema do novo matadouro? Mais dinheiro jogado fora?

Rachel Bruno Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ufa, custou a perceber!! Porque o marido veio, quis dar consultoria e foi embora...

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, apaguei meus comentários e não tive tempo para me justificar a vc.

Resolvi apagar meus comentários porque decidi não mais me envolver em nada que diz respeito a Miracema, já que vcs julgam sem saber o tanto da minha LUTA por melhorias em Miracema, via internet para todos os Órgãos Governamentais ou não que possam fazer algo, pessoalmente no Horto em Niterói, no Rio e em Miracema.

Quanto ao Sávio, meu marido fez todo o trabalho de graça para a Cooperativa por ser Miracemense somente, mas jamais prestaria Consultoria à ela, pois seu trabalho era muito fora do País...

Continue buscando alternativas e culpados para o fechamento de todas as Empresas de Miracema e, quando descobrir todos os culpados, publique, porque eu sei quem são, mas o povo ainda não se deu conta.

Att,
Rachel Bruno ( filha honrada de José Carlos Moreira Bruno, o Sr. Carlos Bruno )