terça-feira, 11 de maio de 2010

RÉPLICA À RESPOSTA CORDIALMENTE DADA PELO MEU AMIGO JOSÉ SOUTO NO SEU BLOG MIRACEMA ( WWW.miracemarj.blogspot.com )

Creio que desta forma (por meio da internet), fica melhor do que uma reunião em sala fechada, conforme gentilmente você inicialmente propôs, por intermédio de convite, pois assim a população poderá acompanhar e emitir suas opiniões. Obrigado pelo convite!

Muito bom que possamos promover este debate, pois assim a população poderá acompanhar.

Poxa José, sua resposta talvez tenha sido o texto mais extensivo que você já postou no seu blog, não? Porém, vou ser mais sucinto.

Vamos à réplica:

1. Sobre os shows caríssimos, para o padrão de Miracema, com verba que deveria ser aplicada em investimentos mais sólidos de longo prazo:

Não somos contra a festa da exposição e nem tampouco discordamos dos benefícios que ela traz para a economia local. Porém, os benefícios são passageiros e logo voltamos para nossa pura realidade. Não concordamos é com os investimentos altos realizados na festa feitos com verba que deveria ser aplicada em segmentos mais sólidos que pudessem no futuro trazer renda para o município. Este é o ponto crucial da colocação que fizemos no nosso "post" inicial. Mal comparando, poderíamos dizer que seria como um comerciante que utilizasse parte do capital de giro de sua empresa numa festa comemorativa da firma.

2. Sobre maquinário público utilizado em obras de particulares:

Sua resposta foi em parte semelhante ao “post” no seu blog em 27/04/2010. Contudo, não confere com a denúncia encaminhada pelo vereador Sérgio Terra de Souza Rocha, por intermédio do Ofício Gab Nº 032/2010, ao Promotor de Justiça e Tutela da Comarca de Santo Antônio de Pádua (ver “post” de 27/04/2010 no blog Partido Verde Miracema – www.pvmiracema.blogspot.com ) .

Continuamos convictos que o maquinário público não pode, de maneira nenhuma, prestar serviço, de forma direta ou indiretamente, em demolições de particulares. Se houve necessidade do entulho por parte do poder executivo, o proprietário da demolição deveria ter disponibilizado-o na porta de entrada da obra, para que fosse retirado pelos veículos públicos.

3. Sobre os repasses de verba para o Hospital de Miracema que outrora eram feitos:
Confesso a todos que não tenho conhecimento suficiente sobre este assunto específico para questionar as colocações feitas pelo José. Mas sugiro a leitura do "post" sobre o HM de 17/04/2010 no blog PV Miracema .

4. Sobre a poda dos oitis da cidade e a falta de explicação por parte da administração municipal à população:

De fato, somente parte dos oitis da cidade foi podada, não? A mão-de-obra desprendida para que “a cidade tenha uma aparência de limpa” se tivesse sido utilizada na poda, talvez fosse possível podar todos os oitis.

A prestação de contas dos gastos realizados com a festa da exposição do ano passado está disponível no sítio oficial de Miracema e é do conhecimento de todos os vereadores?

Quanto à competência e seriedade do secretário de imprensa, nunca duvidei! Concordo plenamente com você: trata-se de pessoa ilibada.

No mais, meu caro amigo José, as muitas afirmações e acusações que você faz da administração passada, não compete a mim responde-las.

12 comentários:

Hélcio Granato Menezes disse...

O meu amigo José só interpreta minhas respostas da mesma maneira que ele coloca no seu blog os comentários de visitantes: se não for favorável aos interesses políticos dele, mesmo que o comentário seja pura verdade, ele não publica. Prefere esconder da opinião pública esclarecimentos que muitos visitantes poderiam dar sobre determinados assuntos.
Da mesma maneira, ele agora está explorando minha sinceridade em afirmar que não tenho profundos conhecimentos sobre a questão do corte de repasses de verba para o Hospital de Miracema, pela administração municipal. Mas mesmo sem grandes conhecimentos sobre o assunto, não é difícil pra ninguém inferir que com menos verbas o atendimento ao público mais carente socialmente fica prejudicado.
Fui obrigado a prestar mais este esclarecimento aqui porque tenho certeza que o José não o publicaria no seu blog.

Blog "O Vagalume" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog "O Vagalume" disse...

Caro Hélcio,
Parabéns por sua forma sensata e lúcida de ver as coisas e manifestar sua opinião.
O povo vem sendo subestimado, principalmente, em sua inteligência, por aqueles que tentam distorcer a realidade dos fatos.
Sigamos em frente!

Angeline

Postador disse...

Meu amigo Hélcio,

Enganar a população é emitir opinião de forma pública sem conhecer um assunto. Saber algo por ouvir falar e chegar a uma conclusão é, no mínimo, ser leviano.

Distorcer realidade dos fatos somente quem vive a administração ou quem a acompanha pelo menos de perto, pode julgar.

A prefeitura, digo e repito, está aberta a quem queira ter acesso a qualquer informação. Antes se reclamava da falta de transparência. Agora ela existe e as pessoas continuam emitindo opinião sem base em dados reais.

Lamento que você tenha entendido de forma errada a minha postagem.

abçs

José

Hélcio Granato Menezes disse...

Caro José,

O site do município é, sem dúvida nenhuma, a melhor forma para exibir a transparência que você diz que a administração municipal tem. Por que a prestação de contas dos gastos realizados com a festa da exposição do ano passado não foi disponibilizado lá?

A população precisa ser informada de como são usadas as verbas públicas, principalmente em festas.

Abraços,
Hélcio

Postador disse...

Caro Hélcio,

Não existe gestão em separado da exposição, nem caixa dois. Os gastos da exposição são feitos através da própria prefeitura, e a prestação de contas está em seus balanços e balancetes mensais (todos públicos).

Aliás, da exposição do ano passado deve estar inclusive no TCE/RJ. A receita das barracas é contabilizada na prefeitura, recolhida através de documento de arrecadação próprio, vai para a conta da prefeitura. E as despesas obedecem aos trâmites legais da legislação própria.

Os show são contratados com obediência à lei de licitações. Agora se antes era diferente, aí eu, nem você, temos nada com isso. Desde 2009 é assim que funciona.

abçs

José

Hélcio Granato Menezes disse...

Meu amigo José,

Dessa forma, só um especialista em gastos com festas e contabilidade pode pinçar desse baralho as cartas relativas ao custo da festa da exposição. Será que não é possível um especialista da administração fazer este levantamento e exibir para os leigos? Assim, a administração municipal estaria sendo transparente para o povo, e não somente para especialistas que disponham de muito tempo para efetuar tal pesquisa.

Abraços,
Hélcio

Postador disse...

Caro Hélcio,

Não. Aí que você se engana. Basta olhar o que foi pago, separar e relacionar (somando os valores). Cada empenho é discriminado o que foi pago e para onde foi destinado.

Por outro lado, basta somar quanto foi arrecadado pelo uso do solo do parque de exposições, através das guias de recolhimento e chegaremos aos créditos, além da receita de propaganda realizada no evento.

Não precisa de especialista. Cada valor é publicado no mural da prefeitura.

Especialista precisa para descobrir quanto se arrecadou nas últimas festas, antes de 2009.Mas isso não interessa, não é?

abs

José

Hélcio Granato Menezes disse...

Caro amigo José,
Se tão simples, conforme você diz, porque até hoje não foi publicada no maior meio de transparência que a administração municipal tem (site) a conta que a população mais reclama que não é prestada?
Isto (a falta da prestação de contas em linguagem comum e inteligível para qualquer cidadão comum miracemense), que corrobora com a pergunta do povo que não quer calar: quanto foi gasto com a festa da exposição?
A popularidade desta festa é tão grande, que o povo de Miracema deseja conhecer também os bastidores dela, assim como a maioria das pessoas quer saber tudo que acontece dentro e nos bastidores das novelas de televisão.
Abraços,
Hélcio

Postador disse...

Hélcio,

Falar em nome da população precisa de mandato, que você ainda não tem, mas é uma ótima idéia a sua. Vou sugerir ao prefeito.

abçs

José

Hélcio Granato Menezes disse...

Caro José,

Realmente não tenho nenhum mandato e nem pretendo ter. Eu simplesmente reproduzi o que se escuta por todo canto em Miracema. Se você sair do escritório e se dispuser a ouvir, independentemente de ser situação ou oposição, tenho convicção que vai ouvir a mesma reivindicação.

Abraços,
Hélcio

reginaldocconstancioblog disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.