terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vacinação contra febre aftosa entra na última semana

Animais com até dois anos de idade devem ser imunizados até o próximo sábado

A campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pela Secretaria de Agricultura, termina no sábado (30/11). Pelo segundo ano consecutivo, a ação é realizada no Estado do Rio de Janeiro, considerado área livre da doença. Nesta segunda etapa anual, só devem ser vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade.

É obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no estado.Para comunicar a imunização do rebanho, o produtor que optar pela declaração online precisa entrar no site da Secretaria de Agricultura: www.agricultura.rj.gov.br.

– Com a facilidade da Internet, a expectativa é de que os pecuaristas fluminenses aproveitem para informar os dados dentro no prazo previsto, que é de até cinco dias úteis após o término da campanha – explicou o superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Moraes.

No documento, deverão constar todos os bovídeos da propriedade. A comprovação da imunização é exigida para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) nos deslocamentos do rebanho.

A declaração evita penalidades previstas na lei, como multa e interdição da propriedade. Na próxima etapa da vacinação, em maio, o produtor deve imunizar novamente todos os animais.


Imprensa RJ

Nenhum comentário: