quinta-feira, 14 de julho de 2011

MIRACEMA E ITAPERUNA SÃO OS MUNICÍPIOS MAIS BEM DOTADOS DE REDE DE ÁGUA E ESGOTO DO NOROESTE
A tabela abaixo demonstra a proporção de domicílios de cada município da região que tinham em 1991 e 2010 acesso à rede de água geral e possuíam formas de esgotamento sanitário considerado adequado.

Acesso à água

Percentual de domicílios dos municípios da região que tiveram acesso à rede geral de água em 2010: Itaperuna (89,4%), Miracema (88,8%), Bom Jesus do Itabapoama (86,7%), Aperibé (86,6%), Italva (83,3%), Natividade (83,1%), Santo Antônio de Pádua (81,1%) ...

Municípios que mais evoluíram de 1991 a 2010 na dotação dos respectivos domicílios à rede geral de água: Laje do Muriaé (62%), Natividade (55,6%), Cambuci (46,6%), Italva (43,1%), Itaocara (30,1%) ... Miracema evoluiu apenas 9,6% neste período, sendo o município que menos investiu em água encanada na região. O que garantiu a 2ª colocação no ranking da região em 2010 foi a 1ª posição que Miracema detinha em 1991.

No Estado do Rio, em 2010, o percentual de moradores urbanos com acesso à rede geral de abastecimento, com canalização em pelo menos um cômodo, era de 84,6%.

Esgotamento sanitário

Municípios que em 2010 estavam com maior abrangência de domicílios com acesso à rede de esgoto considerado adequado (rede geral ou fossa séptica): Itaperuna (88,3%), Miracema (87,9%), Santo Antônio de Pádua (82,2%), Bom Jesus do Itabapoama (81,4%) ...

Municípios que mais evoluíram de 1991 a 2010 na dotação de seus respectivos domicílios à rede de esgoto considerado adequado: Laje do Muriaé (344,2%), Natividade (73,5%), Cambuci (73%), Italva (50%), ... Miracema evoluiu apenas 10% neste período, sendo o município que menos investiu em esgotamento sanitário adequado na região. A 2ª posição no ranking da região em 2010 é atribuída ao 1° lugar que detinha em 1991.

No Estado do Rio, em 2010, o percentual de moradores urbanos com acesso à rede de esgoto adequado (rede geral ou fossa séptica) eram 86,2%.

Percentual de domicílios com acesso a água ligada à rede e esgoto sanitário adequado - 1991-2010
Fonte: IBGE - Censo Demográfico 1991 e 2010 - e Portal ODM

Obs.: por ainda não existirem como municípios em 1991, Aperibé, São José de Ubá e Varre-Sai não têm dados nas colunas "1991" e "Variação" da tabela.

15 comentários:

AngelMira disse...

Itaperuna está recebendo grandes investimentos agora, com obras da CEDAE.

Hélcio Granato Menezes disse...

É verdade. Não sei se esta obra da Cedae em Itaperuna, cujo investimento será de R$ 23,5 milhões, será de reestruturação ou ampliação da rede. A capacidade de água tratada será ampliada de 360 para 500 litros por segundo.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Pelo que nos consta Miracema não tem tratamento de esgotos, nem mesmo o primário com fossas e filtros anaeróbicos. Certo?

Não basta ter uma rede de coleta que lançe o esgoto inatura no Ribeirão Santo Antônio, como é público e notório.

As estatístas a luz de seus números, não raro, nos levam a conclusões absurdas.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Em 1° lugar, os números não são meus, mas sim de órgãos de pesquisa e estatística respeitados. No caso em questão, do esgoto, são do IBGE que é uma instituição respeitada internacionalmente.

Deve ser entendido como forma de esgotamento adequado a rede geral de esgotos. Estação de Tratamento de Esgoto não é forma adequada, mas sim ideal, o que evidentemente não tem em Miracema.

Em 2° lugar, admira-me a generalização e desconfiança que você lança a estes órgãos que têm em seus quadros profissionais da maior copetência. Como engenheiro você deve saber da importância da estatística para nortear ação em qualquer área, principalmente do governo.

Ou você acha que intuições são mais importantes?

Abraços,
Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro Hélcio

Não colocamos em dúbida nenhuma estatísticas mas sua interpretação.

Para nós o tratamento de qualquer esgoto é indispensável ao saneamento básico. Admite-se como tratamento primário , pelo menos, fossa e filtro anaeróbico. É o que nos ensinaram no curso de Engenharia da PUC/RJ, turma 1958, e as normas técinas exigiam. Há isto em Miracema?

Não se aborreça por tão pouco.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

As redes de esgoto dos municípios do Noroeste se equivalem. Na postagem apenas coloquei a estatística do IBGE sobre a proporção de domicílios que são atendidos pela rede de esgoto e enumerei aqueles que tinham mais domicílios atendidos. Nem houve iterpretação: os dois municípios que mais tem domicílios ligados a rede de esgoto são Itaperuna e Miracema.

Gostaria que você apontasse outras postagem em que houve interpretação da minha parte que levassem a conclusões absurdas, como você afirmou, para que eu possa lhe prestar os devidos esclarecimentos.

Em absoluto, não estou aborrecido. Apenas desejo deixar tudo bem claro.

Abraços,
Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Perdão pelo equívoco que lhe causamos.

Por princípio evitamos ataques pessoais. A um amigo como você de jeito algum o fariamos.

A nossa apreciação quanto à interpretação estatística foi genérica.

É uma das coisas que também nos ensinaram na PUC/RJ: em estatística os números por si só não dizem nada. Há que interpretalos a luz de outros fatores.

Não é apenas em Miracema que não existe tratamento de esgotos. Infelizmente dizem que menos de 40%dos municípios brasileiros têm e em muitos em apenas uma parte da área urbana. Até no Rio o atendimento não é de 100%. Diariamente a TV mostra problemas horrendos de esgotos na baixada fluminense.

Em O Rosal, na Galiza, usam fossa. Com caminhões especiais o lodo das fossas é sugado e levado não sabemos para onde.

Em nossa toca em Itaipu, implantamos fossa com filto anaeróbico, embora a PMN nada exigisse a respeito, sendo o esgoto na rua em vala negra até hoje, embora já exista rede da concessionária que substitui a CEDAE em Niterói. Foi uma grande dificulda adiquirir peças de concreto armado ao filtro, então, algo muito estranho por lá. Seguimos antigas normas técnicas da PMDF ao Rio.

Somente o excesso de líquido há que se escoar, mas tratado por bactérias que se formam no filtro. Lá o sumidoro, embora muito usado, é inutil, devido à natureza do solo, além de poder contaminar a água de poço, ainda muito consumida, onde o lençol freático é favorável.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Quanto às fossas sépticas, Miracema as tem sim, se não estiver equivocada no Gov. Gutemberg ou Carlos Roberto foi feita uma certa campanha de implantá-las na zona rural. Quanto ao município, creio que sejam ainda fruto de obras que sempre chegavam através dos políticos influentes que tínhamos à época. Na questão da água, deve-se com certeza à grande obra feita com ajuda do Moreira Franco.
Isso para tentar contribuir, pois não conheço dados detalhados.
Na parte alta de Miracema, p. ex., foram feitas várias casas populares. Antes era só o Cruzeiro e a CEHAB, mas quando construíram o que chamam "Vila do Angu", que chamam-se Vila José De Carvalho e Vila Nova, construíram sem saneamento básico. A construção foi no outro gov do atual prefeito. Depois, no gov Gutemberg, fizeram toda a obra de saneamento.
Talvez careçamos do tratamento.

Hélcio Granato Menezes disse...

Segundo a postagem deste blog "RANKING DO ACESSO A REDE GERAL DE ESGOTO NO NOROESTE FLUMINENSE - 2000", cujo teor pode ser visto no link http://miracemaestadodorj.blogspot.com/2010/07/ranking-do-acesso-rede-geral-de-esgoto.html, Itaperuna e Miracema estavam em 1º e 2º lugares no Noroeste e em 6ª e 7ª posições no Estado RJ, com as seguintes taxas nos tipos de esgotamento sanitário:

Miracema - Itaperuna
Rede geral - 77,67 - 79,99
Fossa céptica - 5,21 - 3,03
Fossa rudimentar - 3,69 - 2,78
Jogado em vala - 8,28 - 8,55
Jogado em rio - 2,09 - 3,15
Outra forma - - - 1,07
Sem sanitário - 2,63 - 0,86

Estes dados são do IBGE e foram levantados pela FGV e Instituto Trata Brasil.

Então Angeline, em 2000 já havia fossa céptica em Miracema. O tipo jogado em rio, acredito ser diretamente no rio sem passagem por rede de esgoto.

AngelMira disse...

Vou tentar ajudá-lo tentando buscar esses mesmos dados atuais, ok? Legal, essa postagem foi excelente!

AngelMira disse...

Para registro, conforme informação do Decom Itaperuna, divulgado no blogue "O Vagalume":
"O município de Itaperuna recebeu R$ 83 milhões em investimentos que serão distribuídos da seguinte maneira: 60 milhões na implantação do sistema de esgotamento sanitário e 23 milhões para ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água."

Ainda:

"Com a conclusão das obras de esgoto, a cidade passará a ter 80% do esgoto tratado, vale lembrar que hoje a cidade não possui tratamento na área. "

Detalhes aqui:

http://blogovagalume.blogspot.com/search/label/ICMS%20VERDE?updated-max=2011-06-01T11%3A02%3A00-03%3A00&max-results=20

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigos Hélcio e Angeline

Primeiramente nosso interesse, no momento é tão somente quanto a Mirecema, cuja história temos estudado, pelo menos, desde 2005, especialmente à elaboração de LM.

Não estamos absolutamente interessados em responsabilizar ou exaltar qualquer administração municipal, o que não nos diz respeito, pois, não vivemos lá e nem lá votamos.

O fato concreto é que o município não estaria dotado, nem mesmo de um sistema primário de tratamento de esgotos,o que não queremos dizer que alguma propriedade não o tenha. Aqueles que monstruosamente se projetam sobre o Riberão seriam?

Csao exista, digam-nos quais às normas municipaias formalmente em vigor ao esgoto doméstico, por exemplo? Estamos nos refirindo às baixadas por atos legais. Se possível afradecemos por cópia.

O antigo Distrito Federal exigia respeito às suas normas de esgotos ao habite-se de qualquer edificação desde antes da II Guerra Mundial (1939/1945), fosse ou não o logradouro dotado de rede de esgoto. Excelentes normais que facilmente se obtinha gratuitamente nos órgãos locais do DAE - Departamento Águas e Esgotos.

Matemos a cbra, mas mostremos o pau.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Este blog sempre esteve preocupado com os acontecimentos da região, na qual Miracema está inserida. Acredito que "O Vagalume" também.

Portanto, o meu interese não pode ser o "nosso" conforme você afirma.

A postagem refere-se ao Noroeste e não exclusivamente a Miracema.

Abraços,
Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Não criticamos o seu interesse ou o de qualquer outro. Logincamente o blog é seu e tem o direto de fazer o que queira com ele, como qualquer outro que tenha um blog. Somos apenas um colaborador voluntário procurando ajudar e se possível obter esclarecimentos.

Nos referimos apenas ao nosso interesse ou seja ao meu, para esclarecer que neste caso, o que nos importa é só Miracema. Não usamos o eu por achá-lo muito egoista, ao nosso gosto, mas sim o nós.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemoria.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Tudo compreendido.

Com os esclarecimentos da Angeline e da postagem que citei acima ficou claro que o Noroeste carece de tratamento de esgoto.

Esgoto tratado é um sonho dos miracemenses e dos demais municípios da região.

Segundo notícias divulgadas recentemente, o ribeirão Santo Antônio será despoluído, pois será incluído no Programa Rio+Limpo. Para que isso aconteça, terá que haver em Miracema uma ou mais Estações de Tratamento de Esgoto. Vamos torcer para que isso aconteça mesmo!

Abraços,
Helcio