sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Agricultores do Estado deverão se legalizar no cadastro ambiental rural

Parte do novo código florestal, sistema foi lançado no Rio pela ministra do Meio Ambiente

A área rural do Estado agora também será mapeada pelo Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lançou a ferramenta no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, em cerimônia realizada no Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com a criação do CAR, os agricultores deverão, obrigatoriamente, se cadastrar no registro público eletrônico e fornecer informações das suas propriedades.

Parte integrante do processo de implantação do "novo" Código Florestal (Lei 12.651/2012), o cadastro tem o objetivo de identificar áreas de reservas legais em todo o país, visando combater o desmatamento, proteger e recuperar a vegetação, facilitar o monitoramento e promover a sustentabilidade econômica do território. A inscrição no CAR pode ser feita de forma gratuita pelo site www.car.gov.br.

Para facilitar o acesso dos proprietários rurais à ferramenta de legalização, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que vai criar comitês nas bacias hidrográficas para dar suporte técnico aos interessados. Segundo ele, dos cerca de 67 mil produtores que exploram áreas rurais, apenas 10% têm demarcado suas reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APP).

- O cadastro é uma demanda antiga dos ecologistas. O CAR significa que o proprietário rural poderá se regularizar de forma instantânea e gratuita. Vamos ajudá-los e mostrar que, aqueles que tiverem preservado mais, poderão até ganhar dinheiro através de compensação na Bolsa Verde. Queremos mais produção com preservação - disse o secretário.

A ministra do Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que o cadastro é essencial para que os estados desenvolvam seus programas de recuperação ambiental.

- Vamos poder separar quem tem ativo florestal ou área de preservação. Ao saber quem não tem, os estados poderão se organizar e definir seus métodos de recuperação - afirmou Izabella. 

Imprensa RJ

Nenhum comentário: