sábado, 9 de novembro de 2013

PAC2: municípios do Noroeste fluminense com menos de 50 mil habitantes recebem motoniveladora, retroescavadeira e caminhão basculante

As ações do MDA, responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, incluem dotar as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido.

Nesse sentido, o MDA vem adquirindo retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeira, caminhões cisterna e caminhão basculante, necessários para recuperação de estradas vicinais. Esses equipamentos estão sendo doados aos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor do PAC2 e MDA.

No total, 5.061 municípios serão beneficiados com motoniveladora, retroescavadeira e caminhão basculante. Dentre eles 102 municípios do semiárido e em situação de emergência da Sudene receberão também caminhão cisterna e pá carregadeira. Relação dos municípios beneficiados no Noroeste fluminense: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

Os resultados esperados são: melhorias no escoamento da produção principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas, melhorias no transporte escolar, evitar a erosão da terra e a degradação do meio ambiente, incremento do turismo rural e o acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca.

As datas de entrega de máquinas aos municípios beneficiados são organizadas junto às empresas contratadas. Para saber a data de recebimento da máquina, deve-se consultar a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário – DFDA, em seu Estado. 

Delegacia Federal do MDA no Estado do Rio de Janeiro

Delegado Federal: José Octávio Camara Fernandes -jose.fernandes@mda.gov.br
Endereço: Rua da Conceição, 69 - 25º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20051-011
CEP: 20051-011
Telefone: (021) 2224-3639
(021) 2224-3372
Fax: (21) 2232-6774
E-mail institucional: dfda-rj@mda.gov.br 


Confira aqui a lista de municípios que serão beneficiados com as ações do PAC2 Equipamentos.

Fonte: MDA

Nenhum comentário: