sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FIRJAN promove palestra sobre gestão ambiental para micro e pequenos empresários

O evento tirou dúvidas sobre licenciamento ambiental e explicou como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa

Itaperuna, 14 de novembro de 2013

Promovido pelo Sistema FIRJAN, o ciclo de palestras gratuitas sobre gestão ambiental com foco em micro e pequenas empresas chegou a Itaperuna nesta quarta-feira, 13. A apresentação aconteceu na Representação Regional da FIRJAN no Noroeste Fluminense.

O evento teve como objetivo tirar dúvidas sobre licenciamento ambiental e explicar como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa. A palestra foi conduzida pelas analistas da Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN, Carolina Zoccoli e Mariana Maia, que abordaram temas como tratamento de água e efluente, gestão das emissões atmosféricas, gestão de produtos químicos e resíduos e Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Com pequenas ações e adaptações, micro e pequenas empresas podem alcançar o licenciamento ambiental”, falou Carolina Zoccoli. Segundo a analista, bons exemplos de sustentabilidade podem beneficiar empresários com boas oportunidades de negócio e, também, na redução de desperdício: “A gestão ambiental facilitará a obtenção de financiamento e, também, oportunidades de negócio junto a grandes empresas, que utilizam esse critério como primordial”.

Além da palestra, o evento trouxe o depoimento de Pérsio Terra, diretor industrial da Xamego Bom, de Bom Jesus do Itabapoana. Ele relatou os principais desafios e soluções encontrados durante o processo de licenciamento ambiental da empresa, que fabrica doce de leite e sobremesas lácteas. Entre os mecanismos que o empresário utiliza para atender as normas de gestão ambiental estão a reciclagem de resíduos sólidos, serviço feito por uma empresa terceirizada, e uma estação construída para tratamento de efluentes. “Todas essas ações só tendem a beneficiar na captação de recursos e estimulo à competitividade”, disse Pérsio.

Durante o evento, o Manual de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, produzido pela Gerência de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN, foi entregue, gratuitamente, aos participantes. Entre eles, estava o microempresário Reginaldo Barreto, do setor de confecções. “As informações obtidas através da palestra ‘deram um norte’ para nós, empresários da indústria, buscarmos alcançar a sustentabilidade em todos os processos de nossa produção”, acredita.

Assessoria de Imprensa Itaperuna
 

Nenhum comentário: