sábado, 2 de novembro de 2013

Novembro é mês de vacinar contra a Febre Aftosa

Estimativa é que sejam vacinados mais de 860 mil animais com até 2 anos

Começou na última sexta-feira (1/11) a segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. A estimativa é que sejam vacinados mais de 860 mil animais, que se encontrem nesta faixa etária, do total de 2,11 milhões de cabeças do rebanho estadual.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância dos índices de vacinação na manutenção do "status" de livre com vacinação no Rio de Janeiro.

- A obtenção de índices vacinais superiores a 90% nos darão segurança para caminharmos no processo de retirada da vacina, o que deverá ocorrer gradualmente daqui a alguns anos. A vacinação de animais de até dois anos de idade, que acontece em novembro, já representa diminuição de despesas para o produtor, tanto na aquisição de vacinas quanto no pagamento de mão de obra. Também facilita o manejo do rebanho, uma vez que, historicamente a grande quantidade de chuvas neste mês costuma interferir no processo de vacinação. Nessa estratégia de vacinação, somente os animais mais jovens serão manejados - frisou.

O estado do Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa, há 16 anos sem o registro da doença em seu rebanho. Para o secretário Christino Áureo, os resultados positivos alcançados nas campanhas realizadas nos meses de maio e novembro são frutos do trabalho e empenho das equipes de defesa agropecuária da secretaria em parceria com as prefeituras, aliados à conscientização dos produtores rurais sobre a importância da imunização do gado.

O superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria, Paulo Henrique Moraes, informou que apesar de parcial, após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. Neste documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa de Novembro quanto os dispensados.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) nos deslocamentos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: