terça-feira, 5 de novembro de 2013

Itaperuna recebe o encontro Rio Leite Noroeste

Evento vai debater tecnologias de produção sustentável para fortalecimento da atividade

Produtores de leite do estado tem um importante encontro na quinta-feira (7/11). Neste dia a Secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, promove o V Rio Leite Noroeste, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A série de encontros é a oportunidade para que os produtores conheçam novas tecnologias para aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite produzido no território fluminense.

O evento, que será realizado das 7h30 às 16:30 horas, tem como objetivo debater a tecnologia de produção sustentável do leite e permitir a troca de experiências entre produtores. A série de encontros, que acontece em todas as regiões fluminenses, faz parte da estratégia do governo estadual para promover o fortalecimento do setor com o aumento da produtividade e produção leiteira fluminense.

Além de produtores rurais, participam do evento estudantes e profissionais ligados ao segmento. As inscrições para as palestras do V Rio Leite Noroeste são gratuitas e terão início às 7h30, no local.
 
Integram a programação os seguintes painéis: Ações de assistência técnica e extensão rural sobre a qualidade do leite; Manejo de dejetos orgânicos na recuperação de solos para produção de forrageira; Saúde do rebanho bovino leiteiro sob sistema orgânico de produção; Influência das práticas de ordenha sobre a qualidade do leite.
 
O V Rio Leite Noroeste será realizado na Universidade Iguaçu, Rodovia BR 356 - km 2, s/n - Centro.

Imprensa RJ

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Muito bem! EMBRAPA E EMATER-RJ juntas! Que coisa boa de se ver! Deveria ser assim permanente, no dia a dia.

A EMBRAPA - Juiz de Fora é uma companheirona e me mostrou isto com o acompanhamento dos Carrapatos, verrugas e por último agora recente o capim " anoni ", tudo de graça. Há muitos anos somos Companheiras via internet e SEDEX, através da Parasitologista Dra. Márcia Prata, Dra. Vânia e Dr. Alexandre Brighent.

É só mandar uns 60 carrapatos mamonas via SEDEX para a EMBRAPA - JUIZ DE FORA, Bairro DOM BOSCO, com Nome do Produtor e Propriedade, tipo de bovino, equino, bubalino etc... e mandam de volta em alguns dias o tipo de Carrapaticida que devem usar.

De ano a ano repete o exame para ver se estão sensíveis e precisa mudar o medicamento.

Quanto ao capim, trouxe a amostra do capim que chamam em Miracema de " CARLOS BRUNO " porque foi meu Pai o primeiro a plantar a tal braquiária e nasceu este capim horrível no meio; que ninguém sabe como acabar.

O Dr. Alexandre é especialista em qualquer erva daninha e fez a análise e descobriu seu nome, de onde veio e disse ser dificílimo acabar com ele, muito caro, precisa do acompanhamento de perto de um Engenheiro Agrônomo com contato com ele, que lhe repassa as informações para aplicar na prática etc.....

Então, cada vez mais acredito em trabalho de parcerias bem próximas, sem " vaidades " como vejo em alguns órgãos no interior, que dizem saber tudo e não conseguem atender a nós Produtores...

Abraços,
Rachel Bruno

Abraços,
Rachel Bruno