quinta-feira, 8 de abril de 2010

O SONHO DA NOSSA USINA DE TRATAMENTO DE LIXO

O SONHO DA NOSSA USINA DE TRATAMENTO DE LIXO
Com o aterro sanitário regional previsto para ser implantado em Itaperuna (Aterro Sanitário Noroeste II), no qual o lixo de Miracema será depositado, conforme protocolo de intenções assinado hoje por 8 municípios do Noroeste fluminense (Itaperuna, Bom Jesus de Itapaboana, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre Sai), área com 204.812 habitantes, os miracemenses podem acordar de vez do sonho da UTIL.
A implantação do aterro sanitário em epígrafe é de iniciativa do Governo do Estado, com coordenação da Secretaria Estadual do Ambiente - Programa Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PEGIRS).
Após os sucessivos fracassos na tentativa de reerguer a nossa UTIL, sendo a última delas a cooperativa dos ex-funcionários, não devemos esperar mais nenhum esforço da administração municipal nesse sentido, tendo em vista o referido protocolo recentemente assinado e a precariedade insalubre que os funcionários encarregados da coleta de lixo são expostos para fazerem seu trabalho diário (somente depois que a INTERTV, por meio de matéria a ser veiculada naquele meio de comunicação, deu alerta às autoridades do executivo miracemenses, que foram anunciadas algumas providências para prover os garis de uniforme, luvas e botas).
Lixo é coisa séria. É notória a falha cultural que temos em relação ao lixo. Investimentos em campanhas permanentes de conscientização e a colocação de lixeiras nas ruas poderiam ser de grande utilidade. Quando será que isso vai acontecer em Miracema?

9 comentários:

AngelMira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AngelMira disse...

Caro Amigo Hélcio,

Muito oportuna essa postagem. A UTIL foi um sonho, que levou vários estudantes e especialistas a visitá-la, como 'case' de sucesso.

Porém, por motivos de formalidades legais, a autarquia foi extinta, mantendo-se, é claro, a sua funcionalidade, infraestrutura e etc.

Festejei e parabenizo o atual corregedor do município, Dr Sven Alt, que na Cãmara de Vereadores, elogiou a existência da UTIL, pois antes dela, tínhamos (ele tb é claro) vergonha de levar visitantes até a cidade que se apresentava com um grande lixão na entrada.

O consórcio do aterro sanitário, como vc bem apresentou, é prioridade da pasta de Meio Ambiente Estadual, como dito pela sec Marilene Ramos em palestra no TCE-RJ. A sec afirmou que tinha data para acabar com os lixões espalhados nas cidades fluminenses.

Mas, gostaria de frisar, que em entrevista ao Blog O Vagalume, a diretora de Meio Ambiente de Miracema, Juliana Rodrigues, afirmou que para reduzir a qtde de lixo enviada ao aterro sanitário em Itaperuna, o município teria "a reestruturação da Usina de Triagem e Compostagem, que já está em estudo dentro da Prefeitura, com o apoio integral da SEA."

A nossa dúvida fica em torno dessa usina de triagem e compostagem: SERIA A ANTIGA UTIL?

Hélcio Granato Menezes disse...

Que bom ouvir (ou melhor, ler) que tenham pessoas envolvidas com a administração municipal preocupadas com essa grande questão do lixo.Esperamos que todos desprendam o máximo de esforço para que o empenho, até agora envidado não seja em vão. Quando for entendido, por todos, que o progresso se faz com a soma dos esforços de todos, acho que conseguiremos alcançar um patamar maior. Não tenho dúvida disso!!!

Hélcio Granato Menezes disse...

Sim, Angeline.
Pra mim, esta usina de compostagem e triagem viria a ser a "ANTIGA UTIL".
O que seria até compreensível, porque o município que vai receber o lixão, tem também de receber alguma compensação.

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

A importância do lixão vem de aflorar de forma drástica em
morro de Niterói.

Pode nos informar o endreço das instações da UTIL.

Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

A importância do lixão vem de aflorar de forma drástica em
morro de Niterói.

Pode nos informar o endreço das instações da UTIL.

Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

É, Luiz Carlos. Nós também temos um lixão no alto do morro.
Abraços, Hélcio

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Hélcio

Nos parece inquestionál a responsabilida da Prefeitura de Niterói no casa do Morro do Bumba e que terá de pargar caro por isto.

De cara seus governantes já passam por perdas importantes de imagem nas vésperas da eleição nacional.

Todo município que ponha suas barbas de molho, prestando muita atenção ao fato.

Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Só um acréscimo, é fato que os municípios que assinaram o protocolo para o consórcio do aterro sanitária, terão que separar o que será reciclado (triagem) no caso de Miracema,entendo p que a Juliana expôs tb a compostagem e somente o restante irá p o aterro.
Luiz Carlos, a UTIL fica lá no Alto do Cruzeiro, vou verificar o endereço correto e lhe falo.