domingo, 10 de novembro de 2013

Após passar por cuidados, Lobo-guará é solto em Porciúncula

O município de Porciúncula realizou nessa quinta-feira (07-11) a soltura do Lobo Guará capturado por guardas da Defesa Civil em Porciúncula.  A soltura foi registrada e teve o acompanhamento de Biólogos e Agentes da Policia Florestal.

Segundo o Secretário Municipal de Defesa Civil Gláucio Mansur, a intenção é fazer com que o animal retorne ao seu habitat natural por seus próprios meios e que a espécie possa estar cada dia mais presente em nossa região.

O lobo-guará vive em locais com vegetação natural aberta, especificamente próximo a baixadas, áreas de várzeas e áreas de cerrado e sempre evita locais com a presença humana.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Ronaldo Novelli, a espécie é ameaçada de extinção e é raríssima na região Noroeste do Rio.

Participaram da operação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e a bióloga Diana Levacov, Gerência de Fauna – Gefau, Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas – Dibap, Instituto Estadual do Ambiente – Inea/RJ,  e  equipe do Centro de Recuperação de Fauna Silvestre da Universidade Estácio de Sá ( Cras/Unesa ) no Rio de Janeiro RJ.

Relembre o caso e veja as fotos. (Aqui)

Fonte: Conexão Noroeste

Nenhum comentário: