terça-feira, 19 de novembro de 2013

Roda de samba Segunda “Sem Lei”, em Miracema


Há semanas que venho escutando um samba de raiz produzido ao vivo entrando pelas janelas da minha casa em Miracema. Depois percebi que era sempre nas segundas-feiras e que começava às 7 h e terminava lá pelas 10 h. Mais depois ainda fui convidado por um amigo para frequentar o Segunda “Sem Lei”, uma animada roda de samba que se forma toda segunda-feira na Praça do Mercado. Fui com muito prazer, pois adoro samba e a Praça do Mercado mais ainda. Cresci ali juntamente com o armazém do meu pai. Fiquei maravilhado com tudo que vi por lá, a qualidade das músicas e dos músicos, o ambiente, a frequência, a temperatura do resfriamento da cerveja, enfim me agradou geral.

Aproveitei um intervalo da música para entrevistar o organizador daquela agradável roda de samba, o Guilhermão, que já conhecia de outras rodas (moda de viola), me apresentado pelo meu amigo Arthur “Veterinário”. Perguntei para o Guilhermão como foi que surgiu aquela bem sucedida roda de samba. E ele me respondeu o seguinte:

- Um dia, que por acaso era uma segunda-feira, parei aqui no bar do “Melado” depois do expediente com meu cavaquinho debaixo do braço para afogar as mágoas de um processo judicial trabalhista que haviam me impingido. Pedi uma cerveja e fiquei cabisbaixo refletindo sobre o tal processo. Não demorou muito, apareceu um percussionista com pandeiro e começou a puxar um sambinha. Como não sou músico só de moda de viola e sertanejo acompanhei o cara no samba. Daí começou a juntar gente e apareceu um cara com tam tam, outro com chocalho e o samba esquentou.  Quando deram 10 horas, o “Melado” pediu para parar o samba em respeito ao repouso da vizinhança. Achamos justo e obedecemos. Aí um gaiato da roda que estava a fim de continuar com o samba e por acaso era meu amigo e sabedor dos meus problemas com a justiça soltou esta de que aquela segunda-feira era sem lei. Mas o samba parou às 10 h. A partir daí nos reunimos aqui toda segunda-feira na frente dos bares do “Melado” (Zé do Espanhol), do Carlinhos Werneck e do Nosso Bar.

Além do Guilhermão, os músicos que se apresentam no Segunda “Sem Lei” hoje em dia são: Zezé “Morango”, Gesuino, Luizão, “Grilo”, Cléber Orsay, Thiara, Zé do “Bazar”, Mortega, Marcelo, ... E que me desculpem os demais músicos que por lá se apresentam e não tiveram seus nomes citados pela falível memória deste mortal blogueiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem toda segunda feira ou se tem outro dia tbm,e se amanhã vai ter,obrigada pela atenção

Cynthia Roberta disse...

Gostaria de saber se vcs tem face p adicionar,p saber dos pagodes e saber se tem outro dia além da segunda,obrigada pela atenção

Hélcio Granato Menezes disse...

Caros Anônimo e Cynthia,

Não sei se o Segunda "Sem Lei" ainda toca nas segundas-feiras ou em outro dia da semana.
O blog não tem Facebook.

Obrigado por acompanharem o blog!