sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Empresários do Noroeste Fluminense estão pessimistas para os próximos seis meses

Sondagem Industrial do Sistema FIRJAN aponta que empresários da região esperam queda na demanda por produtos.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

Secretaria de Saúde do Rio confirma 19 mortes por dengue no estado em 2015

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil 


Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue 
Agência Brasil/Arquivo
O estado do Rio de Janeiro registrou mais de 56,5 mil casos suspeitos de dengue em 2015, com 19 mortes confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde. Em 2014, foram notificados 7.819 casos da doença e dez mortes. A maior parte dos casos foi registrada no Médio Paraíba e sul fluminense. Somente em Resende, sete pessoas morreram depois de infectadas pelo vírus do Aedes aegypti.

As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde, a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios do estado até 21 de outubro. No momento, nenhum município registra epidemia da doença.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Mário Sérgio Ribeiro, informou que a mudança brusca de um ano para outro pode ser explicada pela dinâmica da doença, que envolve quatro vírus diferentes circulando no país, e também pelas mudanças na temperatura e pela estiagem.

“Tivemos epidemia em 2012 e 2013 por Dengue 4. Em 2011, tivemos a reintrodução do vírus 1, que foi transmitido aos poucos até tomar força em 2015. Sempre que há reintrodução de vírus há uma população suscetível e reedição de surtos”, acrescentou Ribeiro.

Segundo ele, em momentos de baixa transmissão a população fica menos alerta aos cuidados de prevenção de proliferação do mosquito. Por esse motivo, a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde. será intensificada em novembro.

Conforme o superintendente, o objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros nas residências.

Mário Sérgio assegurou que a rede de assistência está preparada com centros de tratamento. Disse ainda que a secretaria capacitou mais de 3 mil profissionais de saúde para padronizar o atendimento a pacientes com a doença.

As mortes, segundo ele, ocorrem geralmente quando a pessoa infectada é criança, idoso ou gestante ou tem doença pré-existente e procura tardiamente atendimento médico. “Quanto antes o médico diagnosticar, mais cedo se começa o tratamento, o paciente será hidratado e dificilmente evoluirá para um quadro mais grave.”

Ribeiro destacou que, na série histórica, os número de 2015 não são os mais altos. “Claro que 19 óbitos é muito. Não devia morrer ninguém, mas, quando falamos em epidemiologia, observamos que houve outros anos muito piores, como 2008, com quase 260 mil casos, e 2012, com mais de 220 mil casos de dengue. Sempre é uma preocupação. Temos de olhar para frente, pois os números de 2015 são uma sinalização de que a situação pode aumentar no ano que vem.”

O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue, entre elas folhetos explicativos, lista de ações semanais, tirinhas do personagem Mosquiteiro e espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa. Nas redes sociais, também é possível também fazer sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.

Edição: Armando Cardoso

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Prefeito de São José de Ubá reduz o próprio salário e de assessores

Prefeito Gean Marcos
O prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos, resolveu reduzir em 10% o próprio salário, assim como dos vice prefeito, secretários, sub secretários, procuradores e coordenadores. A medida, que ainda precisa ser aprovada pelo Legislativo, entra em vigor a partir de 01/11/2015.

Segundo o prefeito, a redução dos salários visa poupar programas, medicamentos e ações importantes para a população. 

Além da redução dos salários, o prefeito adotou turno único na prefeitura para reduzir os gastos com combustível, água, energia, telefone e manutenção de equipamentos. Também solicitou aos secretários contenção nos gastos e redução de despesas.

Mais do que nunca, precisamos nos readequar e fazer mais com menos, pois é um momento delicado onde mudanças precisam ser feitas com responsabilidade. Esse corte vai auxiliar na redução de custos, e vamos assim poder continuar fazendo que nossa cidade seja referência em saúde, mantendo assim o nosso convenio com o Hospital São José de Havaí em Itaperuna — disse Gean. 

Com informações do Blog do Messias Lucas

UHE Itaocara I e SENAI Rio abrem 900 vagas em cursos somente para moradores dos municípios abrangidos pela represa

Com previsão de início das obras no primeiro trimestre de 2016, o consórcio da Usina Hidrelétrica de Itaocara (UHE Itaocara I), formado pelas empresas Light (51%) e Cemig (49%), escolheu o SENAI Rio, através da unidade de Santo Antônio de Pádua, para ampliar a oferta de mão de obra qualificada. O contrato prevê 900 vagas, divididas em 40 turmas de nove cursos, que irão contemplar a população das cidades abrangidas pelo empreendimento: Aperibé, Itaocara e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense; Cantagalo, no Centro-Norte do estado; e Pirapetinga, na Zona da Mata de Minas Gerais.

O investimento previsto na instalação da UHE Itaocara I, a ser erguida no baixo médio trecho do Rio Paraíba do Sul, é de R$ 1,093 bilhão. A usina terá capacidade de geração de 150 MW, o equivalente ao abastecimento de energia para uma cidade com 400 mil habitantes.

A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta semana, do curso de Técnicas de Instalações Elétricas em Obras. Após a cerimônia de boas-vindas, os alunos seguiram para o laboratório de elétrica da unidade SESI/SENAI de Santo Antônio de Pádua, onde puderam, ao lado do instrutor Fernando Belchior, conhecer a infraestrutura que terão à disposição para as aulas práticas.

Por meio do contrato, também serão oferecidos os cursos de Técnicas de Montagem de Armação para Estrutura de Concreto, Técnicas de Montagem de Formas Trepantes de Concreto, Técnicas de Execução de Alvenaria de Vedação/Estrutural em Blocos de Concreto, Técnicas de Reparo de Estruturas de Lançamento de Concreto, Técnicas de Apoio de Serviços em Obras, Técnicas de Montagem de Andaimes, Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG. A previsão é de que todas as turmas já tenham concluído as atividades até junho de 2016.

A parceria entre o SENAI Rio e o Consórcio UHE Itaocara faz parte do Programa de Formação de Mão de Obra do empreendimento. Chefe do setor de Educação Profissional do SENAI na região Noroeste Fluminense, Rodolfo Lima Martins destaca os benefícios da iniciativa para a comunidade dos cinco municípios: “É uma grande oportunidade para levar qualificação profissional gratuita a essas pessoas, ampliando suas chances de inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”. 

Inscrições e pré-requisitos 

As oportunidades são para maiores de 18 anos e que tenham como escolaridade mínima o 5º ano do Ensino Fundamental, exceto nos cursos de Mecânica de Máquinas Pesadas e Soldagem em Eletrodo Revestido e MAG, que exigem Ensino Fundamental completo.

As secretarias de Assistência Social dos cinco municípios estão funcionando como pontos de coleta de fichas de inscrição. Posteriormente, o consórcio fará a seleção dos candidatos e encaminhará a documentação ao SENAI Rio para efetivação das matrículas. Os interessados também podem se inscrever na sede da UHE Itaocara I, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, número 152, bairro Jardim da Aldeia.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pezão diz que Dilma tem que alargar mais sua base de apoio e defende recriação da CPMF

Tânia Rego/Agência Brasil
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que a presidenta Dilma Rousseff deve fazer um “gesto mais forte à oposição” para ajudar a melhorar a situação política do país e fazer a economia voltar a crescer.
 
“Tem ex-governadores no Senado e na Câmara que podem ajudar muito. É um caminho que o Brasil tem que trilhar e ela [Dilma], especialmente neste momento de dificuldade, tem que alargar mais sua base de apoio e de conversa”, disse o governador, em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.

Para Pezão, o governo federal errou ao não perceber que o país saiu “dividido” da eleição, em 2014, e a oposição ao “não aceitar o resultado das urnas”. “Ninguém aguenta esse clima que a gente vive dentro do país. Aceitabilidade de um impeachment, a saída do presidente da Câmara [Eduardo Cunha]. O país não pode esperar isso indefinidamente”, disse.

O governador do Rio de Janeiro voltou a defender a recriação da CPMF e o compatilhamento da alíquota do imposto com estados e municípios. “É um imposto inteligente: quem ganha mais, paga mais. E também combate a sonegação. O grande erro foi o país não compartilhar a CPMF”, disse.

O programa Espaço Público vai ao ar, hoje, às 23h, na TV Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Inep divulga na internet gabaritos do Enem


As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro, quando também deve ser lançado, segundo o Ministério da Educação, o edital com as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para acesso a instituições públicas de ensino superior.

Mesmo com o gabarito em mãos o candidato ainda não consegue saber a nota que tirou, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. E o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Além da seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sisu, com a nota do Enem, o estudante de baixa renda pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior.

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Com informações da Agência Brasil

Guia facilita recolhimento do FGTS pelo empregador doméstico

Da Agência Brasil

Circular da Caixa Econômica Federal (CEF), publicada hoje (28), no Diário Oficial da União, permite que o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido pelo empregador doméstico seja feito por guia específica no portal eSocial

O recolhimento do FGTS por meio da guia – conhecida como GRF internet – se destina a facilitar a vida dos empregadores domésticos que, por algum motivo, ainda não conseguirem fazer o cadastramento prévio no portal eSocial.  

O primeiro pagamento do Simples Doméstico – regime unificado de pagamento de todas as contribuições e encargos do trabalhador doméstico – deverá ser realizado até 6 de novembro. Para isso é necessário o cadastramento tanto do empregador quanto do seu trabalhador doméstico no portal eSocial.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Educação abre amanhã matrícula para 2016

Segunda etapa de inscrições acontece entre 19 e 24 de janeiro

A Secretaria de Educação iniciará, amanhã, a primeira fase da pré-matrícula no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Na página eletrônica, haverá informações sobre o processo de inscrição, colégios com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

Este ano, não haverá mais processo seletivo para os colégios que anteriormente contavam com essa forma de ingresso. Com exceção das unidades de Ensino Médio de Referência, cuja entrada será por meio de sorteio público, para garantir uma vaga nas demais escolas da rede será preciso acessar o Matrícula Fácil.

No dia 23 de dezembro, o Estado divulgará a relação de todos os estudantes alocados. Entre 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente no colégio selecionado.  A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias exclusivos para os candidatos não alocados na primeira etapa. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio.

Oportunidades

As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; e fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. 

Para quem já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola,  é preciso renovar a matrícula até 20 de novembro.

Imprensa RJ

sábado, 24 de outubro de 2015

Noroeste Fluminense fecha 133 postos de trabalho em setembro

Em setembro de 2015, a região fechou 133 postos de trabalho com carteira assinada (-44 na microrregião Itaperuna e -89 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Resultado de 984 admissões e 1117 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em setembro do ano passado, foram abertos na região 413 postos de trabalho.

Municípios que registraram abertura de vagas: Italva (14), Miracema (7), Porciúncula (4) e São José de Ubá (3). Nos demais municípios os fechamentos de postos variaram entre -5 (Laje do Muriaé) e -26 (Itaperuna).

O setor agropecuário foi o que proporcionou maior abertura de postos de trabalho, 13 (+15 na microrregião Itaperuna e -2 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Nos demais setores houve variação entre 3 postos de trabalho criados nos serviços industriais de utilidade pública e 66 fechamentos na indústria de transformação (-51 na microrregião Itaperuna e -15 na microrregião Santo Antônio de Pádua). 

No acumulado do ano, a região fechou 567 postos de trabalho (-624 na microrregião Itaperuna e +57 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Diferença entre 10.677 admissões e 11.244 desligamentos. Neste mesmo período do ano passado, janeiro a setembro, foram abertos 1.226 postos de trabalho no Noroeste Fluminense.

Municípios que acumulam abertura de postos de trabalho: Itaocara (101), Miracema (54), Porciúncula (39), Cambuci (20) e Italva e Natividade (10 em cada um). Nos demais municípios os fechamentos de postos variaram entre -15 (São José de Ubá) e -515 (Itaperuna).

Setores que criaram postos de trabalho: serviços, 312 (+139 na microrregião Itaperuna e +173 na microrregião Santo Antônio de Pádua); administração pública, 53 (todos abertos em Itaocara); e serviços industriais de utilidade pública, 13 (+2 na microrregião Itaperuna e +11 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Nos demais setores os fechamentos de postos variaram entre -27, no agropecuário (-33 na microrregião Itaperuna e +6 na microrregião Santo Antônio de Pádua) e -426, no comércio (-374 na microrregião Itaperuna e -52 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Espetáculo “Erê, Pia, Curumim” no Teatro SESI Itaperuna no domingo

"Erê, Pia, Curumim"
Obras dos grandes poetas brasileiros Adélia Prado, Ana Cristina César, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Jorge Lima, Manoel de Barros e Mário Quintana compõem o roteiro da montagem do espetáculo “Erê, Pia, Curumim”. As poesias são recitadas com muita delicadeza, tendo como base jogos e brincadeiras capazes de encantar plateias de todas as idades.

A peça teatral é da Companhia de Teatro Íntimo e tem no elenco os atores Caetano O’Maihlan, Belatrix, Gabriela Haviaras, Fernanda Boechat, Márcio Mariante, Ana Paula Lima e Renato Farias, que também dirige a peça ao lado de Rafael Sieg.

A primeira apresentação será em Macaé, nesta sexta-feira (23), às 16h. Depois segue para Campos, no sábado (24), e Itaperuna, no domingo (25), com início às 17h nas duas cidades. Os ingressos são vendidos a R$ 10. 


No sábado, apresentação do cantor Valber Meireles 

Valber Meireles
O cantor, compositor e poeta itaperunense apresenta neste sábado, 24, no Teatro SESI Itaperuna, cantorias, sons, tons, vozes, versos e rimas que embelezam as coisas mais simples, levando ao público uma bela visão poética da vida. O show será às 20h e os ingressos custam R$ 20. 

Venda de ingressos 

Os ingressos podem ser adquiridos no setor de atendimento das unidades SESI, de segunda a sexta-feira, ou na bilheteria dos Teatros, a partir de duas horas antes do início de cada atração. Associados ao SESI, estudantes, terceira idade, pessoas com necessidades especiais e jovens de até 21 anos têm direito a meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

FIRJAM apresenta tendências do Inverno 2016 e o Preview Verão 2017, em Itaperuna no dia 30

Giro Modas é gratuito. Foto: Fabiano Veneza
A equipe de moda do Sistema FIRJAN vai apresentar no Giro Modas em Itaperuna, no dia 30 de outubro, macrotendências de comportamento e os destaques captados em desfiles, vitrines e feiras internacionais, além de apontar oportunidades para os empresários e profissionais do setor. Fornecedores têxteis participantes da materioteca do SENAI Espaço da Moda, local que concentra os principais mostruários de lançamentos têxteis para o segmento, também participarão da edição. Ainda no evento, técnicos do Sistema FIRJAN tirarão dúvidas dos participantes sobre linhas de financiamento para inovação.

O evento é gratuito e será realizado na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense, a partir das 16h. As inscrições podem ser feitas através dos telefones 0800 0231 231 ou 4002 0231.

O Giro Moda também vai percorrer as cidades do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Petrópolis, Cabo Frio, Niterói e Volta Redonda.

A Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense fica localizada à Rua Apolinário Cunha, número 51, bairro Governador Roberto Silveira.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema FIRJAN

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ação Global leva serviços a moradores de Santo Antônio de Pádua e arredores no dia 24

Último mutirão de 2015 terá atendimentos para promoção de cidadania como: emissão de documentos de identidade e orientação sobre direitos 

A Ação Global chega a Pádua no próximo sábado (Foto: Globo)
Foto: Globo
No próximo dia 24, o município de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, recebe a última Ação Global de 2015. O mutirão de serviços gratuitos promovido pela Globo em parceria com o Sesi será realizado a partir das 8h, no Sesi local (Av. João Jasbick 740, Bairro Dezessete). 

Serviços de saúde, qualidade de vida e promoção da cidadania estarão disponíveis. Os moradores de Pádua e arredores poderão dar entrada em documentos de identidade (1ª e 2ª vias); receber orientações sobre direitos e isenção cartorária, além de participar de audiências nas áreas da Infância, Juventude e Idoso, Família e registro civil. Serão celebrados 150 casamentos de casais com união estável reconhecida. 

Voluntários do Instituto Crispi de Cirurgias Minimamente Invasivas oferecerão informações sobre a endometriose – doença que atinge cerca de 6 milhões de mulheres em todo o país. Tendas de diferentes órgãos municipais também atuarão nas áreas de saúde, meio ambiente (coleta seletiva), obras, educação e cultura e agricultura (doação de mudas). 

As crianças poderão se divertir nas oficinas de pintura de rosto, bola mania e no bocão inflável, que ensina sobre a importância da saúde bucal e de uma boa escovação. Quem quiser, também aprenderá a customizar mochilas. 

Parceria entre a Globo e o Sesi, a Ação Global tem atividades direcionadas a crianças, homens e mulheres de todas as idades. Desde sua primeira edição, há 22 anos, mais de 20 milhões de pessoas foram beneficiadas e mais de 44 milhões de atendimentos foram prestados. 

Ação Global:
Data: 24/10/2015
Local: Sesi Santo Antônio de Pádua – Av. João Jasbick 740, Bairro Dezessete
Horário: 8h às 15h 


Serviços:
- Informações sobre endometriose;
- Emissão de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias); orientação jurídica; isenção cartorária; audiências nas áreas da Infância, Juventude e Idoso, Família; registro civil;
- Cerimônia coletiva de casamento;
- Acesso à Internet;
- Palestras sobre alimentação saudável e combate ao desperdício de alimentos;
- Bola mania, pintura de rosto e oficinas educativas. Bocão inflável com orientações sobre saúde bucal;
- Corte de cabelo. Maquiagem para as noivas que participarão da cerimônia coletiva de casamento;
- Alistamento militar e expedição de certificados;
- Casa Segura: informações sobre riscos prováveis dentro de uma casa;
- Serviços relacionados às áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura e obras  oferecidos pela Prefeitura através das secretarias municipais.

Rede Globo - Ação Global

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Brasileiro desconhece importância da polinização na produção rural

Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil

Foto: Helcio Menezes
Pesquisas do projeto Polinizadores do Brasil constataram, nos últimos cinco anos, que abelhas, insetos e aves são fundamentais para o aumento da produtividade em lavouras, pomares e matas. Em alguns casos de polinização com abelhas, principalmente, a produtividade pode aumentar em até 70%, de acordo com o projeto coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Ministério do Meio Ambiente.

Apesar dessa contribuição, técnicos do Funbio revelaram que 78% da população brasileira desconhece a importância da polinização para produção de alimentos. Citaram, inclusive, números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), segundo os quais 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores. As abelhas são essenciais para garantir a alta produtividade e qualidade dos frutos e de diversas culturas.

Levantamento da Universidade de São Paulo (USP) vai além e informa que cerca de 75% da alimentação humana dependem de plantas polinizadas. Esse serviço, feito gratuitamente por abelhas, aves e insetos, é estimado em US$ 12 bilhões anuais nas principais culturas brasileiras. Conforme a Funbio, a maioria dos brasileiros desconhece até o que seja polinização.

Planos de manejo

Para divulgar a importância do papel dos polinizadores na produção de alimentos e a necessidade de promover a conservação e o uso sustentável dos animais, o projeto estudou a polinização de culturas agrícolas brasileiras entre 2011 e 2015.

Também produziu uma série de planos de manejo com recomendações para agricultores e observou o comportamento de diferentes espécies de polinizadores, identificando, inclusive, nove novas espécies de abelhas.

De acordo com a secretária-geral da Funbio, Rosa Lemos de Sá, o projeto Polinizadores do Brasil é a maior iniciativa já realizada no país sobre o assunto. É um grande trabalho de pesquisa e análise de dados, envolvendo 60 bolsistas de 18 instituições de pesquisa em 15 estados para entender, conhecer e reconhecer o papel dos agentes polinizadores na produção agrícola.

Segundo Rosa Lemos, das quase 310 espécies de plantas conhecidas, 87% dependem de polinização animal. Rosa acrescentou que as abelhas são responsáveis por mais de 70% das polinizações.

Em parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), USP, entre outras universidades, as pesquisas coletaram informações sobre o comportamento de agentes polinizadores nas culturas de algodão, caju, canola, castanha-do-brasil, melão, maçã e tomate.

Recomendações

O trabalho rendeu mais de 40 publicações, incluindo plano de manejo para cada cultura estudada, com sugestões de práticas amigáveis aos polinizadores. Entre as recomendações de boas práticas agrícolas para manutenção dos agentes polinizadores, algumas são comuns a todas as culturas: manter a vegetação natural próxima às roças, fazer plantios consorciados, preservar fontes de água e evitar desmatamentos.

“São ações simples que favorecem a visitação dos agentes”, afirmou Vanina Antunes, coordenadora do projeto do Funbio. Ela lembrou que também é importante o cuidado com o uso de agrotóxicos que, em alguns casos, podem reduzir em mais de 80% o número de visitas dos agentes polinizadores às flores.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos, Carmen Pires, que coordenou pesquisas de polinização em algodoeiros de Mato Grosso e da Paraíba, o cultivo de algodão próximo a matas nativas costuma receber visitas" mais frequentes de abelhas, com aumento da produtividade em até 18%.

"Interessante observar também que o benefício das abelhas na plantação é maior à medida que há mais variedades de espécies de abelhas na época da floração", concluiu.

Edição: Armando Cardoso

sábado, 17 de outubro de 2015

Amanhã é dia de adiantar o relógio em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Marieta Cazarré - Repórter da Agência Brasil

Horário de verão
Horário de verão começa a meia noite de amanhã. Arquivo/Agência Brasil
Neste domingo (18), os brasileiros deverão adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, de São Paulo, Santa Catarina e do Rio de Janeiro; do Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A mudança vai até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016. 

O horário de verão deste ano deverá resultar em uma economia de R$ 7 bilhões em investimentos no setor elétrico. O governo tem a expectativa de que deixarão de ser consumidos 2.610 megawatts. “É um investimento economizado”, justificou o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barat.

De acordo com o ministério, nos últimos dez anos a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Isso equivale aproximadamente ao consumo mensal de uma cidade do porte de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Além disso, a mudança do horário poupa o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, quando o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação é o maior do ano.

O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a redução da demanda entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar o aumento da luz natural ao longo do dia para reduzir o gasto de energia.

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Segundo os técnicos do ministério, quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas.

Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.

O horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o carnaval, caso em que é transferido para o domingo seguinte. 

Edição: Beto Coura

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Estado do Rio planeja criar zonas de exploração econômica sustentável

Da Agência Brasil
 
O estado do Rio de Janeiro está planejando criar zonas de exploração econômica sustentável, com o objetivo de evitar impactos no meio ambiente. O chamado Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro (ZEE/RJ) está sendo elaborado por meio de oficinas com diversos segmentos.

Uma dessas oficinas, realizada hoje (15), consultou 70 profissionais de instituições federais, estaduais, municipais e privadas que atuam na área ambiental. Outra está prevista para ouvir pesquisadores. Depois disso, o plano deverá seguir para consulta pública.

“[O ZEE] É um instrumento identificador de potencialidades do nosso território, bem como de fragilidades e possíveis ameaças. A partir desse reconhecimento, são propostas regras que permitam que os recursos ambientais sejam explorados de forma sustentável, o que faz com que sejam base de referência para qualquer tomada de decisão do governo. É importante para orientar as políticas públicas ambientais, assim como as autoridades e toda a estrutura do sistema governamental”, explicou o superintendente de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente, João Batista Dias.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas acontece nesta segunda-feira, em Itaperuna

Palestra técnica vai acontecer na Representação Regional
FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense. Ainda há vagas disponíveis

Itaperuna, 15 de outubro de 2015

Faltam poucos dias para o 3º Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas. Promovido pelo Sistema FIRJAN, em Itaperuna, o evento tem como objetivo apontar 13 ações simples que os empresários podem adotar para minimizar o gasto de água e energia. A palestra técnica vai acontecer nesta segunda-feira, dia 19, às 18h, na Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.

As inscrições podem ser feitas através do telefone (22) 3824-6500 ou do e-mail rr.itaperuna@firjan.org.br. O evento e gratuito e as vagas são limitadas.

Todo o conteúdo que será abordado faz parte de uma cartilha, que será entregue no evento. As recomendações são baseadas nos conceitos de "pegada hídrica", que diz respeito ao volume de água que a empresa consome para produzir seus bens e serviços; e "pegada energética", que é a quantidade de energia necessária para essa mesma produção. O objetivo é orientar os empresários sobre a importância de economizar esses recursos para manter a viabilidade dos negócios, permitindo que a empresa seja ainda mais sustentável.
Dentre os temas presentes, estão exemplos como: o acompanhamento periódico do hidrômetro para evitar problema de medição ou vazamento; a preferência por equipamentos de alto rendimento que reduzem o consumo de energia; a utilização da água da chuva para atividades secundárias; e como calcular o consumo de determinado aparelho para analisar se vale investir em um produto mais eficiente.

Cases de sucesso também serão apresentados por representantes do Centro de Tecnologia SENAI (CTS) Ambiental. O CTS realiza um diagnóstico personalizado para cada empresa, que mostra o potencial e a viabilidade técnica e econômica para melhorias em cada etapa do processo. Informações sobre esse diagnóstico, que pode ser contratado por empresas de qualquer porte, serão disponibilizadas no evento. 
Ao final da palestra, especialistas em meio ambiente do Sistema FIRJAN farão uma rodada de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas específicas dos empresários e encaminhá-los a uma solução para o problema enfrentado.

Nos próximos dias, o evento passará ainda pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e Niterói.

Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Apresentação da banda Farofa Carioca no Teatro SESI Itaperuna, neste sábado

Farofa Carioca. Foto: Paulinho Mumia
Conhecida pelo estilo musical de misturar samba, rock, baião, xote, salsa, funk, reaggae e jazztimbres e ritmos, a banda vai levar ao palco no repertório as canções do CD “Moro no Brasil” (São Gonça, Moro No Brasil, Doidinha, Bebel, Lei da Bala, entre outras). O grupo canta suas novas composições e de outros artistas da música brasileira.

O Farofa Carioca foi criado em março de 1997, com base numa cooperativa-musical. Contava com Seu Jorge (vocalista), Gabriel Moura (voz e violão), Betrand (flauta), Sergio Granha (baixo), Wellington Coelho (percussão), Sandro Marcio (tan tan e voz), Valmir Ribeiro (cavaquinho) e Carlos Moura (trombone).

A banda tem parcerias importantes com Marcelo Yuka, em "A Carne", Walace Jeferson, em "Moro no Brasil", e Jovi Joviniano, em "Doidinha Pra Ter Neném". Também produziu trilhas musicais para programas de TV, filmes de longa metragem e seriados. Atualmente conta com cinco músicos da formação original, que prometem unir, no palco, a malemolência e o inconfundível charme carioca num som diferente e cheio de swing.

Às apresentações será em Macaé, nesta quinta-feira (15), em Campos, na sexta-feira (16), e em Itaperuna, no sábado (17), às 20h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia – destinada a associados ao SESI, estudantes, terceira idade, pessoas com necessidades especiais e jovens de até 21 anos).

O Teatro SESI Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155, Riviera Fluminense. O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. O Teatro SESI Campos fica na Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862, Guarus.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Circuito de Agroturismo Religioso movimenta economia de Bom Jesus do Itabapoana

Governador inaugura estrada que interliga Calheiros ao santuário de Nossa Senhora Aparecida

O governador Luiz Fernando Pezão inaugura, nesta segunda-feira (12/10), o fim das obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação da estrada municipal Padre José Paulo Vieira (BI-17), conhecida como "Estrada do Santuário", executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.

A estrada consolida o circuito de agroturismo religioso que, em outubro, nas festas de homenagem a Nossa Senhora Aparecida, atrai cerca de 4 mil pessoas que se hospedam em casas e sítios da região, visitam feiras de alimentos e artesanato e compram produtos caseiros e itens religiosos. No dia da santa católica (12/10), uma peregrinação reúne cerca de 150 pessoas que seguem a pé pela estrada até o santuário.

Além de permitir o escoamento da produção local de café e leite, a nova estrada vai incrementar o circuito agroturístico religioso que leva os visitantes do santuário de Nossa Senhora Aparecida para um café da manhã em uma das 14 fazendas cadastradas, onde também podem compra artesanato e produtos caseiros orgânicos como pó de café, frutas, queijos e doces. Depois o grupo segue para uma das 23 igrejas da região onde as tradições e hábitos são narradas por um guia turístico local - 15 dessas igrejas ainda praticam o rito tridentino, com missas rezadas em latim.

Serviço:
Inauguração da Estrada do Santuário
Data: 12/10 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Bom Jesus do Itabapoana

Imprensa RJ

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dia de campo sobre maracujá no Noroeste Fluminense, nos dias 5 e 6 de novembro

A Embrapa Agroindústria de Alimentos e seus parceiros promovem Dia de Campo e Seminário do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) do maracujá nos dias 5 e 6 de novembro no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana e nas Unidades Demonstrativas em Bom Jesus de Itabapoana e São José de Ubá. Esses eventos são destinados a pesquisadores, técnicos extensionistas, agroindustriais e produtores rurais. Também participam do encontro um grupo de quinze produtores e técnicos colombianos do Centro de Pesquisa para a Gestão Tecnológica de Passiflora - Cepass Huila, que vem ao Brasil especialmente interessados em conhecer a cadeia produtiva do maracujá.

O objetivo dos eventos é discutir a organização produtiva e apresentar novas tecnologias, com foco em cultivares desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, além do uso de práticas agrícolas mais produtivas, porta-enxertos resistentes a doenças e tecnologias para aproveitamento de resíduos da indústria de suco e polpa de maracujá. 

O Dia de Campo e o Seminário do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) do Maracujá são promovidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Cerrados, Embrapa Agrobiologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Extrair Óleos Naturais. 

SERVIÇO

Dia de Campo APL Maracujá 
Data: 5 de novembro de 2015
Horário: 8h às 16h
Locais:
Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: Av. Dário Vieira Borges, 235 – Parque do Trevo - Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Unidade Demonstrativa de São José de Ubá: Propriedade do Sr. José Roberto, Sítio Boa Mente, RJ-186, aprox. 50 km de Bom Jesus do Itabapoana (Logo após a entrada de São José de Ubá, sentido Bom Jesus do Itabapoana / São José de Ubá). 

Seminário de Aproveitamento de Resíduos 
Data: 6 de novembro de 2015
Horário: 8h às 12h
Locais:
Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: Av. Dário Vieira Borges, 235 – Parque do Trevo - Bom Jesus do Itabapoana, RJ
 Unidade demonstrativa Extrair Óleos Naturais: Rodovia RJ 230 – KM 06 - Quadra 03, Lotes 03 e 04. Núcleo Industrial Nova Bom Jesus , Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Inscrições gratuitas no local do evento.

Contato: Sérgio Cenci – pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos

sergio.cenci@embrapa.br / (21) 3622-9739