quinta-feira, 19 de julho de 2018

Programação de julho do Teatro SESI Itaperuna


Quatro unidades da Faetec no Noroeste Fluminense oferecem vagas para cursos de qualificação profissional (2018 3ª rodada)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) torna pública a abertura de inscrições relativa à oferta de vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional 2018 3a rodada.

O período de inscrições se encerrará no dia 27 de julho de 2018 às 23h59min.

No Noroeste Fluminense, quatro unidades da Faetec (Itaocara, Itaperuna, Miracema e Santo Antônio de Pádua) oferecem vagas conforme a tabela abaixo:

UNIDADE
CURSO
VAGAS
FAETEC ITAOCARA
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS I
25
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS II
25
FAETEC ITAPERUNA
COSTUREIRO
40
ESPANHOL BÁSICO
25
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO
25
EXCEL AVANÇADO
20
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS I
80
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS II
40
INGLÊS BÁSICO
50
INGLÊS INTERMEDIÁRIO
50
MODELISTA
40
MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES
14
OPERADOR DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA
20
FAETEC MIRACEMA
ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS
30
ASSISTENTE DE SECRETARIA ESCOLAR
30
CUIDADOR DE IDOSOS
30
ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO
30
ESPANHOL BÁSICO
90
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO
30
GARÇON
30
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS I
25
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS II
25
INGLÊS BÁSICO
90
INGLÊS INTERMEDIÁRIO
30
TEATRO MUSICAL
30
FAETEC SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
ESPANHOL INTERMEDIÁRIO
15
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS I
30
INFORMÁTICA - AMBIENTE WINDOWS II
15
INFORMÁTICA COMERCIAL - OFFICE E WINDOWS
15
MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES
15
PROGRAMADOR WEB
30

segunda-feira, 16 de julho de 2018

SESI promove curso gratuito de capacitação em editais culturais em Campos e Itaperuna

O SESI Cultural oferece nos dias 18/07 em Campos e 19/07 em Itaperuna, das 17h30 às 22h, o Curso de Capacitação em Editais Culturais. O objetivo é proporcionar a compreensão das etapas de um projeto cultural: elaboração, execução e prestação de contas. O projeto também vai oferecer orientações básicas para a formalização da empresa proponente e sobre como utilizar sistemas de inscrições online. 

A ideia é oferecer oportunidade para os talentos locais possam estar preparados para participar de editais e, dessa forma, se apresentarem em grandes palcos. 

A capacitação é voltada para pessoas maiores de 18 anos e é recomendável que tenham o Ensino Médio completo ou em curso e que já tenha atuação na área artística e/ou cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.firjan.com.br/caravanas

A Caravana vai fazer a capacitação para inscrições em três editais a serem lançados pelo SESI Cultural. “Programa de Fomento às Artes” vai selecionar projetos inéditos de artes cênicas (teatro, circo e dança), artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, instalação e fotografia) e música para apoio financeiro. “Novos Talentos da Música” vai contemplar 12 projetos (bandas ou artistas independentes), que receberão recursos financeiros para a produção de um videoclipe de música inédita. O SESI também disponibilizará um estúdio para a produção de um fonograma da mesma música. E o “Novos Talentos do Teatro” vai selecionar dez companhias de teatro que irão montar, cada uma, um espetáculo a partir da escolha de um dos textos inéditos desenvolvidos em todas as edições do Núcleo de Dramaturgia SESI.

Consultora 
A produtora, gestora cultural, jornalista e publicitária Sassá Samico é responsável pela elaboração do conteúdo e por ministrar a capacitação da Caravana. Nos últimos anos (2009 – 2018) atuou como Coordenadora Geral da Superintendência de Artes da Secretaria Estadual de Cultura, responsável por desenvolver ações nas áreas de artes cênicas (teatro, circo e dança), artes visuais (pintura, escultura, fotografia e instalação) e música. Dentre suas principais funções, elaborou, desenvolveu e coordenou diversos editais de fomento direto, além de acompanhar os projetos selecionados. Participou de diversas comissões de avaliação e seleção de projetos de editais de fomento direto, lançados pela Superintendência de Artes

Outras informações
Assessoria de Imprensa Regional Norte e Noroeste Fluminense
+55 (22) 2736-9628/ (22) 99870-0358

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Itaperuna tem o maior índice de desenvolvimento municipal do Estado do RJ segundo estudo da Firjan

Segundo algoritmo criado pela Firjan (IFDM - Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) para medir o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, em 2016 Itaperuna ficou em 1º lugar no Estado do Rio e 265º no âmbito nacional.

Além de Itaperuna, outros municípios do Noroeste Fluminense também tiveram boas colocações no ranking do Estado do RJ: São José de Ubá ficou na 16ª posição, em seguida Santo Antônio de Pádua (21ª), Aperibé (29ª), Italva (33ª), Natividade (35ª), ...

Em um município da região (Itaperuna), a categoria de desenvolvimento é considerada alta e nos outros 12 municípios considerada moderada.

O IFDM é baseado nas estatísticas oficiais sobre Emprego & renda, Educação e Saúde, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Educação e Saúde são os índices que mais contribuíram para elevar o IFDM consolidado dos municípios do Noroeste. Em 11 municípios o IFDM Educação é de desenvolvimento alto e nos outros 2 municípios de desenvolvimento moderado. O IFDM Saúde é de desenvolvimento alto em 7 municípios e moderado nos outros 5. Já o IFDM Emprego & renda é considerado moderado somente em 1 município (Itaperuna); regular em 8; e baixo em 4.

De 2015 para 2016, cinco municípios do Noroeste Fluminense tiveram aumento no IFDM  (Itaperuna, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai e Cambuci), enquanto nos demais municípios o IFDM caiu.

O IFDM varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias de desenvolvimento: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.