segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inscrições para vagas no ensino técnico começam hoje

Yara Aquino -Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto

Banner Sisutec

Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir de hoje (29) no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), na internet. As inscrições vão até sexta-feira (3). Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter tirado 0 na redação.

Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.

Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período, serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente.

No momento da inscrição, o estudante também terá que definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.

As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. No caso das vagas remanescentes, não é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem. O período de inscrição vai de 20 de julho a 2 de agosto.

domingo, 28 de junho de 2015

Passivo de 2013 dos municípios de Cambuci e Miracema mostram as dívidas mais elevadas da região

Pesquisa no Meu Município revela que nos passivos referentes a 2013 dos Municípios do Noroeste,  Cambuci e Miracema possuem dívidas altas de empréstimos a curto prazo, assim como Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Miracema tem as obrigações trabalhistas previdenciárias e assistenciais a pagar elevadas.

Ao clicar no link disponibilizado acima, preencher com o nome do município, ou municípios, e optar por Indicadores Gerenciais, o sistema irá detalhar alguns dados relativos aos balanços financeiros dos municípios consultados. Se, em seguida, o consulente optar por exportar dados, todos os dados serão muito mais detalhados em planilha Exccel.


Observação em 01/07: o valor total da tabela acima é sem sentido, pois o valor de uma coluna pode estar embutido no de outra.

Tabela dos Indicadores Gerenciais - 2013 mostrada online pelo sistema. A capacidade de poupar referente a Miracema mostra valor negativo, assim como os resultados fiscais de Bom Jesus do Itabapoana e Miracema também apresentam valores negativos.

Porciúncula terá que explicar contratação temporária

Foto: Mapa de Cultura do RJ
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou, nesta quinta-feira (25/6), em sessão plenária, que a prefeita de Porciúncula, Mirian Magda de Paula, esclareça por que optou pela contratação temporária de pessoal por meio de processo seletivo simplificado para atuação em quatro programas sociais, em desrespeito à legislação que admite tal possibilidade somente em caso de justificada emergência. A decisão seguiu voto do conselheiro-relator José Gomes Graciosa, que determinou a expedição de ofício ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), para a tomada das providências cabíveis. Mirian Magda de Paula tem prazo de 30 dias para responder ao TCE-RJ, contados a partir do recebimento de ofício com a decisão da Corte.

A prefeita terá que informar, também, as medidas que estão sendo adotadas para adequar os gastos com pessoal aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), visto que as contas recentes da prefeitura evidenciaram considerável comprometimento da Receita com o pagamento dos funcionários. Em seu voto, o relator destacou que, ao ultrapassar o limite prudencial, fica vedada à administração pública a realização de quaisquer atos que resultem na criação de cargos ou que impliquem no provimento de cargos, seja por admissão efetiva ou temporária.

As contratações temporárias feitas pela prefeitura se destinam a atender à necessidade de pessoal nos seguintes programas: Centro de Referência da Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especialização de Assistência Social (PAAF), Programa de Apoio ao Agricultor Familiar (Programa Projovem) e Serviço Socioeducativo para Crianças e Adolescentes, Jovens, Adultos e Pessoa Idosa.

TCE-RJ (exceto a foto)

sábado, 27 de junho de 2015

Contenção de gastos é pauta de reunião do Consórcio Noroeste de Resíduos Sólidos

O Consórcio tem como objetivo a exploração de um aterro sanitário em sistema de compartilhamento 

Foto: Marcelo Nunes
Nesta sexta-feira, 26, representantes do Consórcio Noroeste se reuniram nas dependências da Secretaria do Ambiente de Itaperuna. Além do presidente do Consórcio, o prefeito de Itaperuna Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), marcaram presença os seguintes gestores de municípios da região: Josias Quintal (Santo Antônio de Pádua); Leonardo de Souza Guimarães, o Leozinho (Italva); Luiz Carlos Fratane (São Fidélis); Everardo Ferreira (Varre-Sai); Rivelino Bueno (Laje do Muriaé); Branca Motta (Bom Jesus do Itabapoana); Francisco José Martins Bohrer, o Chico da Saúde (Natividade); e representantes de Porciúncula e São José de Ubá.

O presidente Alfredão destacou a importância de contenção de gastos enquanto se aguarda o início das atividades do aterro sanitário. Para isso sugeriu que a administração do Consócio fosse conduzida por outro consórcio existente, o Consórcio da Saúde. Também enfatizou a necessidade de união dos municípios do Noroeste Fluminense em prol do desenvolvimento da região.

Com informações do Departamento de Comunicação, da Prefeitura Municipal de Itaperuna

SENAI Rio inicia a capacitação de mais 71 jovens do serviço militar em Itaperuna e Porciúncula

Objetivo é facilitar a entrada dos recrutas no mercado de trabalho

Itaperuna, 26 de junho de 2015

Através da parceria junto ao Ministério da Defesa, o SENAI Rio iniciou, este mês, a qualificação profissional de mais 71 jovens em fase de conclusão do serviço militar obrigatório em Itaperuna e Porciúncula.

Em Itaperuna, 21 recrutas estão recebendo capacitação no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, cujas aulas são realizadas na unidade SENAI na cidade. Outros 13 jovens cursam Operador de Computador e frequentam aulas na Unidade Móvel do SENAI Rio de Tecnologia da Informação (TI), estacionada no pátio da unidade do Tiro de Guerra de Itaperuna.

Já em Porciúncula, são 19 oportunidades no curso de Pintor de Obras e 18 no de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. As atividades de ambos os cursos acontecem na unidade do Tiro de Guerra na cidade, em salas de aula e oficinas preparadas para o desenvolvimento da formação profissional.

O SENAI Rio e o Ministério da Defesa oferecem, em todo o estado, cursos em diversas áreas, com duração de 160 a 320 horas. O principal objetivo é que recrutas das três forças (Aeronáutica, Exército e Marinha) tenham uma qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho. “Certamente esses cursos farão a diferença na vida desses jovens, visto que ao término do serviço militar obrigatório eles sairão também com uma profissão”, disse Rodolfo Lima Martins, chefe de Educação Profissional do SENAI no Noroeste Fluminense.

Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Escolas têm até hoje para informar frequência para o Bolsa Família

Escolas têm até hoje (26) para informar a frequência dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família no sistema do Ministério da Educação. Os dados são referentes ao meses de abril e maio e começaram a ser registrados no dia primeiro de junho.

A frequência escolar é um dos requisitos para se manter no programa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o acompanhamento da frequência é feito a cada dois meses.

Alunos de seis a quinze anos devem ter presença mínima de 85% nas aulas e para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual é de 75%.

Além da exigência para as famílias, as prefeituras também devem garantir a oferta dos serviços de educação e prestar as informações de frequência. Se o poder público não fizer isso, o município recebe menos recursos do governo federal para a gestão do programa.

No primeiro bimestre, 14,5 milhões de alunos beneficiários cumpriram a frequência escolar mínima. O número representa 96% do total de crianças e adolescentes acompanhados no período.

Com informações da Agência Brasil


quarta-feira, 24 de junho de 2015

SESI Cultural traz a Itaperuna workshop de ballet clássico cubano

Metodologia do país latino-americano contribui para a
formação de bailarinos ágeis e com grande força.
Inscrições estão abertas no atendimento do SESI Itaperuna

Itaperuna, 24 de junho de 2015

Considerado o método mais adequado às condições físicas, à musicalidade e às expressões corporais latinas, o ballet clássico cubano será tema de um workshop neste fim de semana, no Teatro SESI Itaperuna. A realização é do Sistema FIRJAN, por meio do SESI Cultural. A metodologia do país latino-americano é conhecida ainda por aulas bem expansivas, contribuindo para a formação de bailarinos ágeis e com grande força.

As atividades, voltadas para dançarinos profissionais ou amadores, acontecerão no sábado e domingo, dias 26 e 27, em três turmas. O horário será das 10h às 12h para os participantes de nível Intermediário I, das 14h às 16h para Intermediário II e das 16h às 18h para Intermediário III.

A instrutora será Sahyly Presmanes, graduada pela Escola Nacional de Ballet de Cuba, onde ainda permaneceu, durante 15 anos, como bailarina e professora. Hoje vive no Brasil, atuando como mestre e coreógrafa do Centro de Artes Madeleine Rosay e da Companhia de Danças de Campos dos Goytacazes. Também integra o corpo de mestres do Cuballet Brasil e do Pas de Cuba.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no atendimento do SESI Itaperuna, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para mais informações, ligue (22) 3811-9219 ou 3811-9246.
 
Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

Tomógrafo Móvel fica em Santo Antônio de Pádua para atender 15 municípios até 4 de julho

Moradores de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Miracema, Cambuci, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira e São Fidelis tem até o dia 4 de julho para realização de exames no Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde, que está na cidade desde a última quarta-feira, 17/6. O equipamento está instalado na Avenida João Jasbick, no pátio do Hospital Helio Montezano de Oliveira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados e feriados, das 7h30 às 15h.

Os exames de tomografia computadorizada são realizados a partir do agendamento prévio, feito pela secretaria municipal de Saúde de cada município com a Secretaria de Estado de Saúde. Os laudos são encaminhados para as secretarias de Saúde do município de residência do paciente. A iniciativa destina-se a realização de exames de tomografia computadorizada de caráter eletivo, com objetivo de atender a demanda, muitas vezes reprimida, de muitos municípios.

Com informações da Imprensa RJ

terça-feira, 23 de junho de 2015

Não só em 2013, mas também na média dos oito anos do IFGF São José de Ubá tem a melhor gestão fiscal da região

Na média dos Índices Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), relativos a 2006 a 2013, São José de Ubá tem a melhor média é único conceito B (Boa Gestão) do Noroeste, com o IFGF médio 0,61127. Ao longo destes oito anos, o município obteve em cinco deles o conceito B.

Os demais municípios da região obtiveram na média do IFGF conceito C (Gestão em Dificuldades), com exceção de Bom Jesus do Itabapoana que obteve conceito D (Gestão Crítica), e também Aperibé, Itaocara e Varre-Sai que não tiveram as médias dos IFGF calculadas por ainda não terem apresentados os dados referentes às contas públicas municipais de determinados anos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda (MF). O Sistema Firjan utiliza como fonte de informações para cálculo do IFGF os dados enviados pelos municípios à STN.

Para maiores esclarecimentos a respeito dos IFGF dos municípios relativos ao período 2006 a 2013, inclusive os indicadores que compõem o IFGF, acessar o site da Firjan.


domingo, 21 de junho de 2015

Quem ganha e quem perde na duplamente guerra suja do lixo em Miracema

Ao contrário do que pensa quem espalha lixo pelo município, quem ganha é a situação, pois as evidências de que o lixo foi propositalmente e estrategicamente espalhados, geralmente nas pequenas estradas que circundam a cidade, são inquestionáveis por qualquer um.

Quem perde é a população, principalmente das periferias, que passa a ter que conviver com a insalubridade provocada por esta ação inconsequente.

Horários divulgados pela PMM para o recolhimento do lixo no município:



sábado, 20 de junho de 2015

Noroeste perde vagas de trabalho em maio

Em maio deste ano, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), registrou perda de 104 vagas nos empregos com carteira assinada no Noroeste Fluminense. Segundo o Caged, foram 1.216 admissões e 1.320 desligamentos. Em maio do ano passado, foram abertas na região 130 novas vagas.

Perdas por microrregião do Noroeste: Itaperuna (-89) e Santo Antônio de Pádua (-15).

No município de Santo Antônio de Pádua foram abertas 26 novas vagas. Em seguida 18 em Cambuci, sete em cada um dos municípios de Italva e Varre-Sai, e quatro em Natividade. Nos demais municípios da região ocorreram demissões, tendo em Bom Jesus do Itabapoana o maior número, -53.

No setor serviços foram abertas 91 novas vagas (81 na microrregião Itaperuna e 10 na microrregião Santo Antônio de Pádua), enquanto as maiores baixas ocorreram na indústria de transformação, -140 (sendo -84 na microrregião Itaperuna e -56 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida no comércio, -37 (54 demissões na microrregião Itaperuna e 17 admissões na microrregião Santo Antônio de Pádua) e construção civil, -34 (-27 na microrregião Itaperuna e -7 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No acumulado do ano, foram -263 vagas, sendo 367 demissões na microrregião Itaperuna e 104 admissões na microrregião Santo Antônio de Pádua. Neste mesmo período do ano passado, foram criados 382 novos postos de trabalho na região.

Em Itaocara foram abertas 76 vagas, em seguida 48 em Natividade, 31 em Porciúncula, 26 em Miracema, 24 em Cambuci, ... Municípios que acumulam as maiores perdas de vagas: Itaperuna (-289) e Bom Jesus do Itabapoana (-148).

O setor serviços acumula abertura de 203 novas vagas (86 na microrregião Itaperuna e 117 na microrregião Santo Antônio de Pádua) e o de administração pública acumula 35, todas abertas em Itaocara (único município da região que apropria adequadamente no respectivo setor as contratações realizadas pela prefeitura). O setor comércio acumula a maior baixa de vagas,  -232 (-254 na microrregião Itaperuna e +22 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida o de construção civil, -160 (-120 na microrregião Itaperuna e -40 na microrregião Santo Antônio de Pádua). 

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

Link para matéria na Agência Brasil sobre empregos formais em maio no País

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Desempenho de Miracema nas oito edições do IFGF

Nas oito edições do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 2006 a 2013, Miracema obteve os melhores resultados, com o conceito B (Boa Gestão), nas de 2006, com IFGF 0,6431, e 2008, com IFGF 0,6429. Nos demais anos da série obteve conceito C (Gestão em Dificuldades), tendo nos anos de 2010 a 2013 repetidos declínios. Neste período (2010 a 2013), o IFGF do município recuou  -10,38%. 

Indicadores do IFGF: 

Receita Própria - apenas em 2009 que o município não ficou com o conceito D (Gestão Crítica), ficou com o conceito C, apresentando o IFGF 0,4411. Nos demais anos os IFGF deste quesito variaram entre 0,2833 e 0,3933. 

Gastos com Pessoal - o melhor resultado do município foi em 2006, com conceito B (IFGF 0,7329). Nos demais anos prevaleceu o conceito C, com os IFGF variando de 0,4572 a 0,5319. 

Investimentos - o melhor ano foi em 2008 com o conceito B (IFGF 0,6375) e os piores, com conceito D, foram em 2012 (IFGF 0,1445), 2007 (IFGF 0,1884) e 2013 (IFGF 1909). 

Custo da Dívida - depois do declínio de 2006 a 2009, onde os IFGF caíram de 0,8242 (conceito A – Gestão Excelente) para 0,6848 (conceito B), os resultados dos anos seguintes (2010 a 2013) passaram a ser ascendentes dentro do conceito A, variando entre 0,8827 e 0,9649. 

Liquidez – este é o indicador que o município apresenta os melhores resultados ao longo destes oito anos, tendo o IFGF máximo (1,0000) nos anos 2007, 2008, 2011 e 2012, e ainda conceito A nos anos 2006, 2010 e 2013. Apenas em 2009 que o IFGF foi mais baixo, 0,5202 (conceito C).

Os dados dos gráficos abaixo foram obtidos no site da Firjan.

 

São José de Ubá é o melhor colocado da região, no IFGF 2013

A seguir, análise da Firjan sobre os IFGF 2013 dos municípios do Noroeste Fluminense. A análise foi obtida no site da Firjan, http://www.firjan.org.br/ifgf/downloads/


quarta-feira, 17 de junho de 2015

Musical “Deixa Clarear” no Teatro SESI Itaperuna, neste sábado

A montagem é protagonizada pela jovem atriz Clara Santhana, idealizadora do projeto e apaixonada pela obra da cantora mineira Clara Nunes.

Em 75 minutos de duração, o musical apresenta  fases da carreira e da vida de Clara Nunes e tem como ponto alto a música, que atua como uma extensão da cena.  Estão lá, clássicos da cantora, como “O canto das três raças” (Paulo Cesar Pinheiro/ Mauro Duarte) e “Na linha do mar” (Paulinho da Viola), “Morena de Angola” (Chico Buarque), “Um ser de luz” (João Nogueira/Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Duarte), “O mar serenou” (Candeia), entre outras.

O espetáculo mistura música e poesia para contar, de forma delicada, um pouco da trajetória de Clara Nunes, com o objetivo de incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas. “Nossa ideia é apresentar o legado de Clara Nunes para as novas gerações”, explica Clara Santhana. A atriz se apresenta acompanhada da banda formada por Luciano Fogaça (percussão) e Bidu Campeche (percussão/ cavaquinho), Felipe Rodrigues (violão) e Lauro Lira (flauta/violoncelo).

Clara Santhana, pesquisou a trajetória da cantora para se preparar e dar início ao “Deixa Clarear”. Ela chegou a ir até Caetanópolis (MG), terra natal de Clara Nunes, onde fez entrevistas com Dindinha, irmã da cantora. Ela também visitou o Memorial Clara Nunes, onde estão expostos os figurinos e prêmios que ela recebeu.

O musical estreou em 2013, no Teatro Café Pequeno, como uma homenagem aos 30 anos de morte da cantora mineira. Com o sucesso, seguiu para o Teatro das Artes, o Teatro João Caetano, Imperator e desde então já rodou por cidades como Niterói, Resende, Araxá (MG) e Goiânia (GO).

A atriz Clara Santhana é dirigida por Isaac Bernat, que atua na peça "Incêndios" com Marieta Severo, e a direção musical é de Alfredo Del Penho que participou de musicais como “Gonzagão, A Lenda” e “Sassaricando”.

A apresentação acontece neste sábado, dia 20, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 20 e são vendidos no atendimento da unidade SESI Itaperuna, que funciona de segunda a sexta-feira, ou a partir de duas horas antes de iniciar o espetáculo, na bilheteria do Teatro. Associados ao SESI, estudantes, terceira idade, pessoas com necessidades especiais e jovens de até 21 anos pagam meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

terça-feira, 16 de junho de 2015

Exibição no Rink dos filmes “As aventuras do avião vermelho” e “Gonzaga – De pai pra filho”, neste sábado

A caravana Cine na Estrada SESI Cultural chega dia 20 de junho (sábado), em Miracema, na Praça Dona Ermelinda (RINK). Serão exibidos os filmes “As aventuras do avião vermelho”, animação destinada ao público infantil, às 18h, e “Gonzaga – De pai pra filho”, para os adultos, às 20h30. A entrada é franca e dá direito a pipoca. 

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada, que conta com a produção da produtora carioca Bossa Nova, tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longas-metragens premiados. De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana. 

Miracema é a oitava cidade a receber o projeto, que já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus, Porciúncula, Trajano de Moraes, Santo Antônio de Pádua e Cantagalo. Próximas cidades: Sapucaia (27/06), Itatiaia (11/07) e Miguel Pereira (22/08).

FICHA TÉCNICA E SINOPSE DOS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS EM MIRACEMA:


“O MENINO NO ESPELHO”
Duração: 78 minutos
Gênero: Drama
Direção: Guilherme Fiúza Zenha
Ano de produção: 2014
Classificação indicativa do filme: Livre
Elenco: Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Laura Neiva e Gisele Fróes, Lino Facioli, da série Game of Thrones, Giovanna Rispoli, Murilo Quirino e Ravi Hood.
Sinopse: Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.

“Gonzaga - de pai pra filho”
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Direção: Breno Silveira
Ano de produção: 2012
Classificação indicativa do filme: 12 anos
Elenco: Adelio Lima, Chambinho do Acordeon, Land Vieira, Julio Andrade, Giancarlo di Tomazzio, Alison Santos, Nanda Costa, Silvia Buarque, Luciano Quirino, Claudio Jaborandy, Cyria Coentro, Olivia Araujo, Domingos Montagner, Zezé Motta, João Miguel, Cecilia Dassi.
Sinopse: Separados pela vida, unidos pela música. Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento. 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Projeto:  Cerejeira Comunicação 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Teatro SESI Itaperuna: espetáculos “Bossa Nova, Boa Gente”, no sábado, e “Victor James”, no domingo

"Bossa Nova, Boa Gente"
Para os amantes do ballet contemporâneo, o espetáculo “Bossa Nova, Nova Gente” entra em cena no Teatro SESI Itaperuna. A montagem utiliza projeção e 15 cenas para mostrar os acontecimentos que marcaram a história da Bossa Nova, movimento que despontou dezenas de jovens compositores e instrumentistas. A apresentação será neste sábado, dia 13, a partir das 20h, com entrada franca.

O corpo de baile de “Bossa Nova, Nova Gente” é da Companhia Jovem de Ballet Pequenos Talentos, de Vitória (ES), que integra um projeto socioeducativo pautado na valorização de aptidões, descoberta de novos talentos e promoção da inclusão social de crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é que a rotina de aulas e ensaios contribua para que os novos bailarinos deem inicio a um ciclo de vida profissional na área de dança.

O espetáculo tem como coreógrafa Alice Arja, professora e diretora da Companhia de Ballet do Rio de Janeiro e relações internacionais do Miami City Ballet School, cuja principal especialidade é a remontagem de clássicos de repertório internacional, entre eles “Quebra-Nozes”, “Don Quixote” e “Lago dos Cisnes”.

"Victor James"
Já o espetáculo “Victor James”, uma viagem ao mundo dos videogames, promete divertir a criançada, neste domingo, 14, às 17 h. Os ingressos são vendidos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Através da mímica, a peça teatral conta a história do garoto Victor James, que passa seus dias em frente a um jogo de videogame e não quer saber de estudar, tomar banho ou fazer as refeições. Porém, transformado em um dos bonecos virtuais, ele percebe que viver em uma tela de computador pode ser uma experiência não muito agradável.

O espetáculo é do Centro Teatral Etc e Tal, composto pelo trio de cômicos Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo. A premiada companhia carioca de repertório, fundada em 1993, desenvolve sua pesquisa artística com base na tríade Teatro-Mímica-Humor. Durante os 22 anos de estrada, já realizou em torno de 2,5 mil apresentações nacionais e internacionais, atingindo mais de 500 mil espectadores.

O espetáculo será também exibido na unidade SESI de Macaé, na sexta-feira, dia 12, às 16 h, depois na de Campos, no sábado, 13, às 17h.

Os ingressos são vendidos no atendimento das unidades SESI dos locais onde serão apresentados o espetáculo, que funcionam de segunda a sexta-feira, ou a partir de duas horas antes de iniciar o espetáculo, na bilheteria dos Teatros. Associados ao SESI, estudantes, terceira idade, pessoas com necessidades especiais e jovens de até 21 anos pagam meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

domingo, 7 de junho de 2015

Ranking da extrema pobreza no Noroeste Fluminense

O jornal “O Globo” publicou durante esta semana matéria sobre municípios do estado do Rio que têm índices elevados de extrema pobreza (renda mensal inferior a R$ 70,00). O G1 Norte Fluminense também publicou, nos dias 3 e 4, a matéria sobre o lenhador Almir Alves Pereira, de São Francisco do Itabapoana, município que apresenta a maior taxa de extrema pobreza no estado (links para as matérias aqui e aqui). Porciúncula e São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, também foram citados como municípios de taxa elevada de pessoas vivendo na extrema pobreza. 

Pois bem, vejamos então como são as taxas de extrema pobreza no Noroeste Fluminense e respectivos municípios, de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no Censo IBGE 2010. Tais taxas já foram publicadas aqui no blog sob o título PNUD - ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO MILÊNIO NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE - REDUÇÃO DA POBREZA EXTREMA PELA METADE ATÉ 2015 : 

Extrema pobreza 

No Noroeste Fluminense tem 10.546 pessoas, ou 3,32% da população, vivendo com renda mensal abaixo de R$ 70,00, sendo distribuídas pelos municípios da região da seguinte forma (na ordem de menor porcentual da população do município): 256 pessoas ou 1,7% da população em Natividade; 564 ou 2,1% em Miracema; 2.109 ou 2,2% em Itaperuna; 1.136 ou 2,8% em Santo Antônio de Pádua; 275 ou 2,9% em Varre-Sai; 733 ou 3,2% em Itaocara; 337 ou 3,3% em Aperibé; 549 ou 3,7% em Cambuci; 520 ou 3,7% em Italva; 337 ou 4,5% em Laje do Muriaé; 1.629 ou 4,6% em Bom Jesus do Itabapoana; 343 ou 4,9% em São José de Ubá; e 1.758 ou 9,9% em Porciúncula.

Um dos motivos da taxa elevada em Porciúncula vem a ser a baixa redução da extrema pobreza no período 2000 a 2010, apenas -3,9%, enquanto em Natividade, Miracema e Varre-Sai esta mesma redução foi de -75% a -77%. O município que menos reduziu a taxa, depois de Porciúncula, foi Itaocara (-23,3%), em seguida Bom Jesus do Itabapoana (-24,6%). 

Entre a linha da extrema pobreza e pobreza 

Já com renda mensal entre R$ 70,00 e R$ 140,00 (pobreza), são 34.462 pessoas, ou 10,85% da população do Noroeste Fluminense. Em Itaperuna são 7,50% da população; em Santo Antônio de Pádua 9,60%; Aperibé 10,40%; Natividade 10,50%; Italva 10,90%; Itaocara 11,30%; Bom Jesus do Itabapoana 11,60%; Cambuci 12,00%; Miracema 12,70%; Varre-Sai 13,90%; Laje do Muriaé 15,70%; Porciúncula 18,60%; e São José de Ubá 21,70%.
 

Abaixo da linha da Pobreza

O importante é que os municípios avançaram, uns mais outros menos, na redução da pobreza (renda mensal inferior a R$ 140,00) no período 2000 a 2010: Natividade foi o município que mais reduziu a pobreza, -63,1%. Em seguida Varre-Sai (-61,1%), Itaperuna (-59%), Italva (-55,9%), Miracema (-55,1%), Cambuci (-53,7%), Santo Antônio de Pádua (-50,2%), Bom Jesus do Itabapoana (-48,6%), Itaocara (-48%), Laje do Muriaé (-47,1%), Aperibé (-43%), Porciúncula (-40,7%) e São José de Ubá (-28,8%). 

Comparando os extremos da redução da pobreza nos municípios, Natividade reduziu em média -6,3% ao ano, enquanto São José de Ubá -2,9%, o que vem a ser menos da metade da redução em Natividade.

sábado, 6 de junho de 2015

Festival de Música Rádios MEC e Nacional quer valorizar músicos do interior do Estado do Rio

Os cantores, compositores e instrumentistas do estado do Rio de Janeiro têm até 17 de julho para se inscreverem no Festival de Música rádios MEC e Nacional. A competição receberá inscrições nas categorias: melhor canção, melhor música instrumental, melhor intérprete vocal e lança uma categoria específica para música clássica, que marca a participação da Rádio MEC FM, pela primeira vez, no festival. Também será premiada a música mais votada pela internet.

Para se inscrever, o autor deve morar há, pelo menos, dois anos no Rio de Janeiro e apresentar composições inéditas, em português, no caso das canções, que não tenham sido veiculadas, nem em plataforma web. O material pode ser entregue em CDs na sede das emissoras, no centro do Rio, ou pelos Correios. A premiação vai incluir, além de troféus e certificados, a divulgação do trabalho musical dos vencedores, nas próprias emissoras, durante um ano.

Na quinta edição, segundo o coordenador da MEC FM, Thiago Regotto, o festival também busca a participação de músicos do interior, que são alcançados principalmente pelas rádios MEC AM e Nacional do Rio de Janeiro, nas frequências 800 e 1130 kHz. “Não queremos fazer um festival de música só da cidade do Rio de Janeiro ou da região metropolitana. Queremos que pessoas [de cidades] da Baixada [Fluminense], de Itaperuna ou Cabo Frio, por exemplo, se inscrevam.”

O edital completo está disponível no site Festival de Música Rádios MEC e Nacional .



Rio terá primeiro Festival de Choro na Gamboa

Com apoio do Ministério da Cultura, a primeira edição do Festival de Choro na Gamboa será realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Serão três dias de apresentações gratuitas, com três atrações por noite.

O curador do festival, violonista Yamandu Costa, disse à Agência Brasil que a meta é inserir o evento no calendário oficial da cidade. “Quando a gente fala desse tipo de projeto, a intenção é essa. O Rio de Janeiro passa por um momento especial. Os holofotes do mundo estão muito virados para nós e é muito importante que, cada vez mais, tenhamos eventos que abranjam esse universo da música tradicional”. 

Com informações da Agência Brasil

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ex-prefeito de Bom jesus do Itabapoana terá que devolver R$ 56,8 mil

Ex-prefeito de Bom Jesus de Itabapoana, Paulo Roberto Duarte Portugal terá que devolver aos cofres do município, com recursos próprios e no prazo de 30 dias, R$ 56.875,87 (20.972,70 Ufir-RJ), conforme decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) tomada na sessão plenária desta terça-feira (2/6), seguindo o voto do conselheiro-relator José Gomes Graciosa. 

A imputação de débito decorreu da constatação de diversas despesas irregulares feitas em 2008 e descobertas pelos técnicos do TCE-RJ na inspeção ordinária realizada na prefeitura entre 18 de maio e 5 de junho de 2009.

Foram verificadas irregularidades em despesas não comprovadas pelo gabinete do prefeito com supostos gastos com alimentação para autoridades em visita ao município e aquisição de gêneros alimentícios para almoço de confraternização dos funcionários municipais.

TCE-RJ

Consuma com moderação

O slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5), “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”, convida as pessoas a repensarem seus estilos de vida e a se verem como parte da coletividade, em uma comunidade global. A expectativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é que de um a três bilhões de consumidores de classe média sejam somados à população global até 2030 e o Brasil tem um papel importante neste contexto.

A ideia de que a riqueza de um país está ligada apenas ao giro da sua economia está ficando ultrapassada e cada vez mais as instâncias internacionais têm um olhar mais social, além do econômico.

“O Brasil tem sido muito reconhecido pela inclusão de pessoas no acesso aos bens de consumo, mas tem um desafio muito grande que é a educação dessa população. Só dar poder de compra não forma cidadãos que analisam e fazem as escolhas conscientes. Precisamos ajudar as pessoas a questionarem o que é mais importante na vida delas, a fazerem escolhas que priorizem menos bens materiais e sigam no caminho da qualidade de vida”, explicou a gerente de Comunicação e Campanhas do Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha pelo consumo consciente, Gabriela Yamaguchi.

O Instituto Akatu possui uma rede de aprendizagem para troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil. O Edukatu reúne informações e materiais sobre o tema e convida os participantes a realizar atividades por meio de circuitos de aprendizagem.

Já o Pnuma desenvolve no Brasil, desde 2008, a campanha Passaporte Verde que procura sensibilizar turistas para contribuir com o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis durante as férias e o lazer. Na próxima semana, o programa das Nações Unidas lança, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Guia Produção e Consumo Sustentáveis: tendências e oportunidades para o setor de negócios.

Segundo a consultora do Pnuma, o guia é uma forma simplificada de explicar esse conceito de produção e consumo sustentáveis. “Isso vai além da chamada gestão ambiental, de reduzir o desperdício, mas desenhar produtos mais sustentáveis, um ferro elétrico que consome menos energia, por exemplo. O guia traduz esse conceito mais complexo para uma linguagem que as pequenas e médias empresas entendem e se apropriam. É uma conversa com todos os elos da cadeia também para sensibilizar o consumidor a prestigiar esses produtos. Optar pelos mais sustentáveis serve de recado para a indústria, de que [o consumidor] quer mais desses produtos”, explicou Fernanda.

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Vice assume a Prefeitura de Cambuci após afastamento temporário do prefeito pela Câmara

Foto: internet/viajandotodobrasil.com
A Câmara Municipal de Cambuci afastou no dia 26 do mês passado, o prefeito Agnaldo Vieira Mello (Agnaldinho), do PMDB. Por oito votos a um, os vereadores decidiram pelo afastamento do prefeito por 90 dias, para que ele não interfira nas investigações sobre as suspeitas de superfaturamento nos gastos da prefeitura. Entre as suspeitas a serem investigadas pelos vereadores estão os R$ 300 mil gastos pelo prefeito no Carnaval de 2014, sem que houvesse licitações, apenas carta convite. Caso sejam encontrados nas investigações elementos comprobatórios, será instaurada Comissão Processante para consumar a cassação do prefeito.   

O vice-prefeito José Defanti, assumiu a gestão do município nesta segunda-feira, 1º.

Em espaço relativamente curto de tempo, este é o segundo caso de afastamento de prefeito em Cambuci. Em 2012, a Justiça determinou o afastamento do então prefeito Oswaldo Botelho (PSD), por suspeita de fraude em licitação.

Estado do Rio tem um terço de seu território em unidades de conservação

Foto: Shana Reis
O novo Atlas das Unidades de Conservação do Estado do Rio, lançado nesta quarta-feira, 3, em evento no Palácio da Guanabara, é uma edição revista, ampliada e bilíngue da publicação lançada em 2000. São 172 páginas com informações e mapas atualizados de todas as unidades de conservação estaduais e federais. Atualmente, existem 33 unidades estaduais, totalizando 450 mil hectares de florestas, incluindo restingas, manguezais e praias. Já as unidades de conservação federais protegem 950 mil hectares. Somadas às unidades municipais, que reúnem 100 mil hectares, o estado conta com 34% do seu território sob proteção. Nos últimos 10 anos, o estado mais do que dobrou a superfície protegida. Em 2006, eram 27 unidades de conservação estaduais, que totalizavam 120 mil hectares.

No evento no Palácio da Guanabara, o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário do Ambiente, André Corrêa, assinaram o decreto que autoriza a criação dos primeiros Refúgios da Vida Silvestre (RVS) às margens do Rio Paraíba do Sul. A área de 12 mil hectares vai contribuir para a segurança hídrica do estado, já que o rio é responsável pelo abastecimento de grande parte da população, incluindo a Região Metropolitana.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pesquisa aponta Norte e Noroeste como maior área de risco de estiagem no Estado do Rio


De acordo com o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro, lançado nesta segunda-feira, 1/6, pela Secretaria estadual de Defesa Civil, 54% dos municípios têm risco severo de registrar incêndio florestal e 34% de passar por estiagem no inverno. A mancha de risco de estiagem se concentra no Norte e Noroeste fluminense, com 18 municípios classificados com risco severo. O risco de incêndio florestal é concentrado nas regiões Metropolitana, Serrana e dos Lagos. Os municípios de Porciúncula, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebu, Saquarema e Itaboraí estão no nível mais alto de risco dos dois desastres mapeados.

O diretor-geral da Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, explicou que o levantamento foi feito com o apoio de 86 órgãos de Defesa Civil municipais, com base nas edições 2012 e 2014 do Mapa de Ameaças Naturais do estado. O estudo classifica as cidades de acordo com cinco categorias de risco, que vão de leve ao severo.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Inaugurada em Itaperuna nova sede da Defensoria Pública do Estado e a revitalização asfáltica de ruas

Foto: Carlos Magno
O governador Luiz Fernando Pezão descerrou, nesta segunda-feira, 1/6, a placa comemorativa à inauguração da nova edificação da sede da Defensoria Pública do Estado, e vistoriou obras de recuperação asfáltica de ruas, em Itaperuna.

A nova sede da Defensoria Pública no município tem capacidade para atender 150 pessoas diariamente. No local vai funcionar o Núcleo de Primeiro Atendimento, onde a população pode ter orientação jurídica, mediação de conflitos, obtenção de documentos e abertura de processos judiciais.

Já o programa Asfalto na Porta, realizado pela Secretaria de Obras, concluiu as melhorias de recuperação asfáltica de 24 ruas nos bairros Frigorífico,  Cehab, Fiteiro, São Francisco, Niterói, Vinho, Lions e Presidente Costa e Silva, do município. Deste total, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) revitalizou cinco vias do bairro Frigorífico. Os dois órgãos estaduais investiram R$ 5 milhões nessas intervenções.

O recapeamento faz parte da segunda etapa do programa na cidade. Nas duas primeiras fases, foram recuperados 26 quilômetros de vias. Na primeira etapa do Asfalto na Porta em Itaperuna, foram investidos R$ 4,95 milhões, beneficiando 41 ruas dos bairros Surubi, Estrada da Granja, Cidade Nova, Aeroporto, Estrada do Pau Ferro, Niterói, Fiteiro e Cehab.