sexta-feira, 30 de abril de 2021

Arrecadação do ICMS no Noroeste Fluminense cresce 14% em março e 8% no primeiro trimestre

Em março, a arrecadação do ICMS pelo Estado do Rio nos Municípios do Noroeste Fluminense aumentou 13,96% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na comparação com o mês anterior (fevereiro) caiu 0,05%. Em todo o Estado o aumento foi de 3,88% na comparação com o mesmo mês do ano passado e queda de 0,12% na comparação com o mês anterior deste ano.

Entre os 13 municípios da região houve aumento de arrecadação em 10, que variou entre 5,02% e 98,84%. Nos outros três municípios a queda variou entre -20,53% e -50,27%.

No primeiro trimestre do ano, o aumento da arrecadação no Noroeste Fluminense foi de 7,55% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em todo Estado o aumento foi de 7,83%.

Entre os 13 municípios da região houve aumento de arrecadação em 9, que variou entre 8,23% e 42,66%. Nos outros quatro municípios a queda variou entre -9,18 e -39,01%.

Três municípios concentraram mais de 80% da arrecadação na região: Itaperuna (60,75%), Santo Antônio de Pádua (12,83%) e Miracema (6,83%).

A Constituição Federal 1988 estabelece que 25% da receita do ICMS serão distribuídos aos municípios (Inciso IV do Artigo 158). Segundo os critérios estaduais (Leis nºs 2664/1966 e 5100/2007), estes 25% devem ser compostos da seguinte forma: 33% (cota mínima); 26% (área geográfica); 23% (população); 10% (conservação ambiental); e 7% (ajuste fiscal).

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Noroeste Fluminense abre 296 postos de trabalho com carteira em março e 596 no acumulado do ano

Em março, o país gerou 184.140 vagas de emprego com carteira assinada e no primeiro trimestre 837.074. Parte deste resultado atribui-se a primeira edição do programa de manutenção e renda (EBem), que foi reeditado ontem (26/04).  No Estado do Rio o saldo de empregos formais foi 13.097 em março e 28.070 no primeiro trimestre.

No Noroeste Fluminense foram abertas 296 vagas em março (+179 na microrregião Itaperuna e +113 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Itaperuna liderou na abertura de vagas (175),  em seguida Santo Antônio de Pádua (66), Itaocara (30), Aperibé (23), Porciúncula (17), Laje do Muriaé (8), Miracema (6), Bom Jesus do Itabapoana (4), Varre-Sai (2) e Italva (1). Em Cambuci o saldo foi negativo (-28), também em Cambuci e São José (-6 em cada um).

O setor indústria absorveu o maior número de vagas, 137 (+85 na microrregião Itaperuna e +52 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida comércio, com 93 (+47 na microrregião Itaperuna e +46 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No primeiro trimestre do ano, a região registrou abertura de 596 vagas (+343 na microrregião Itaperuna e +253 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Sendo líder novamente Itaperuna, com abertura de 198 vagas. Em seguida Santo Antônio de Pádua (145), Itaocara (75), Bom Jesus do Itabapoana (69), Porciúncula (45), Italva (34), Aperibé (33), Laje do Muriaé (16), Miracema (15). Nos demais municípios da região as perdas de vagas variaram entre -10 e -5.

O setor indústria acumula abertura de 271 vagas (+189 na microrregião Itaperuna e +82 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida comércio, com 218 (+90 na microrregião Itaperuna e +128 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna - Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; Santo Antônio de Pádua - Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.


sexta-feira, 16 de abril de 2021

Alguns obstáculos técnicos, conforme instrução do INEA, no local escolhido para a pretensa construção de aterro sanitário em Miracema

 Instrução Técnica do Governo do Estado do RJ / Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade / Instituto Estadual do Ambiente:

INSTRUÇÃO TÉCNICA PRES/CEAM Nº 01/2020

INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA E SEU RESPECTIVO RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL – RIMA PARA ANÁLISE DA VIABILIDADE AMBIENTAL DA IMPLANTAÇÃO DE UM ATERRO SANITÁRIO DE RESÍDUOS URBANOS, NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA, SOB RESPONSABILIDADE DA EMPRESA CENTRAL DE TR

http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/IT_01_CTR-MIRACEMA_.pdf

Dentre os itens da IT PRES/CEAM Nº 01/20 supramencionada, fiz comentários (destacados em caixa alta e negrito) em alguns itens da IT, que dificilmente o local escolhido para a construção do Aterro Sanitário em Miracema conseguiria cumprir:

3.1.7. Requerer previamente ao Inea, Autorização Ambiental com fins de levantamento de fauna silvestre para a elaboração do EIA/Rima.

O LOCAL É HABITAT DO CUITELÃO (Jacamaralcyon trydactila) E DO CHAUÁ (Amazona rhodocorytha), QUE ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO, ASSIM COMO DE DIVERSOS OUTROS PÁSSAROS. NO BLOG MIRACEMA.RJ (https://miracemaestadodorj.blogspot.com) TEM VÁRIOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESTES PÁSSAROS FEITOS POR MIM NO LOCAL (NA PÁGINA Pássaros observados na natureza em Miracema).

É TAMBÉM HABITAT DO SAGUI-DA-SERRA-ESCURO (Callithrix aurita) E DO MACACO GUIGÓ (Callicebus nigrifrons) , QUE TAMBÉM ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO, E DE INSETOS RAROS COMO O BESOURO Trichaptus mutillarius E DONZELINHAS GIGANTES (Zigoptera). TAIS ANIMAIS TAMBÉM TÊM VÁRIOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS (EXCETO DO GUGÓ) FEITOS POR MIM E DISPONÍVEIS NO MESMO BLOG, NA PÀGINA Fauna observada na natureza em Miracema).

TEM TAMBÉM AS POSTAGENS:

Chauá, um dos motivos para ampliação dos remanescentes florestais protegidos em Miracema

O Sovi e Saguis-das-serras-escuros das matas nos arredores do Conde

Nasceu o filhote de sovi que estava chocando próximo das matas do Conde

Migrações dos gaviões Tesoura e Caramujeiro em Miracema

Fotos: 1 - Cuitelão; 2 - Chauá; 3 - Sagui-da-serra-escuro; 4 - Donzelinha gigante;
 5 - Donzelinha gigante; e 6 - Besouro Trichaptus mutillarius.

4.6.1.1. O estudo da área potencial para implantação do empreendimento deverá ser realizado à luz dos seguintes aspectos:

a) Identificação de áreas de pequena interferência com a vizinhança, procurando escolher áreas de baixa densidade populacional, para se evitar que haja uma grande mobilização de pessoas contrárias à ideia de ter nas suas proximidades uma atividade, que potencialmente tem tradição de gerar transtornos como, barulho, mau cheiro, atração de aves e de vetores prejudiciais à saúde pública;

A VIZINHANÇA DO LOCAL JÁ SE MANIFESTOU CONTRÁRIA AO PROJETO

b) Procurar áreas que de alguma forma já apresentem alguma degradação por atividades diversas, como a de exploração minerária, áreas próximas de usinas de tratamento de esgoto urbano, entre outros;

O LOCAL É PRESERVADO E NÃO APRESENTA NENHUMA DEGRADAÇÃO

c) Identificação de regiões de baixa potencialidade de contaminação do lençol freático e/ou de mananciais;

EXISTE LENÇOL FREÁTICO NO LOCAL, COM NASCENTE DE ÁGUA QUE ABASTECE DIVERSAS PROPRIEDADES RURAIS

d) Evitar que as áreas se situem próximas a Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Proteção de Mananciais;

e) Envolver áreas de fácil monitoramento ambiental;

f) Identificação de áreas confinadas por condições naturais, como por exemplo anfiteatros naturais, ou áreas confinadas por reflorestamentos, de modo a se obter um baixo impacto visual pelas atividades de operação do aterro; e

g) Seleção de áreas que após o encerramento e inertização do aterro possam ser facilmente reintegradas à região como áreas de paisagismo e/ou de recreação.

h) Topografia pouco acidentada ou em forma de anfiteatros pronunciados para facilitar as atividades de implantação e operacionais;

i) Condições hidrogeológicas que dificultem potenciais contaminações por eventuais acidentes que porventura venham a ocorrer durante a operação;

TEM NASCENTES PRÓXIMAS

j) Solos de fundação com propriedades de deformação e de resistência ao cisalhamento que não condicionem a estabilidade estrutural do aterro;

k) Facilidade de obtenção de materiais naturais de construção nas proximidades do aterro, especialmente de solos argilosos apropriados para a execução de coberturas diárias e definitivas das células de resíduos;

l) Região de baixa precipitação pluviométrica de modo a se minimizar a geração de percolados;

m) Direções predominantes de ventos que conduza os odores inerentes a operação para direções contrárias a de aglomerações urbanas locais;

 n) Fora de cones de aproximação de aeródromos e aeroportos, para evitar possíveis acidentes como aviões devido a inevitável atração de aves pela operação do aterro; e

TEM CAMPO DE AVIAÇÃO NAS PROXIMIDADES

o) Demanda relativamente uniforme ao longo do ano de modo a se otimizar uma frota de equipamentos construtivos e operacionais, evitando ociosidades desnecessárias;

p) Situar-se em locais de fácil acesso e à distância de transporte reduzidas e de logística favorável.

domingo, 11 de abril de 2021

Neste ano de pandemia, mais contribuintes do IPVA optaram por parcelamento do pagamento

A arrecadação do IPVA pelo ERJ no Noroeste Fluminense em janeiro caiu 14,3% na comparação com o mesmo mês de 2020, enquanto no mês de fevereiro aumentou 43,4%. Na arrecadação em todo Estado do Rio caiu 16,6% e aumentou 44,4%, respectivamente.

No acumulado janeiro e fevereiro, a arrecadação aumentou 1% no Noroeste Fluminenese e caiu 18,9% em todo Estado do Rio, na comparação com o mesmo período de 2020.

Em sete municípios do Noroeste Fluminense a arrecadação no acumulado caiu entre -0,1% e -5,5%, enquanto nos outros seis municípios aumentou entre 0,4% e 7,2%.

A CF/88 determina que 50% da arrecadação do IPVA deve ser repassada ao município de licenciamento dos veículos.





quinta-feira, 1 de abril de 2021

Arrecadação do ICMS no Noroeste Fluminense cresce 8,5% em fevereiro

Em fevereiro, a arrecadação do ICMS pelo Estado do Rio nos Municípios do Noroeste Fluminense aumentou 8,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na comparação com o mês anterior (janeiro) caiu 10%. Em todo o Estado o aumento foi de 15,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado e queda de 6,7% na comparação com o mês passado deste ano.


Dos 13 municípios da região a arrecadação em fevereiro caiu em 4: Aperibé (-46,8%), Cambuci (-76,2%), Miracema (-34,6%) e Porciúncula (-3,7%). Nos demais municípios aumentou, tendo em Laje do Muriaé o crescimento mais expressivo (56,4%).

Três municípios concentraram mais de 80% da arrecadação na região: Itaperuna (61,6%), Santo Antônio de Pádua (12,6%) e Miracema (6,7%).

A Constituição Federal 1988 estabelece que 25% da receita do ICMS serão distribuídos aos municípios (Inciso IV do Artigo 158). Segundo os critérios estaduais (Leis nºs 2664/1966 e 5100/2007), estes 25% devem ser compostos da seguinte forma: 33% (cota mínima); 26% (área geográfica); 23% (população); 10% (conservação ambiental); e 7% (ajuste fiscal).