terça-feira, 29 de abril de 2014

Shows a serem apresentados com entrada franca na 50ª Exposição de Miracema a partir de quarta-feira

Sábado (3): Capital Inicial (Foto: João Massaro/G1)
Domingo (4): Leonardo (Foto: Fernando Hiro/Divulgação

Quarta (30): Júnior e Gustavo (Foto: Blog Nadinho da Rádio)
Inicia a partir de quarta-feira (30) a festa da 50ª Exposição de Miracema. Estão programados cinco shows para cada dia da festa como do cantor Leonardo e da banda Capital Inicial



A  dupla sertaneja Júnior e Gustavo, sucesso de público na região, fará o primeiro show na quarta-feira (30), depois da apresentação da Escola Municipal de Música Sete de Setembro e do Grupo Cultural Folia de Reis Nova Estrela do Oriente e DJ, na Tenda Cultural, no Terreirão do Parque de Exposição.



Quinta (01): Dibobeira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Na quinta-feira (01) o show ficará por conta do grupo de pagode Dibobeira. Antes haverá apresentação do Grupo Cultural Boi Pintadinho Alegria das Crianças e do DJ, na Tenda Cultural, no Terreirão do Parque de Exposição.




O grupo Oba Oba Samba House vai animar a noite na sexta-feira (02), após apresentação da Associação Doulos de Capoeira e convidados e do DJ, na Tenda Cultural, no Terreirão do Parque de Exposição.




No sábado (03), é a vez da banda de rock Capital Inicial. Mais cedo, o Grupo Cultural Cara da Rua e DJ vão se apresentar na Tenda Cultural, no Terreirão do Parque de Exposição. 


Sexta (2): Oba Oba Samba House (Foto: Marcus Hermes/Divulgação)

O cantor sertanejo Leonardo fará o último show da festa no domingo (04), depois da apresentação do Grupo Cultural Senzala de Caxambu e do DJ, na Tenda Cultural, no Terreirão do Parque de Exposição.



De quarta a sábado haverá rodeio apresentado pela Equipe Cia de Rodeio JBB – Espora de Ouro, e em todos os dias da festa terá parque de diversões para a garotada, sempre das 13 às 15 horas. O Mustique Club Shows também vai funcionar em todos os dias da festa.



Operação do MP cumpre 11 mandados de prisão em Miracema


Outras duas pessoas foram presas por envolvimento no tráfico de drogas.
Agentes apreenderam armas, drogas, computadores e celulares, no RJ.

Do G1 Norte Fluminense

Operação aconteceu nesta manhã em Miracema
(Foto: Arquivo Pessoal/Aleksander Vicente )
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com apoio da secretaria de Estado de Administração Penitenciária e da Polícia Militar, realizou na manhã desta terça-feira (29), a  operação Miracema Segura' em cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Miracema, no Noroeste Fluminense.

Até o final desta manhã, todos os mandados de prisão já haviam sido cumpridos e outras duas pessoas foram detidas por envolvimento com o tráfico. Os agentes apreenderam armas, drogas, computadores e celulares. A ação continua durante esta tarde em terrenos utilizados na ocultação de drogas.

Agentes visitaram várias áreas da cidade
(Foto: Arquivo Pessoal/Aleksander Vicente )
De acordo com o MP, os mandados foram expedidos a pedido da Promotoria de Justiça Criminal da cidade. A investigação apontou a prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região. A ação foi resultado de quatro meses de investigação, em parceria com a Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen) e com o Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça do MPRJ (GAP-Itaperuna).

A operação contou com a participação de 36 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP (CSI), 10 agentes do Sispen, 58 policiais e 3 cães do Batalhão de Ações com Cães da PMERJ (BAC). Os agentes se reuniram no Fórum de Itaocara, no Noroeste do Estado, às 4h, de onde partiram para o cumprimento dos mandados.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Maio é mês de vacinar o rebanho contra a Febre Aftosa

O Estado do Rio está há 17 anos sem o registro de casos da doença

A partir de 1° Maio o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. A data marca o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31/05. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.

A expectativa é de que mais de 2,2 milhões de cabeças, sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O estado do Rio de Janeiro está há 17 anos sem o registro de Febre Aftosa em seu rebanho.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha, lembrando que búfalos também deverão ser vacinados.

- Com o avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, e o reconhecimento de mais oito estados do país como livres da Febre Aftosa com vacinação, torna-se ainda mais importante a participação efetiva dos criadores fluminenses para alcançar índices vacinais superiores a 90% do rebanho, para que novas estratégias de prevenção sejam adotadas - afirmou.

Para o secretário de Agricultura, Alberto Mofati, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Recentes conquistas como a realização da vacinação parcial do rebanho, ocorrida em novembro, assim como, a emissão eletrônica da GTA - Guia de Trânsito Animal - pelo produtor, só foram possíveis graças ao comprometimento dos pecuaristas fluminenses.

Após a vacinação, é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura (www.agricultura.rj.gov.br), implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA nos deslocamentos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

Imprensa RJ

Seleções para cursos técnicos e de graduação no IFF




O Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Concomitância Externa, destinado aos alunos matriculados no ensino médio em escolas públicas estaduais e municipais. São oferecidas 35 vagas para o Curso Técnico em Química do IFFluminense campus Itaperuna, para o 2º semestre de 2014. 

Os interessados deverão realizar a inscrição, gratuitamente, no período de 24 de abril a 16 de maio, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br. No dia 28 de maio, será divulgada a relação de inscritos no Processo. 

A prova será realizada no dia 08 de junho, das 8h30min às 11h30min, no local especificado no Cartão Final de Confirmação de Inscrição. A divulgação do Resultado Final está prevista para o dia 31 de julho de 2014. Outras informações estão disponíveis no Edital nº 59/2014, no endereço www.iff.edu.br. 

Vestibular 2014: No mesmo período, de 24 de abril a 16 de maio, também estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2014 – 2º semestre. São oferecidas 40 vagas para os Cursos Superiores de Bacharelado em Sistemas de Informação no campus Itaperuna. 

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pela Internet no endereço eletrônico www.inscricoes.iff.edu.br. A taxa de inscrição é no valor de R$50,00 a ser paga por Guia de Recolhimento da União (GRU). 

O Concurso Vestibular 2014 – 2.º semestre será realizado em duas fases - eliminatórias e classificatórias. A 1.ª Fase será realizada no dia 08 de junho e a 2.ª Fase no dia 06 de julho de 2014. A divulgação do Resultado Final está prevista para o dia 31 de julho. Outras informações estão disponíveis no Edital n.º60/2014, no endereço www.iff.edu.br.

 

Ballet do SESI apresenta “Pedro e o Lobo” em Itaperuna

Espetáculo será exibido em duas sessões, às 16h e 18h, no Teatro SESI Itaperuna. A entrada é franca 

Itaperuna, 24 de abril de 2014

Nesta sexta-feira, 25 de abril, a famosa fábula infantil Pedro e o Lobo ganha vida e cores através das performances dos alunos das Oficinas Culturais de Ballet do SESI. A atração entra em cena no Teatro SESI Itaperuna em duas sessões, às 16h e 18h.

O espetáculo apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a floresta na companhia de uma pata, uma gata e uma passarinha. Lá, ele encontra um feroz lobo e tem de usar a inteligência para se safar e salvar os amigos.

A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no atendimento do SESI Itaperuna, que funciona a partir das 8h. 

Sobre as Oficinas Culturais do SESI 

Através das Oficinas Culturais do SESI, os alunos podem ampliar o acesso e a capacidade de produção de novas linguagens artísticas, o que proporciona mudança de hábitos e atitudes.

As atividades trazem inúmeros benefícios aos participantes, independente da faixa etária, como o desenvolvimento do espírito de equipe, a melhoria da autoestima, o estímulo à criatividade, além do aprimoramento da coordenação motora, da capacidade de memorização, do ritmo e da expressão corporal.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, no atendimento do SESI Itaperuna. Mais informações podem ser obtidas no teatrosesi.itaperuna@firjan.org.br ou nos telefones (22) 3811-9219, 3811-9246 e 3811-9201.

Assessoria de Imprensa Itaperuna
Foto: Pedro Hypólito

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Em março, houve uma tentativa de fraude contra o consumidor a cada 17 segundos

Marli Moreira-Repórter da Agência Brasil Edição: Talita Cavalcante

Em março, a cada 17 segundos, houve uma tentativa de golpe financeiro com o uso de identidade falsa, segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes-Consumidor. Foram feitas 155.399 operações do gênero, o que representa 1,6% mais do que em fevereiro. No trimestre, as tentativas cresceram 2,4% e, na comparação entre março deste ano e igual mês do ano passado, foi constatada queda de 4,5%.

O setor de telefonia foi o mais visado pelos golpistas com 59.255 tentativas ou 38,1% do total. Essa parcela é ligeiramente inferior à registrada em março de 2013 (38,7%). Em serviços (construtoras, imobiliárias, seguradoras, salões de beleza, pacotes turísticos), os golpistas arriscaram lesar os consumidores 49.768 vezes ou 32 % do total, crescimento de 0,07 ponto em relação ao ano passado.

Em terceira posição, está o segmento bancário, com 30.829 ações ou 19,8% do total. Em 2013, foram registrados 18,9% no mesmo mês. No varejo, ocorreram 12.883 tentativas, o equivalente a 8,3% das investidas. No ano passado, o percentual ficou em 8,1%.

De acordo com o Serasa Experian, os criminosos costumam roubar os dados pessoais por meio de cadastros na internet feitos por pessoas que fornecem as informações sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Eles também usam a estratégia de comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência. Assim conseguem abrir contas em bancos, ter acesso a talões de cheque,  cartões de crédito e empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

As principais tentativas de fraude são: emissão de cartões de crédito – em que o golpista solicita um cartão de crédito com identidade falsa e deixa a conta para a vítima que teve os dados roubados –, financiamento de eletrônicos, compra de celulares, abertura de conta bancária, compra de automóveis e abertura de empresas.

Entre as dicas de segurança estão a orientação para que os consumidores não forneçam ou confirmem informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas. A empresa aconselha ainda a não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios.

Além disso, quando for digitar o número da senha de cartão de débito ou crédito, o consumidor deve ficar atento para que desconhecidos não gravem as informações. Também não deve informar os números dos seus documentos quando for preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

Saiba Mais

terça-feira, 22 de abril de 2014

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta terça-feira

Estado do Rio espera vacinar mais de 4,1 milhões de pessoas.

Começa nesta terça-feira (22/04) a 16ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No estado do Rio de Janeiro, serão mobilizados 1.500 postos de saúde em todos os municípios. A meta é vacinar 80% dos grupos prioritários, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas. A campanha vai até dia 9 de maio (prazo prorrogado para 17 de maio), sendo 26 de abril o dia de mobilização nacional.

A campanha deste ano recebeu o slogan "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. Serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que trabalham no sistema prisional, além de doentes crônicos. As novidades deste ano são a ampliação da idade para vacinação das crianças, que até o ano passado era de seis meses a menores de dois anos de idade e que agora foi estendida até os menores de cinco anos, e a inclusão da vacinação para pessoas que trabalham no sistema prisional.

Assim como em 2013, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, o que representa uma população de 49,6 milhões de pessoas no país. A campanha deste ano vai imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

- A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe, de forma extremamente segura e eficaz – alerta o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Contraindicação - As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Imprensa RJ