domingo, 4 de novembro de 2012

O Blog vaticinou em postagem de 11/09/2010 o corte de árvore histórica

 

“Estes pés de angico-vermelho muito antigos, da foto acima, ficam localizados próximos ao ribeirão Santo Antônio, na esquina da rua Ebal Bolácio Sant’anna com a av. Deputado Luis Fernando Linhares, quase em frente ao bairro Boa Vista. Eles são remanescentes da Mata Atlântica, que um dia esteve bem mais presente no nosso município. A foto foi sacada da ponte da rua Ebal Bolácio Sant’anna.

No meu humilde entendimento, acho que estas árvores devem ser preservadas por meio de tombamento, antes que aventureiros as derrubem. Naquele espaço o ribeirão forma uma das mais belas lagoas de seu percurso, onde já fotografei muitos pássaros, inclusive este socozinho da foto que cliquei por lá hoje. Naquele lugar poderia ser construído um pequeno parque, que, além de embelezar aquela entrada de Miracema, poderia servir de área de lazer para os moradores do bairro Boa Vista. Bom, fica então a sugestão.”

Infelizmente, ao passar pelo local hoje onde havia as árvores, duas delas haviam sido cortadas. E as árvores nem estavam no terreno onde há uma obra. Cadê a Secretaria de Meio Ambiente de Miracema? Lamentável, que fatos como estes continuem acontecendo e providências que visem coibir exemplarmente tal prática não sejam tomadas por quem de direito.


4 comentários:

kvari disse...

O problema da SEMMAM é que falam demais e agem de menos.
Tudo quanto é lugar que estejam, estão avisando, falando, dizendo, blá-blá-blá.
Quando a gente procura pra saber de alguma coisa que está errado, vem com desculpas.
Liguei pra lá pra denunciar queima de lixo e restos de vegetação e me pediram pra levar o nome das pessoas infratoras....pode?
Reclamei do corte das árvores pra mostrar letreiros das lojas por toda a cidade. Tava com erva-de-passarinho.
Reclamei do corte de árvores em alguns pontos da cidade - ao redor da praça do mercado pelo menos umas 6 - a nada. Agora a CEDAE cortou uma que ficava na esquina da sede na Rua Santo Antônio. Nada.
Ou seja, a SEMMAM na teoria é uma beleza, mas na prática....

Hélcio Granato Menezes disse...

Kvari,

Está rolando no Face que o corte da angico-vermelho da postagem foi autorizado pela SEMMAM.

Inexplicável que uma desfaçatez dessas tenha partido da própria Secretaria do Ambiente do município. Ao invés de cuidar e preservar estão destruindo. Lamentável. Será porque é final de governo?

Anônimo disse...

Agora vamos esperar porque vai mudar tudo e o novo vai ter que da um jeito nesses problemas. Agora nos vamos poder ver porque os problemas nao sao resolvidos, chefe novo serve pra isso, pra ver se o problema é do chefe ou do sistema. E nos vamos estar de olho.

Angeline disse...

A gente não deve esperar, sabe? Deve acompanhar... mas é uma cultura q ainda não temos.