terça-feira, 5 de agosto de 2014

SESI Cultural apresenta projeto sobre Folias de Reis com diversas atividades em Itaperuna

Projeto ‘Folias de Reis no Mundo Contemporâneo’ é realizado em parceria com o Departamento Cultural da UERJ.  
Atividades gratuitas acontecem de 7 a 31 de agosto, no Teatro SESI Itaperuna

Itaperuna, 4 de agosto de 2014

O Sistema FIRJAN, através do SESI Cultural, dará início, a partir desta semana, a um projeto que visa difundir a Folia de Reis como importante expressão da cultura popular. O ‘Folias de Reis do Mundo Contemporâneo’, realizado em parceria com o Departamento Cultural da UERJ, contará com diversas atividades gratuitas, como exposição, palestras, oficinas e apresentações culturais, que vão de 7 a 31 de agosto, no Teatro SESI Itaperuna.

Segundo Olga Acosta, idealizadora do projeto e administradora do Teatro SESI Itaperuna, o ‘Folias de Reis no Mundo Contemporâneo’ também tem como objetivo contribuir para a preservação do patrimônio da cultura imaterial do Noroeste Fluminense: “Nossa região é uma das mais ricas em expressões de cultura popular do estado do Rio, e a Folia de Reis é um exemplo. Especialmente em Itaperuna, na atualidade, existem cerca de oito grupos que testemunham a força dessas manifestações”.

Para começar, na próxima quinta-feira, 7, às 18h, será aberta a exposição “Máscaras”, que segue até dia 31. Na mostra, serão exibidas 23 máscaras de palhaços de Folias de Reis, confeccionadas por artesãos de Miracema, Nova Friburgo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Já às 19h, Ricardo Gomes Lima, doutor em Antropologia e professor da UERJ, conduz a palestra ‘Folias de Reis: um mundo de fazeres artesanais’. A programação do dia será encerrada com apresentações de palhaços e da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre Antônio de Oliveira, a partir das 20h.

Os encontros terão continuidade nas próximas quintas-feiras, dias 14, 21 e 28, todos às 19h. No dia 14, a palestra ‘A transmissão de saberes no universo das culturas populares’ será ministrada pela doutora em Antropologia Cascia Frade, que coordena o Departamento Cultural da UERJ. Dia 21, Rejane Manhães, graduada em Artes Cênicas e pesquisadora do Projeto Inventário Nacional de Referência Cultural das Folias de Reis do Estado do Rio, palestra sobre ‘Folias de Reis: patrimônio imaterial’. Por fim, o cronograma do dia 28 terá outras apresentações de palhaços e da Folia de Reis Estrela do Oriente, do mestre João Cândido.

A programação contará também com oficinas culturais, nos dias 29 e 30. Baseando-se na temática das Folias de Reis, o artista plástico Sidiney Rocha oferece nos dias 29, das 18h às 22h, e no dia 30, das 9h às 13h, oficina sobre as técnicas da colagem em papel. Ainda no dia 30, das 14h às 18h, haverá oficina de confecção de máscaras de palhaços de Folia de Reis. A atividade será ministrada pelo artesão Manuel Batista, de Miracema, filho do palhaço Mané Gato, um dos mais consagrados foliões de reis da região. As vagas são limitadas.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (22) 3824-9219. O Teatro SESI Itaperuna fica na Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, bairro Presidente Costa e Silva.

Sistema FIRJAN - Assessoria de Imprensa Itaperuna.

Nenhum comentário: