segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Itaperuna decreta o fim dos lixões

Prefeitura de Itaperuna atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Foto: Marcelo Nunes
O município de Itaperuna, RJ, decretou o fim dos lixões. De acordo com matéria veiculada no Jornal Nacional, na última sexta-feira (01), 60% dos municípios não atenderam à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Já o município de Itaperuna se adequou e atendeu à Lei nº 12.305/10, que possui importantes instrumentos para enfrentar problemas ambientais, econômicos e sociais, decorrente do manejo inapropriado dos resíduos sólidos.

A atual gestão teve menos de dois anos para regularizar a situação. O lixo produzido em Itaperuna será levado para a cidade de Campos dos Goytacazes, até que as licenças ambientais para o funcionamento do aterro sanitário sejam liberadas.

A PNRS pretende fomentar hábitos de consumo sustentável, além de conjunto de instrumentos, a fim de proporcionar a reutilização de resíduos sólidos, bem como a reciclagem. Além disso, a PNRS pretende compartilhar responsabilidades, entre fabricantes, comerciantes, distribuidores, importadores e afins, e entre os cidadãos, obviamente.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, comemorou mais esta vitória do município e falou sobre metas instituídas pela PNRS.

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário: