terça-feira, 12 de agosto de 2014

Estado descarta 29 casos suspeitos de febre maculosa no Noroeste do RJ

Quatro pessoas já morreram e outros 42 casos são investigados.
Três mortes foram em Varre-Sai e um em Natividade.
 

Do G1 Norte Fluminense

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta segunda-feira (11) que dos 71 casos suspeitos de febre maculosa no Noroeste Fluminense, 29 foram descartados. Até o momento, já são quatro óbitos provocados pela doença, três em Varre-Sai e um em Natividade.

As notificações foram registradas em localidades nos municípios de Natividade, Varre-Sai, Itaperuna, Porciúncula e Bom Jesus de Itabapoana. Técnicos da Vigilância Epidemiológica estadual e agentes municipais de saúde seguem fazendo coleta para análise do carrapato da espécie Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como "carrapato estrela", principal transmissor da doença. Ele pode ser encontrado mais comumente no pelo de cães, cavalos e capivaras.

Segundo a secretaria de Saúde, a febre maculosa tem tratamento, que deve ser iniciado imediatamente após a primeira suspeita. É possível prevenir a contaminação e as pessoas devem evitar andar em áreas campestres, com mato alto. É recomendado o uso de calças compridas, meias e botas, além de roupas claras. O repelente para carrapato também é indicado, principalmente, nos locais onde já foram registrados casos da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, foi registrado apenas um óbito por febre maculosa em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: