sexta-feira, 16 de maio de 2014

Trabalho decente é tema de seminário em Aperibé

Com o objetivo de dar suporte às empresas na adaptação de práticas que garantam a saúde e a segurança do trabalhador, o Sistema FIRJAN apoia iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro

Itaperuna, 16 de maio de 2014

Representantes de indústrias dos setores de fundição e galvanoplastia e profissionais da área de segurança do trabalho participaram, nesta quinta-feira, 15 de abril, em Aperibé, da 5ª edição do Seminário de Adequação à Agenda do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho. Promovida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, a iniciativa tem o apoio do Sistema FIRJAN, importante parceira das empresas do estado na busca pelo desenvolvimento.

O seminário foi a primeira etapa do programa junto às indústrias do setor em Aperibé, no intuito de apresentar o panorama da situação atual dessas empresas e apontar diretrizes para que já comecem a se adequar ao que prevê a legislação trabalhista. “É importante que todos considerem que segurança para o trabalhador não é custo, é investimento para evitar problemas futuros”, comentou Narciso Guedes, chefe da Seção de Segurança do Trabalho da Superintendência.

O Sistema FIRJAN visa dar suporte a essas indústrias na disponibilização de serviços e soluções que auxiliem na melhoria da qualidade de vida dos funcionários, o que, consequentemente, impulsionará a produtividade. “Com a identificação dos problemas, nos colocamos à disposição do empresário, fazendo com que os gargalos possam se tornar oportunidade para alavancar o crescimento da indústria”, disse Renato Amaral, gerente da Representação Regional da FIRJAN no Noroeste Fluminense, que esteve presente no evento.

A Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), entidade ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, e Grupo de Trabalho Institucional (Getrin) também são parceiros da iniciativa.

A segunda etapa está prevista para acontecer em junho. “Voltaremos para tentar definir prazos. Para isso, vamos avaliar o que já avançou durante o período, até que possamos caminhar para garantir, pelo menos o essencial, sobre a prevenção de acidentes e doenças ocasionados por trabalho”, explicou Narciso Guedes.

O prefeito de Aperibé, Flávio Gomes, também esteve presente no evento.

Assessoria de Imprensa Itaperuna

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Trabalho " DECENTE "?

O que significa um " Trabalho DECENTE "?

Decente ou Indecente...

Acredito, pelo que li, que o TEMA seria outro e faltou " criatividade" ou ...?

Trabalho e sua Normas Legais e Protetivas ficam difíceis de serem ditos e colocados na prática...

Atenciosamente,
Rachel Bruno