sexta-feira, 23 de maio de 2014

Itaperuna incentiva a criação de galinha caipira de genética apurada



A Secretaria de Agricultura do município incentiva a criação da Poedeira Caipira Brasileira Negra, por intermédio de apoio técnico, realização de palestras referentes ao manejo e toda assistência necessária para que o produtor realize o seu negócio de forma eficaz na utilização desta tecnologia prática e sem altos investimentos. A secretaria ainda fornece orientação sobre a comercialização dos ovos.

- Esta é mais uma alternativa que a secretaria coloca à disposição para aumentar a renda familiar e melhorar a alimentação das pessoas, devido à proteína de alto valor nutritivo através do consumo de ovos na alimentação diária – ressalta o secretário Luiz Alberto Azevedo.

A Poedeira Caipira Brasileira Negra vem do trabalho de melhoramento genético da tradicional galinha caipira, para uma linhagem leve de postura, onde a fêmea é rústica, consome pouca ração e produz mais ovos que a galinha caipira de terreiro. Apesar do nome sugestivo esta linhagem tem o empenamento multicolorido, assim como a tradicional galinha caipira brasileira.

A Poedeira produz ovos com maior qualidade e com variedade de cores, formas e tamanhos, o que garante a legitimidade de ovos caipiras. A comercialização de ovos é uma alternativa de fonte de renda para a pequena propriedade, pois é um produto com muita procura e de fácil escoamento.

O produtor Vanir Vicente e a produtora Adair Verdan apostaram na criação das Poedeiras. 

- Estamos recebendo todo apoio técnico da Secretaria de Agricultura, o que facilita o nosso trabalho - diz Vanir. 
- Estamos muito satisfeitos com a atenção da equipe do Luiz Alberto. Temos total apoio da secretaria e isso é muito importante - revela Adair.

De acordo com Luiz Alberto Azevedo, a criação bem planejada e administrada, com a utilização do manejo correto, a produção de ovos pode alcançar excelente lucratividade. 

- A Caipira Negra tem como principal característica a resistência a doenças e adversidades de manejo no campo. Para cada quilo de ovos produzidos, haverá um consumo médio aproximado de 2 kg a 2,5 kg de ração balanceada. Ela produz cerca de 200 a 250 ovos/ano - diz Azevedo.

As aves que chegam aos agricultores estão vacinadas contra Bouba, Marek e Newcastle. Os produtores devem procurar o calendário de vacinação na Secretaria municipal de Agricultura.

- É uma linhagem alternativa por excelência e serve para ser criada solta ou semi-confinada. Nosso objetivo com essa linhagem é fazer o repovoamento dos terreiros e quintais com a introdução de uma linhagem mais produtiva, aumentando a renda do trabalhador, com a venda de ovos - finaliza o secretário.  

Com informações e foto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário: