terça-feira, 13 de maio de 2014

Mais de 60% dos trabalhadores rurais estão na informalidade

Da Agência Brasil    Edição: Wellton Máximo

Dos 4 milhões de trabalhadores assalariados rurais no país, 60% - cerca de 2,4 milhões – atuam na informalidade e com salários menores que os formais. O número foi divulgado hoje (13) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2012.

O levantamento foi apresentado no Seminário Nacional sobre Assalariamento Rural. Para o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), Elias D'Angelo, a informalidade no setor rural é um problema grave e precisa ser enfrentada.

"São mais de 2 milhões de trabalhadores na informalidade no Brasil. Só no Nordeste, são 1 milhão nessa situação. Precisamos olhar o problema para que ele seja enfrentado porque muitos trabalhadores ficam sem os direitos trabalhistas", disse D'Angelo.

Além da perda de garantias trabalhistas, os baixos salários são preocupantes. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, 78,5% dos trabalhadores assalariados rurais informais têm rendimento médio mensal de até um salário mínimo (R$ 622,00 à época da pesquisa), sendo que quase metade desse total, 33,9%, recebe menos de um salário.

Sem amparo legal, os trabalhadores em situação informal não têm direitos trabalhistas e previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, férias, descanso semanal remunerado, 13º salário, hora extra, licença-maternidade e paternidade, aviso-prévio, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e seguro-desemprego. A informalidade também aumenta o risco de o trabalhador ser exposto a situações de trabalho escravo.

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Como Produtora Rural e há quase um ano de arrendamento da Propriedade Rural,depois de muitos anos com empregados com Carteira assinada, todos os DIREITOS resguardados e MUITO MAIS BENEFÍCIOS ofertados por mim, por pensar diferente em relação ao HOMEM DO CAMPO ( Herança do gen do meu saudoso Pai, Carlos Bruno ): 10 cabeças e gado no pasto, 2 a 3 cavalos,casa ótima com luz paga por mim, água encanada da mina, fossa séptica, quintal com Horta e fruteiras, criação de animais para abate ( frangos, galinhas, patos, marrecos, porcos etc...); plantio de outros produtos em qualquer área da Propriedade e venda para eles, 3 ou 4 carneiros, visitas à vontade; tratamento " vip ", compra de fuscas e pagamento depois; construí uma QUEIJARIA, ensinei a fazer Queijos, tirei documentação e DEI TODO O LEITE DA TARDE para fazer Queijo, Vender e FICAR COM O DINHEIRO.

Isto tudo + Carteira assinada com salário, FGTS, 13º e Férias!

NUNCA retirei um centavo da fazenda!

O serviço pago para manter e melhorar a Propriedade, depois de um tempo, só foi deixando de ser feito e/ou prestando conta, eu pagando um outro e não vendo o serviço de cercas, pastos roçados...

Quando comecei a cobrar pelo serviço não feito, com EDUCAÇÃO E RESPEITO, pediram as contas várias vezes e voltavam atrás...

E me deixaram na mão da noite para o dia, tendo que ouvir coisas nunca imaginadas na minha Vida!!!!

Decidi ali vender ou arrendar, mas NÃO TER MAIS PROBLEMAS NA VIDA, depois de DOAR MEU SANGUE POR 8, 9 ANOS a estes!!!! E lembrei dos outros 2 passados e reforçou minha decisão:
- Patrão tem que ser seguidor rígido da LEI, SIMPLESMENTE, somente o BÁSICO, MAIS NADAAAAAAAAAAAAAA!

Talvez este seja chamado de " TRABALHO ESCRAVO " = CUMPRIR O CONTRATO DE TRABALHO!

SER " MÃEZONA " é a pior coisa do mundo, pois a gente passa a não valer NADA!

Trabalhador rural quer ganhar mais R$10,00/MES, mas SEM CARTEIRA, INSS, FGTS, 13º....

Eles não fazem a conta do que pagamos!

Em nossa região tem Produtores que pagam isto, sem nenhum direito, somente o INSS e após 3, 4 meses, mandam embora... contratam outros e fazem o mesmo... depois recontratam os primeiros....

Mas não são punidos...

Então não adianta fazer pesquisa...

Antes precisa fazer um trabalho muito grande ( não sei se resolve também ) de CONSCIENTIZAÇÃO do TRABALHADOR RURAL.

Arrendar foi o melhor negócio da minha vida! Livrei me de aborrecimentos com EMPREGADOS, DESCOMPROMISSO DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, PREFEITURA, FUNCIONÁRIOS QUE ACEITAM EMPREGOS PÚBLICOS MAS NÃO CUMPREM SEU TRABALHO, POLITICAGEM COM MÁQUINAS, TRATORES ETC.........

Boa tarde,
Rachel Bruno