Risco de dengue em todos os municípios fluminenses
No estado do Rio, todos os municípios correm risco de uma epidemia de dengue neste verão. Porém, segundo o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, não houve ainda aumento significativo do número de casos que possa caracterizar a existência de surto em alguma cidade. Entre os destinos mais procurados, como os municípios da Costa Verde e da Região dos Lagos, a situação é de alerta, como na capital.
Em 2011, foram notificados 168.242 casos de dengue no estado, segundo levantamento divulgado ontem. O número é quase seis vezes maior do que os 29.276 casos registrados em 2010. Foram 140 óbitos, 51 deles na capital. Este ano, Angra dos Reis, na Costa Verde, registrou quatro mortes em decorrência da dengue. Em Cabo Frio, um dos locais mais procurados por turistas, foram duas.
Cidades onde foram registrados os 140 óbitos ocorridos em 2011: Angra dos Reis (4), Barra Mansa (3), Belford Roxo (2), Bom Jesus de Itabapoana (1), Cabo Frio (2), Campos dos Goytacazes (3), Casimiro de Abreu (1), Duque de Caxias (9), Itaboraí (2), Itaguaí (1), Itaocara (2), Itaperuna (1), Japeri (3), Macaé (1), Magé (3), Maricá (2), Mesquita (3), Niterói (1), Nova Iguaçu (8), Paraíba do Sul (1), Pinheiral (1), Rio Bonito (1), Rio das Ostras (3), Rio de Janeiro (51), São Gonçalo (17), São João de Meriti (6), São José do Vale do Rio Preto (1), São Pedro da Aldeia (1), Valença (2) e Volta Redonda (4).
- Até 2011, a distribuição dos casos de dengue se concentrava na Região Metropolitana, mas esse quadro mudou. Agora, o quadro é semelhante em todo o estado - disse Chieppe.
Para o Ministério da Saúde, há risco de surto quando o mosquito transmissor da dengue está presente em mais de 3,9% dos imóveis visitados. Cidades com taxa de infestação entre 1% e 3,9% são consideradas em estado de alerta. Abaixo disso, o índice é satisfatório. São Fidélis tem índice de 5,9% e Itaboraí, 4,4%. O Rio tinha 2%, Angra dos Reis, 1,1%, e Búzios, 1,5%.
Com informações do O Globo, de hoje, e da Imprensa RJ
Atualizado às 19h18
Nenhum comentário:
Postar um comentário