quinta-feira, 28 de abril de 2011

Unidades da Faetec realizam ações contra a dengue
Objetivo é mobilizar alunos para combater o mosquito transmissor da doença
O Dia - 27/04/2011

Rio - As unidades da Rede Faetec deram início, nesta quarta-feira, a um movimento de conscientização e prevenção contra a dengue através de ações simultâneas em todo o Estado. A proposta dessa ação conjunta é despertar o interesse da população para evitar a reprodução de possíveis focos do mosquito transmissor – Aedes aegypti - e orientar sobre formas de tratamento da doença.

Segundo o chefe de gabinete, Ubirajara Cabral, a ideia é fazer semanalmente um ato de combate à dengue, com duração de dez minutos. As unidades serão orientadas a identificar lugares com chance de reprodução do mosquito e atuar para que ele, de fato, não se reproduza.

- A dengue é uma doença combatida exclusivamente pela prevenção, por isso temos que deixar bem claro que os cuidados contra ela devem ser contínuos e se tornarem hábitos diários, afirmou.

O Cetep Mangueira, na Zona Norte do Rio, montou um calendário completo até o próximo sábado (dia 30). A programação inclui exposição com a Fundação Oswaldo Cruz sobre a história da dengue; teatro de fantoches com a Clínica da Saúde D.Zica; exibição do vídeo educativo: “Como nascem os mosquitos” e teatro interventivo com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do RJ.

As unidades de ensino vão distribuir panfletos informativos, promover atividades e palestras para debaterem o tema. O intuito da “ Faetec contra a Dengue” é envolver não só a comunidade escolar, como também os moradores das regiões onde estão localizadas. É o caso do Cetep Laje de Muriaé, no Noroeste do Estado, que convidou o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Pinho da Silva, para apresentar um diagnóstico sobre a doença num evento na escola, aberto ao público.

Na ETE de Saúde, em Quintino, docentes e profissionais da área de Enfermagem darão um enfoque maior na atuação clínica para a cura dos pacientes com dengue, através de uma programação de atividades bem diversificada. E no Cetep Barreto, em Niterói, a aposta para a mobilização será na sexta (dia 29) com a capacitação dos funcionários da escola.

Nenhum comentário: