sábado, 23 de abril de 2011

Dia Nacional do Choro é comemorado em Copacabana e em Laranjeiras no Rio

23/04/2011 - 11h02
Cultura
Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Dia Nacional do Choro será comemorado hoje (23) em dose dupla na capital fluminense. Um show do Grupo Regional Carioca vai animar a orla de Copacabana, zona sul, às 18h. O repertório inclui músicas de compositores da atualidade, além de clássicos do chorinho. As apresentações, organizadas pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, são gratuitas e ocorrem no Quiosque 17, em frente à Rua Siqueira Campos.

Às 21 h, o grupo Pixim Bodega fará um show em homenagem a Pixinguinha no Espaço Carioca, nas casas casadas, em Laranjeiras, zona sul. O clarinetista do grupo, Pedro Silva, explica que a data foi escolhida para lembrar o dia de nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha – um dos maiores compositores da música popular brasileira e precursores do choro.

“Vamos fazer um espetáculo didático também contando a história de Pixinguinha e tocar várias composições. Não todas, pois a obra dele é imensa. Mas faremos um apanhado geral desde o início da carreira, ele começou com 13 anos, até sua morte.”

Nascido no Rio, em 1887, Pixinguinha era flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro. Trabalhou como arranjador da Rádio Nacional durante muitos anos. O músico compôs mais de 2 mil músicas, sendo Carinhoso, Rosa e Sofres Porque que Queres as mais populares. O músico morreu em 1973.

“É uma homenagem mais do que justa, pois estamos falando de um dos maiores mestres da nossa música. Vinicius de Moraes dizia que se não fosse Vinicius, ele seria Pixinguinha”, lembrou o clarinetista.

Edição: Talita Cavalcante

3 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Carinhoso é o hino de nossa união com a saudosa Marly, iniciada em 01/05/1950.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Parabéns pela escolha do hino e dessa união tão estável entre o casal!

Abraços,
helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

São coisas das quais nos orgulhamos muito.

Muito obrigado,

Anraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.