quinta-feira, 28 de abril de 2011

Saúde capacita profissionais no combate à dengue em todo o Estado
O Dia - 27/04/2011

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) vem realizando desde 2008 a capacitação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e gestores de saúde no manejo clínico da dengue. Somente em 2011, a secretaria já capacitou 1414 profissionais de saúde, tanto dos hospitais da rede estadual e privada de saúde como da atenção básica de 89 municípios fluminenses.

– Além dos cursos, iniciamos treinamento em serviço nas unidades de saúde. Convidamos para os cursos todas as equipes de assistência que atuam na região. O nosso trabalho é fazer com que o grupo presente se torne multiplicador de todas as informações, uma vez que é impossível capacitar absolutamente todos os profissionais que trabalham com o manejo clínico da dengue no Estado. As equipes devem levar o que aprenderam para as suas unidades e difundir informações –, esclarece a coordenadora Geral de Educação em Saúde e Gestão da Sesdec, Andrea Mello.

No final de 2010, a Sesdec iniciou um novo ciclo de capacitações, exclusivo para as equipes de assistência. As próximas capacitações serão definidas nas reuniões semanais do Grupo de Trabalho (GT) da Dengue, da Sesdec.

Também foram capacitados os coordenadores das UPAs (Tres Rios, Barra Mansa, Campos, Cabo Frio, Rio Bonito, além de todas as UPAs da Metro I e capital), coordenadores médicos de urgência e emergência, pediatria, obstetrícia e clínica médica, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais estaduais Heloneida Studart (Hospital da Mulher), Rocha Faria, Albert Schweitzer, Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Carlos Chagas e Alberto Torres.

– Continuaremos realizando os treinamentos em serviço, como temos feito nos Centros de Referência para Atendimento da Dengue, montados pelo Estado nas regiões Noroeste, Serrana e Baixada Fluminense. As capacitações são discutidas e identificadas nas reuniões semanais do GT da Dengue –, detalha Andrea Mello.

Nenhum comentário: