segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oposição na encruzilhada

João Augusto de Castro Neves

O Globo - 18/04/2011

Depois da terceira derrota eleitoral consecutiva em eleições presidenciais, a pergunta a ser feita é se há alguma luz no fim do túnel para a oposição política no Brasil. Como se o pano de fundo do crescimento econômico sustentado - o mais elevado em anos recentes - e da imensa popularidade presidencial não fossem bastantes para tornar difícil a vida da oposição, o fato é que os dois governos (Lula e Dilma) incorporaram e expandiram políticas que haviam sido lançadas pelo governo de FHC, o que dificultou enormemente a tarefa da oposição de criticar o governo do PT, e muito menos oferecer uma mensagem alternativa aos eleitores.

O problema está essencialmente no âmbito do PSDB. Desnorteado, o PSDB gastou o que lhe restava de capital político em objetivos duvidosos e contraproducentes. Insistiu numa abordagem ambígua e reticente em relação à sua única experiência no poder, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Relutou em explicitar uma posição articulada quando temas mais controvertidos do governo FHC são suscitados, como a privatização. Muitos consideram que essa relutância foi em grande parte responsável por duas derrotas eleitorais: Serra em 2002 e Alckmin em 2006.

Em segundo lugar, parece que o PSDB presta pouca ou quase nenhuma atenção a um sistema fragmentado de partidos políticos e à grande popularidade presidencial nos últimos anos. Em vez de buscar uma mensagem clara ao eleitorado, bem como buscar construir uma sólida aliança político-partidária, os líderes do PSDB têm se dedicado a disputas internas pelo controle do partido. E, enquanto a liderança partidária está envolvida em suas disputas, o partido se esvai em ambas as casas do Congresso.

Além disso, se a gente leva em conta a virtual desintegração do DEM, a situação fica ainda mais crítica para a oposição. Não tendo força para frear o rolo compressor legislativo da coalizão governamental, a esperança da oposição hoje é a deterioração da situação econômica. Dito de outra forma, a volta da inflação. Mas uma crise econômica seria suficiente para ressuscitar a oposição?

Hoje, os tucanos estão às voltas com a questão de como e onde posicionar-se em sua mensagem aos eleitores. Embora mantendo a estratégia de unir forças com um aliado mais conservador, o DEM, os principais líderes tucanos, como o ex-governador José Serra e o senador Aécio Neves, insistem em flertar com uma agenda "de esquerda", para tentar competir com o PT em sua própria seara.

Reconhecer que um excesso de egos e uma escassez de ideias prejudicam a aliança PSDB-DEM não significa dizer que não há uma alternativa viável ao governo do PT. As três vitórias presidenciais consecutivas do PT não evitaram a necessidade de um segundo turno; além disso, em 2010 os votos evidenciaram uma tendência que pode adquirir importância nas próximas eleições, a saber, a emergência de uma terceira força que poderá romper a bipolaridade PT-PSDB dos últimos 15 anos. Os cerca de 20% dos eleitores que votaram em Marina Silva não serão necessariamente de pessoas com grande consciência ambiental, mas podem significar uma insatisfação crescente com as duas principais forças políticas do país. Quem for capaz de aproveitar essa insatisfação com uma mensagem clara e eficaz poderá ter acesso a um vasto capital político.

Quais seriam então as chances da oposição daqui até as próximas eleições presidenciais em 2014? Em primeiro lugar, uma oposição debilitada não conseguirá criar maiores problemas para o governo no Congresso. O governo, por seu turno, já terá muito trabalho em negociar com a sua própria base parlamentar. Em segundo lugar, as dissensões entre os líderes tucanos poderão prejudicar ainda mais o partido se não forem resolvidas bem antes da próxima temporada eleitoral. Em terceiro lugar, há espaço para algumas surpresas na paisagem política, seja mediante a consolidação de outra força política apoiando Marina Silva, seja com um novo grupamento político que possa ocupar o vácuo existente no campo conservador do Brasil de hoje.

O problema é que, em 2014, talvez o evento mais importante do ano acabe sendo a Copa do Mundo.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Com a atual legislação predomina o personalismo, bandeiras e programas políticos partidários só para inglês ver.

Flutuam como matéria de jornal de acordo não com o destino do Brasil, mas sim com o do candidato.

Nossa democracia ainda é uma criança em formação, longe da maturidade mínima indispensável.

O eleitor vota sem saber em quem realmente está votado. Os candidatos, em geral, lhe são impostos, pelos caciques das cerca de quarenta legendas partidários. Não poucos não passam de tranpolinagem como barriga de aluguel, por exemplo. Outros os donos não querem candidatos com maior potencial de votos do que os dele, pois, arriscam não ser o eleito da legenda. Teoricamente vota-se num dado candidato mas seu voto é computado para outro, que pode até ser alguém em que jamais votaria.

Um candidato com 100 mil votos não é eleito, mas outro com um mil e até menos pode ser eleito.

Sem nenhuma dúvida eleições muito pouco representativas da opinião pública brasileira. Quem cobra o comportamento do seu escolhido? Qual eleito que realmente consulta seus eleitores para decidir questões da maior importância aos mesmos.

Portanto, em tais condições não se tem realmente oposição e situação, mas sim derrotados e vencedores. Oposição se teve com Afonso Arinos, Carlos Lacerdas e outros anti-getulistas. Quem chega se quer a sombra deles?

Abraços, saúde e Paz de Cristo,
Luiz Carlos/MPmemória.