terça-feira, 7 de outubro de 2014

Migração dos Gaviões Tesoura e Caramujeiro em Miracema

O gavião-tesoura, Elanoides forficatus, é uma ave accipitriforme neotropical que, durante a primavera, migra até o sul e sudeste do Brasil para reproduzir. É um dos mais espetaculares gaviões, devido ao perfil formado pela longa cauda negra em “V” dando origem ao nome popular. Eles passam o inverno na floresta amazônica.

O gavião-tesoura sempre chega a Miracema em agosto e permanece até março/abril. A maior comunidade deles foi registrada na APA Miracema, lembrando que a APA faz parte do IBA Laranjal/Miracema (link para o IBA aqui). Em 2013 foram observados 25 indivíduos em um único bando. Mas eles podem ser observados também em outros pontos do município como nas bordas dos remanescentes da Mata Atlântica localizados nos arredores do Conde (cujo mapa foi mostrado nesta postagem aqui), no RVS da Ventania.

As fotos a seguir foram feitas na APA Miracema. A segunda foto mostra um bentevisinho dando uma dura no gavião-tesoura, pois deveria estar com ninho nas proximidades:


O gavião-caramujeiro é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Alimenta-se quase exclusivamente de grandes caramujos aquáticos chamados aruás. Utiliza o bico curvo para retirar as partes moles dos caramujos, deixando cair a casca vazia. Captura os aruás executando um voo rasante sobre os pântanos, pegando-os no chão com apenas um dos pés e empoleirando-se para comer.

É ave parcialmente migratória. Em Miracema existem muitos poucos fixados no município, mas a partir de agosto sempre chega um bando (em 2013 o bando tinha 13 indivíduos) que costuma à tarde concentrar e fazer ninhos na periferia do Conde. Durante o dia eles ficam distribuídos geralmente isolados ou em casal ao longo do ribeirão Santo Antônio, inclusive no perímetro urbano, tendo sido observado por diversas vezes nas árvores próximas ao ribeirão em frente ao Forum. Por volta de fevereiro/março eles deixam Miracema.

A seguir fotos feitas nos arredores do Conde. Na primeira foto, um gavião-caramujeiro adulto carregando em pleno ar dois caramujos, um preso no bico e outro nas garras, provavelmente levando-os para alimentar filhotes. A foto da esquerda é de uma fêmea e a da direita é de um macho jovem.


Com informações do Wiki Aves

Nenhum comentário: