O estudo “Uma proposta de Gestão do marketing no Município de Miracema-RJ como estratégia para promoção do município saudável e sustentável”, por Paulo José de Mendonça Ribeiro, é uma dissertação apresentada com vistas à obtenção do título de Mestre em Ciências na área de Saúde Pública (Orientada pela Prof.ª Dr.ª Simone Cynamon Cohen) - Fiocruz - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
A referida Dissertação foi defendida e aprovada em 31 de julho de 2009.
A seguir resumo da dissertação:
O presente trabalho apresenta um estudo no Município de Miracema, com o objetivo de identificar e caracterizar a relação da gestão do marketing no Município, com a estratégia para promoção do município saudável e sustentável. A metodologia utilizada foi à pesquisa-ação como caráter primordial a intervenção na realidade social. Utilizou-se a revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conceitos teóricos relacionados à gestão do marketing sustentável e ao princípio da responsabilidade socioambiental. Realizaram-se, também entrevistas aos especialistas na gestão pública municipal e questionários junto à população. Para subsidiar estas entrevistas houve um estudo detalhado dos relatórios, por considerar relevante o dado obtido junto à Prefeitura e Secretarias do Município. Dessa forma, foi-se construindo um Estudo de Caso com o modelo de investigação PEIR (Pressão; Estado; Impacto; Resposta). Foram estabelecidos indicadores, os quais permitiram acompanhamento ao longo do estudo de caso e na evolução das ações ou interferências na construção do tema, bem como se tornou mais eficiente o processo de tomada de decisões. O resultado apresentado demonstra que o município possui deficiências no seu Sistema de Gestão Socioambiental. Apresenta conflitos comparados a qualquer região, mesmo as Regiões Metropolitanas, evidenciadas na sustentabilidade ambiental e controle social. Cabe relatar a limitação encontrada ao analisar os dados da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Miracema, DATASUS e SINAN. Os mesmos encontram-se defasados não refletindo o panorama da saúde no município.
Por fim, o estudo sugere a Coordenação do Marketing na Estrutura Administrativa do Município, com objetivo de promover visibilidade, factibilidade e transparência, frente a um dos maiores desafios da humanidade: integrar desenvolvimento econômico com sustentabilidade socioambiental.
Não deixe de ver o estudo completo, onde têm várias fotos e quadros estatísticos de Miracema (clique no título sublinhado no início).
Outro link para este mesmo estudo, porém com os dados mais atualizados visto que a publicação é de 2013: Desafios do desenvolvimento em Miracema (RJ): uma abordagem territorial sustentável de saúde e ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário