Esses dias o tempo tem andado encoberto e chovido, diariamente, em Miracema. Chuvinha fina e mansa, daquelas que os agricultores gostam; molha a terra e não machuca a plantação. Chuva suficiente para revigorar e tornar a vegetação exuberante, colorindo de verde à paisagem miracemense.
O velho ribeirão Santo Antônio está com suas águas limpas, caudalosas e varrendo suas margens. Com isso, os mosquitos deram trégua, pois suas larvas, juntamente com a poluição, que, infelizmente, é lançada no leito do rio pelos incautos, desceram água abaixo.
Para tirar fotografias, o tempo não ajuda muito. Mas, fazemos o que podemos. Mesmo com o tempo encoberto, flagramos um suiriri encolhido daqui, um joão-bobo jururu de lá, uma tesourinha abatendo uma presa na antena de TV de cá, um canário-da-terra-verdadeiro se escondendo da chuva acolá, e os passarinhos de Miracema, aos poucos, vão sendo registrados. Todos eles surpreendidos na zona urbana ou nas margens das estradas asfaltadas, porque as estradas vicinais estão enlameadas e oferecendo certo risco para motos.
Os cajueiros e mangueiras estão carregados. Os jambeiros também prometem muitos frutos: o piso da praça dona Ermelinda, por baixo dos velhos pés-de-jambo que ali existem, está colorido com as flores desprendidas deles. Nos velhos tempos, o vigia da praça permitia que a molecada pegasse jambo na madrugada. Era uma festa servida pela fruta que fazíamos por lá naquela época.
Enfim, deram utilidade para o antigo viveiro da praça. De pretenso orquidário, voltou para sua função original: tem por lá, hoje, um galante pavão com um harém de quatro fêmeas. E ele, constantemente, faz corte para suas damas.
Um bom domingo para todos!
4 comentários:
Sensacional! Adorei a forma com que vc retratou nossa "Belle" terrinha.
Oi! Angeline,
Obrigado! Procurei fazer de forma que os ausentes matassem a saudade.
Fala Helcinho:
De volta a Miracema, a máquina ficou nova.Uma pena o tempo não ter ajudado...mas vai melhorar.
Abraços.
Fala Larry,
Estamos na área.
Abraços
Postar um comentário