URUBU-DE-CABEÇA-AMARELA, GAVIÃO-CABOCLO E VIUVINHA DE MIRACEMA
No domingo passado, 8, fiz registro destes 3 pássaros em Miracema. O urubu-de-cabeça-amarela é fácil de ser avistado na zona rural, porém difícil de ser flagrado pousado, como o da foto.
Ele tem de comprimento 53 a 65 cm. Ostenta uma envergadura de 1,60m. A coloração do corpo e asas são idênticas ao do urubu-da-mata. À distância, a cabeça parece amarelo clara, quase branca. O juvenil possui a cabeça negra. Também possui olfato apurado e chega rapidamente às carniças, onde, como o urubu-de-cabeça-vermelha, é afastado com a chegada de outras espécies de urubus. O papel das aves comedoras de carniça no ambiente é de uma importância fundamental. A nossos olhos, essa adaptação é repugnante. Graças a elas, no entanto, há uma rápida reciclagem das carcaças e reincorporação ao sistema dos nutrientes. Reduzem ou dificultam o crescimento de bactérias nocivas, ao diminuírem a disponibilidade de tecido animal em decomposição, sendo altíssima sua capacidade de resistência a organismos infecciosos (texto da wikaves).
Este gavião-caboclo há vários dias pousa nas estacas de cerca dos pastos em frente à AABB. Ao passarem por lá, fiquem atentos que, com um pouco de sorte, poderão avistá-lo.
A viuvinha é muito fácil de ser avistada em qualquer parte de Miracema, principalmente onde tem água por perto. Esta foi clicada no ribeirão Santo Antônio.
2 comentários:
caro HELCINHO tens andado sumido da !terrinha",copacabana TEM FEITO SUA CABEÇA!!
ABRAÇOS
Companheiro Larry,
Tenho dividido meu tempo de aposentado nas duas terras que fizeram minha cabeça: Miracema e Rio. Amo as duas! Em breve estarei por aí pra aqueles passeios rurais. E também pra aquela cervejinja, porque ninguém é de ferro!
Abraços
Postar um comentário