quinta-feira, 23 de abril de 2015

São Jorge é homenageado no Rio com encenação e feijoada

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
 
O município do Rio de Janeiro comemora hoje (23) o feriado estadual de São Jorge, santo guerreiro da Igreja Católica, considerado por muitos o padroeiro extraoficial da capital fluminense - que tem como padroeiro oficial São Sebastião. Para as religiões de matriz africana, São Jorge é Ogum, um dos principais orixás cultuados na umbanda. 

Ex-soldado do Império Romano, Jorge se converteu ao cristianismo, foi perseguido e preso e acabou decapitado no ano de 303. Todo ano grande número de fiéis presta homenagens ao santo nas igrejas da cidade.

Este ano, pela primeira vez, por iniciativa da Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, atores da Companhia da Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa apresentarão o Auto de São Jorge, às 18h, na Avenida Presidente Vargas, onde está a Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge, com entrada franqueada ao público.

Em outros municípios também estão programadas atividades em homenagem ao santo guerreiro. Em Maricá, na região metropolitana, ocorrerá a tradicional cavalgada do Rancho Ubatã, no Caju, até a Capela de São Jorge, no Espraiado, que ocorre há mais de 20 anos e reúne cerca de 400 cavaleiros. A programação será encerrada no sábado (25).

Padroeiro de várias escolas de samba, como a Império Serrano, e do maior bloco de carnaval de rua do Rio, o Cordão da Bola Preta, São Jorge será reverenciado também na sede da Império Serrano onde será servida feijoada durante todo o dia ao som de muito samba. O santo é protetor também dos policiais, caminhoneiros, escoteiros e do Exército.

O presidente do Bola Preta, Pedro Marinho, lembrou que o feriado de São Jorge é a segunda data mais importante para o bloco, depois do carnaval. “É ele quem nos protege e dá força para enfrentarmos todas as dificuldades que aparecem pelo caminho.”

Nenhum comentário: