sexta-feira, 10 de abril de 2015

Itaperuna adere à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Prisional

Parceria foi firmada em uma reunião no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz


Igreja Mtriz de Itaperuna. Foto: Hotel Caiçara
O secretário de Administração Penitenciária, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, se reuniu na tarde desta quinta-feira (9/4), no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, com o prefeito da cidade, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, e a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Levone. Na oportunidade, a Prefeitura aderiu à nova “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Prisional” (PNAISP) e deverá criar uma equipe multidisciplinar para atender os internos da unidade.

A nova política será formada de acordo com o número de presos acautelados na unidade. No caso do presídio de Itaperuna, por exemplo, a equipe precisará ser formada por um médico, um enfermeiro, um dentista, um técnico auxiliar de enfermagem, um técnico auxiliar odontológico, um psicólogo, um assistente social e um opcional de assistente social, farmácia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional ou nutrição. Além disso, um psiquiatra fará parte do quadro, com o auxílio de mais um assistente social, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo ou terapeuta ocupacional.

Pela parceria, o município vai receber, através do Ministério da Saúde, uma verba de R$ 62.363,34 por mês, mais assistência farmacêutica, repassada direto para o Fundo Municipal de Saúde. Esse valor é calculado com base na quantidade de munícipes e a quantidade de pessoas privadas de liberdade.

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues, se prontificou a ajudar.

- Estaremos dispostos a colaborar com o que vocês precisarem. Vamos nos adequar para atender a necessidade real da unidade prisional - disse.

Alfredo ainda acrescentou que gostaria de fazer uma ação social no presídio.

- Seria uma oportunidade de reintegrar os presos a sociedade. Podemos trazer cursos de música, artesanato, eletricidade, instalação hidráulica, entre outros. Nós, sociedade, não podemos nos omitir da nossa missão, devemos dar oportunidade para eles trabalharem. Além disso, faríamos algo para a família, pois não adianta olharmos apenas para os internos – afirmou.

Já o secretário de Administração Penitenciária disse que precisamos de parcerias como essas.

- É muito importante termos uma equipe formada para atender os presos aqui mesmo, não sendo necessária a transferência para um hospital da rede pública. Isso ajudaria na segurança da unidade prisional e da própria população do município – explicou o coronel que ainda acrescentou: “Essa ação social é essencial, pois devemos dar oportunidades aos presos para que eles não voltem para o crime”.

Imprensa RJ

Nenhum comentário: