segunda-feira, 13 de abril de 2015

FIRJAN realiza 5º Congresso de Panificação e Confeitaria e lança pesquisa de consumo

Tema deste ano destacou o design como ferramenta para
valorização de marcas, produtos e serviços no setor.
Um grupo de 20 empresários do Noroeste Fluminense participou do evento

Itaperuna, 13 de abril de 2015

Congresso reuniu empresários do setor de todo o estado. Foto: Fabiano Veneza
O Sistema FIRJAN promoveu na última sexta-feira, dia 10, o 5º Congresso de Panificação e Confeitaria, que reuniu empresários do setor de todo o estado. O tema deste ano foi “As novas experiências da padaria", cujo objetivo era despertar os empresários do segmento para os conceitos da indústria criativa, especialmente o design, destacando-o como ferramenta para valorização de marcas, produtos e serviços no setor de panificação. Durante o evento, foi apresentada uma pesquisa de comportamento de consumo nas padarias fluminenses feita pela Federação.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou da abertura do evento e ressaltou a importância e a tradição do setor para o estado: “O setor de panificação no Rio de Janeiro é muito tradicional e tem um jeito especial de estar presente na vida de cada consumidor. Temos aqui no Rio a tradição e a cultura do pão francês. Fazemos questão de valorizar as histórias das padarias e os padeiros, que cuidam diariamente da produção, com todo capricho e afeto”. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), José Batista de Oliveira, falou sobre a relevância do design para a rentabilidade das panificadoras. “O tema do nosso congresso desse ano é muito importante. Sabemos que o consumidor compra pelo olho. Por isso precisamos apresentar um ambiente saudável e uma imagem positiva dos nossos produtos. Isso faz comprar”, disse ele.

Um grupo de 20 empresários do setor de panificação do Noroeste Fluminense esteve no evento, entre eles Maira Sepulveda, de Itaperuna, que participa pelo terceiro ano consecutivo. Proprietária da Padaria Vinhosa, a empresária conta que a mudança nos rumos de seu negócio foi impulsionada a partir do que aprendeu na primeira participação, em 2013.

“A padaria foi criada há 40 anos pelo meu pai, já falecido, que sempre manteve o tradicional, não pensava em modernização. De uns anos para cá me surgiram ideias, mas encontrava dificuldades para colocar em prática. E o primeiro Congresso de Panificação e Confeitaria que participei abriu uma janela de oportunidades na minha vida, pois conteúdo falava, justamente, sobre a sucessão de comando nas empresas familiares”, explicou Maira. Segundo a empresária, a padaria passou por ampla reforma e modernização a partir de outubro de 2014. A reinauguração aconteceu em fevereiro deste ano. “Além do aprendizado, este evento permite compartilhar ideias, fazer novos contatos. Nossa economia está em um momento delicado, mas nós, empresários, precisamos estar encorajados para enfrentar essa crise. Precisamos nos unir e fortalecer o nosso setor”, finalizou.

Pesquisa mostrou o perfil do consumidor
que frequenta as padarias do estado

A pesquisa de consumo feita pelo Sistema FIRJAN realizou 951 entrevistas na Região Metropolitana do Rio e em cidades do interior do Rio de Janeiro. Foram ouvidos consumidores das classes A, B e C, na segunda quinzena de março e início de abril deste ano. O objetivo da pesquisa é mostrar o perfil do consumidor que frequenta as padarias do estado. 

De acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da FIRJAN, Hilda Alves, a pesquisa mostrou que clientes de todas as classes sociais e regiões dão importância ao design da loja e de produtos expostos. “Os modelos de padaria estão convivendo. O consumidor está indo a todos os tipos: tradicional, gourmet e boulangerie. Porém, se tivesse que escolher um modelo, a maior parte optaria pela padaria gourmet”, disse. 

Quando se analisa as regiões, a frequência nas padarias tradicionais é maior na Região Metropolitana (79% dos entrevistados dizem que costumam ir) do que no interior, onde o percentual é mais elevado com relação às padarias do tipo gourmet: 54% do total. A boulangerie também é mais procurada pelo consumidor do interior: 27% dos entrevistados, ante 14% da Região Metropolitana.
 
Sistem Firjan - Assessoria de Imprensa Itaperuna

Nenhum comentário: