quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COOPERATIVA DE LEITE DE MIRACEMA

Triste notícia a que tive ontem de uma fonte em Miracema: a Cooperativa de Leite quebrou. Quebrou por quê? Ninguém soube dizer exatamente. Também acho difícil saber, assim de uma hora para outra, pois os motivos devem ser vários.

Segundo o interlocutor que ouvi, houve muitas discussões na assembleia na qual ficou assim entendido pelos cooperados. O entendimento de que a falência aconteceu, ocorreu quando a pergunta feita na assenbleia foi: “para vocês poderem receber o pagamento do leite referente ao mês de junho os ativos da Cooperativa vão ter que ser vendidos”. A maioria concordou. E parece que já tem comprador ou arrendatário (a Godam). História pouco esquisita, mas vamos aguardar o desenrolar dos fatos.

A Cooperativa de Miracema deve aos produtores de leite cooperados três meses de pagamento relativos ao leite fornecido: junho, julho e agosto. É verdade que esta notícia, a de falência da Cooperativa, já vinha rolando em Miracema. Porém, muitos não acreditavam muito, afinal uma instituição de muitos anos e tradicional na economia leiteira do município. Enfim, o desenlace final parece que aconteceu.

Vamos aguardar os detalhamentos dos fatos.

Logo agora que o governo estadual vem acenando com incentivos para transformar o RJ num grande produtor leiteiro, conforme as postagens feitas no blog, isto ocorre na combalida economia miracemense:

Ver a postagem “Governo do Rio destinará R$ 60 milhões à cadeia produtiva do leite”, onde o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, afirma que a medida faz parte de um programa de incentivos do governo para aumentar a produção leiteira no estado e alcançar, até 2015, a marca de 1 bilhão de litros de leite por ano. Atualmente, são produzidos cerca de 600 milhões de litros por ano, principalmente na região noroeste do estado.

Ver também a postagem onde o secretário Christino Áureo visitou as futuras instalações da fábrica de laticínios em Santo Antônio de Pádua (aqui). Ele ressaltou que a abertura de mais esta fábrica comprova a eficácia das políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado em benefício do setor lácteo.

5 comentários:

AngelMira disse...

Confesso que acho 'pouco esquisito', quer dizer, "muito esquisito". Porém, é fácil perceber que as grandes empresas de laticínios vêm tomando o lugar das cooperativas.
O que a cooperativa representa no municípios, pelo histórico de lutas e conquistas, faz com seja mesmo muito triste ler essa informação, que agora também sei, é oficial. Lamentável!
Temos um prefeito que atua no ramo, imagina se não tivéssemos?

Hélcio Granato Menezes disse...

É isso aí, Angeline. As empresas do ramo vêm comendo pelas beiradas já há algum tempo. Têm muitos produtores que não entregam o leite na Cooperativa faz tempo. O problema maior da Cooperativa, no meu humilde ponto de vista, foi a estagnação. Não evoluiu para processar os derivados do leite, como faz as empresas do ramo. Mas é claro, que mesmo assim, muitos outros problemas de ordem administrativa devem ter colaborado para o fracasso.

AngelMira disse...

Com certeza, creio que todos os problemas, são consequência direta, dos problemas de ordem administrativa.
Está confirmado o fechamento e a venda?

Hélcio Granato Menezes disse...

Isso ainda não sei, mas pela decisão dos cooperados em concordar com a venda ou arrendamento do ativo para receberem o que a Cooperativa lhes devem, pra mim vai ser fechamento.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigos Hélcio e Angeline

Muito triste, não só a Miracema, mas ao cooperativismo em geral.

Segundo consta de LM (Vol. VII - Cap. FAAR) não é a primeira vez que enfreta tal situação. Certo?

Realmente, parece-nos fora de dúvida, que qualquer negócio quanto mais afastado do seu dono, piores os resultados econômicos.

Dai não ser estranhável que empresas privadas, possam ter melhores resultados do que cooperativadas. Se for pública pior ainda.

Esta de se trabalhar pelo bem público não é muito eficaz nos negócios. No fim da história o que os motivam mesmo é o lucro.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.